“As gasolineiras têm cá uns problemas em aumentar os preços… precisam cá de umas desculpas. O barril está barato? O preço sobe. O barril está caro? O preço sobe. O barril está igual, há guerra, há greve dos camiões, há impostos, há pandemia, está frio, está calor? O preço sobe.”
Aleixo FM, na Antena 3, 09 de Março 2022
A culpa e de quem liberalizou os preços (Durão Barroso) sob o pretexto (que já de antemão se sabia falso) de que iria haver concorrência e uma suposta descida de preços. – VIU-SE e está a ver-se. Não esquecer contudo que José Sócrates, na oposição, barafustou contra esta medida mas ,depois enquanto governo, mais não fez do que reforçar o poder do monopólio Exxon/BP a que todos os outros obedecem em cartel. São as tristemente e abubdantemente famosas “vantagens” do NEOliberalismo (liberalismo sem qualquer regulação que nesta e em muitas outras matérias sofremos na pele todos os dias.
Então este caramelo acredita que se os preços forem controlados os produtos não ficam mais caros! Wow.
Santa paz cerebral. Estamos mesmo a ver as petrolíferas a venderem o petróleo a Portugal. Ao saberem que o preço não está liberalizado CLARO “abaixam” logo o preço.
O raciocínio deste tipo é o mesmo que não consegue perceber que o preço dos combustíveis tem mais de 140% de impostos (isto antes desta crise Rússia/Ucrânia) , tem impostos sobre … impostos , e consegue ainda assim culpar o produtor.
Pois tá bem!
O que os “caramelos” sabem é que os recursos naturais deviam ser geridos a favor da coletividade e nunca deveriam ser propriedade – através de contratos ruinosos- de capitaleiros mamões que embolsam milhões de lucro à custa da dependência que eles próprios criam e fomentam.
O “raciocínio” de Vosselência das Quelhas é que representaria uma “santa paz cerebral”, não fosse Vosselência completamente desprovida dessa possibilidade, por falta de destino, e de tino.