O choque de ventiladores

ab9cc768-57cd-4f9c-8ffa-c2f15c2bfbdf

Primeiro foram os chineses, que, “tendo o problema controlado” (so they say), começaram a enviar ajuda para países europeus. Depois vieram os cubanos, com os seus médicos comunistas, infectados até ao tutano de perigosíssimo marxismo cultural, seguindo-se os russos, que enviaram ajuda médica para Itália.

Perante a multiplicação dos gestos de “solidariedade”, que se estenderam também aos EUA, pela mão do amigo Vladimir, Donald Trump ter-se-á apercebido do seu atraso na corrida pela instrumentalização oportunista da solidariedade da treta, e lá foi ele, esbaforido, a correr atrás do prejuízo.

Vai daí, decidiu enviar ventiladores para a Europa, enquanto o seu país caminha a passos largos para uma catástrofe sanitária, durante a qual, é expectável, faltarão ventiladores. Ou talvez não, porque o que Trump quer mesmo é a economia a funcionar, pelo que ventiladores são para meninos e os EUA não são um país de meninos. Macho americano que se preze não precisa de ventiladores. Morre pela economia antes de se meter numa paneleirice dessas.

Em tempos como os que vivemos, todas as ajudas são bem-vindas. E a Europa, essa filha encalhada de um aristocrata falido, já teve mais pretendentes, pelo que não convém fazer-me muito esquisita. Venha a ajuda de comunistas totalitários ou de ultraconservadores fascistas, o que importa é ultrapassar a doença e que a economia volte a funcionar, para que os comunistas totalitários e os ultraconservadores fascistas, unidos na mesma luta, possam novamente pô-la a render. Ou não fossem eles os donos disto tudo.

Comments

  1. esteves ayres says:

    E agora vem o imperialismo pela mão do ditador Donald Trump convencer-nos que a o neoliberalismo da extrema-direita esta ainda vivo….

  2. Fernando says:

    Ah, Putin e a sua marioneta Trump… tinha que ser…

  3. Elvimonte says:

    Ora aqui está um post escorreito, isento e recheado de informação que nos pode ajudar a combater a pandemia e a crise económica que se avizinha.

    E quando digo avizinha trata-se de um eufemismo, porque ela já se instalou, tanto que lhe vou enviar uns “refugiados económicos” que já não podem pagar a renda e outros acessórios e que agradecem, desde já, a sua generosidade para os alimentar e lhes dar guarida.

    O meu sentido aplauso! Se pudesse, promovia-o a conde de Gourarinho!

  4. JgMenos says:

    Os sound bytes desse treteiro são uma praga só comparável aos da cambada esquerdalha.

    • Chega, Menos! says:

      Eu diria mais aos teus, Menos.

    • POIS! says:

      Pois tá bem!

      O que se passa com essa carola!

      Só se ouve TILT! TILT! TILT!

    • anticarneiros says:

      JGMenos

      Brilhante comentário e esclarecedor do que é o Sr JGMenos

      Aos costumes, disse nada

  5. Paulek says:

    Comovente. Obrigado João Mendes.

  6. Julio Rolo Santos says:

    Estamos com o vírus asiático e só se fala de ajudas vindas dos mais variados sítios. Mas serão mesmo ajudas? As ajudas pressupõe que sejam de borla, mas serão? Temos falta de tudo o que é essencial mas não se avança para requalificar empresas que, não vendendo os seus produtos por falta de procura, porque não po-los a produzir ventiladores, máscaras, vestuário hospitalar, etc para consumo interno ou mesmo até para exportar? Temos bons craneos mas receio que as empresas estejam mais interessadas no dinheiro do Estado e que acabem por fecharem as portas mais tarde.

