Astrologia no tempo da RTP pela Verdade

A propósito da saída das redes sociais dos médicos pela verdade, em 2003 organizei uma petição com cerca de 40 investigadores, entre os quais o Prémio Nobel Georges Charpak, a Prof.ª Teresa Lago e o Prof. Rui Agostinho, que acompanhou queixas a vários órgãos de soberania e reguladores públicos contra a rúbrica de astrologia no Programa Praça da Alegria. Nesse ano, o serviço público de televisão pagava chorudamente a uma astróloga para desinformar os espetadores, que chegou ao ponto de descompor uma espetadora em direto alegando que esta não tinha nascido no dia que lhe tinha indicado, isto para justificar uma previsão anterior que não se tinha concretizado. O processo que se seguiu à queixa não foi nada fácil, com a agravante de ouvir as críticas de alguns dos meus pares porque achavam eles que se deveria ignorar os astrólogos, que só ganhavam força com a minha queixa, etc. Mais de um ano e meio depois da queixa a astróloga saiu mesmo da RTP, segundo o que foi dito saiu pelo seu próprio pé, sem que a própria RTP tivesse alguma vez justificado que serviço público providenciava essa rúbrica de astrologia ou tivesse formulado qualquer pedido desculpas aos espetadores.


Os vídeos recentemente partilhados, em que Cristina Candeias (a tal astróloga da Praça da Alegria) entre outros astrólogos nos garantiam que 2020 seria um ano bom reuniu um unanimismo contra a astrologia nunca visto, claro agora é fácil e óbvio malhar na astrologia. Na altura, o apoio que tive foi muito mais tímido.
Devo acrescentar que foi com alguma relutância que dei a entrevista ao pasquim sensacionalista da altura, o 24 Horas, logo pronto para fazer títulos com “bruxos” e menos com cientistas, mas a Prof.ª Teresa Lago persuadiu-me que é necessário combatermos as pseudociências em todas as frentes. Ainda hoje concordo com ela.

Comments


  1. Apenas uma forma de arrumar a concorrência!

    Limparam a astrologia para colocar a Cientologia… Muito bom.
    https://i.postimg.cc/Pf9v4Sq7/scientology-sars-cov-2-corona-anti-thought.jpg

    • anticarneiros says:

      “Limparam a astrologia para colocar a Cientologia”

      Outro Bolsonarista que não acredita na Ciência.

      Nisto e noutras coisas ainda está na Idade Media !

      • joão lopes says:

        O tipo acima,o voza,tem “provas” que os testes PCR são uma mentira,para ele uma cabala,e também tem “provas” que a mascara cirúrgica é uma treta.E também(mais um) é um bovino do Blasfémias.Ou seja,um robot sem qualquer pingo de racionalidade.

    • POIS! says:

      Pois não me diga, ó vozinhaazerodecibolos!

      V. Exa. não acredita na astrologia? Olhe que ninguém diria!

      Até poruque V. Exa. já aqui adivinhou o fim do mundo uma data de vezes. E aconteceu mesmo, V. Exa. é que tem andado distraído a abrir e fechar blogues.

      Sempre pensei que fosse um reputado astrólogo e que essa coisa da costura de roupa interior fosse só para disfarçar, como fazem o Super-Homem e o Batman, e tal.

    • Paulo Marques says:

      Devia ir a um psicólogo então, já que quer combater a cientologia.

  2. Abel Barreto says:

    Da minha parte agradeço o trabalho que teve, esse sim, serviço público.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.