  7. abaixoapadralhada says:

    “Trump quer enviar ventiladores para a Europa”

    Acabei de ler que a França esta desesperadamente à procura de mascaras e fez uma encomenda de uns milhares à China e a encomenda fora aceite pela empresa chinesa. Entretanto tiveram problema com o transporte de avião e quando la chegaram já os amigos Americanos la tinha aparecido, pagaram em dinheiro vivo, levantaram e carregaram para os USA.
    Enfim, atitudes do vale tudo, próprias do far west ou dos liberoides

    • Democrata_Cristão says:

      Já se sabe, que com os liberoides, vale tudo. Não há qualquer ética, ao contrario do que propagandeiam os seus vendedores

    • abaixoapadralhada says:

      Ja antes aqui tinha deixado esta noticia

      Corsários em tempo de pandemia. França acusa EUA de desvio de carregamento na China

      https://www.rtp.pt/noticias/mundo/corsarios-em-tempo-de-pandemia-franca-acusa-eua-de-desvio-de-carregamento-na-china_n1218081

      A França acusa os USA de desvio de carregamento da China

      A RTP finalmente deu a noticia 2 dias depois.

      A pirataria ao serviço do donos do mundo. Até quando ?

      Já agora, gostaria de saber a opinião dos liberais sobre estas acções de “lassez faire, laissez passer” e que em bom português são actos de pirataria internacional.
      Mas aposto que não vão comentar nada

  8. JgMenos says:

    Vai-nos valendo termos cá empresas chinesas que nos ajudam, quanto mais não seja, a comprar num mercado em que estão 50 estados americanos e o federal Trump, além de muitor outros.

    O Trump há-de mandar ventiladores para Italia depois de morrerem os 100 a 200.000 americanos que tem nas projecções, e ainda assim vai mandar uma qualquer máquina que não cumpra as directivas europeias.

    • POIS! says:

      Pois olhai senhores!

      Mais uma previsão astrológica de JgMenos! Parece que os italianos, no meio do azar, estão com sorte!

      Desta vez qual foi a estratégia de adivinhação? Bola de acrílico? Cartas do “Playboy”? Conquilhas de Setúbal? Nada disso! Análise das borras de vinho carrascão no fundo de um garrafão de 5 litros.

      Com evidente sacrifício e abnegação ao dever, JgMenos não esperou que o conteúdo evaporasse, acelerando o processo com evidente sacrifício do próprio fígado.

      Já a Central de Compras do Ministério da Saúde tem de pensar numa nova estratégia! isto de negócios com chineses…

      • POIS! says:

        Errata: “ao dever” está a mais, reconhecendo-se embora JgMenos estava plenamente imbuído de um forte sentido do mesmo quando emborcou o garrafonal conteúdo.

        • Carlos Almeida says:

          da RTP

          PSD considera libertação de reclusos uma medida dificil de entender

          https://www.rtp.pt/noticias/politica/covid-19-psd-considera-libertacao-de-reclusos-uma-medida-dificil-de-compreender_a1217904

          Diz o PSD:

          “O vice-presidente do PSD André Coelho Lima considerou esta tarde que a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da covid-19 é “difícil de compreender”, mas assinalou que as limitações à circulação têm o apoio do partido.

          “No que concerne às limitações de circulação e à supressão de direitos em geral têm, de facto, o nosso apoio. Esta, a medida da libertação dos prisioneiros, é difícil de compreender, e aquela específica de se excecionar políticos, juízes e agentes de segurança é realmente difícil de compreender tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos nós particular sentido de responsabilidade”, disse.”

          Estes senhores acham que aliviar a sobrelotação das prisões é “difícil de compreender”, mas que “excecionar políticos, juízes e agentes de segurança é realmente difícil de compreender ”

          Melhor que toda a retórica, esta declaração do sr vice-presidente do PSD André Coelho Lima, diz bem o que é neste momento o PPD/PSD e os interesses a quem serve.

          Um desgraçado qualquer que está preso porque não teve dinheiro para pagar uma multa, ou que lhe faltam apenas 2 anos para cumprir a pena, fica preso, mas se for politico, juiz ou policia, vem cá para fora. Arre que é preciso ser burro ou muito elitista.
          Já não enganavam muita gente, mas assim ….