
O que ministério também não diz é quantos alunos estão sem aulas por falta de professores.
Mas houve quem fizesse esse trabalho, o qual foi apresentado no programa da RTP chamado “É ou não é? – O grande debate“.










Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.

O que ministério também não diz é quantos alunos estão sem aulas por falta de professores.
Mas houve quem fizesse esse trabalho, o qual foi apresentado no programa da RTP chamado “É ou não é? – O grande debate“.











Um longo monólogo, com muitos gestos e fundo musical E o colega com bichinhos carpinteiros. As perguntas que já não se fazem, colocam-se. Uma confusão de pessoas e de nomes. No afã de interromper e de falar por cima, quase saía um cinquenta por cento, em vez de trinta.

O governo da República Portuguesa publica uma nota sobre Educação utilizando uma fotografia de um suposto professor em suposto ambiente de suposta sala de aula com um quadro e giz.
Há quantas décadas desapareceram os quadros e giz das salas de aula na república portuguesa…?
Descobri na passada terça-feira que este vídeo deveria ter saído no dia 22 de Setembro de 2024, às 23h30. Pronto, ei-lo.

Segundo EUA e Israel, o Irão está militarmente obliterado. Na realidade, há mísseis iranianos a atingir localidades de Israel (que tem das melhores defesas aéreas do mundo), além da península arábica.
Falta pouco para Trump dizer que acaba esta guerra com um telefonema.
Subida exponencial do preço do petróleo, aumento da inflação e das taxas de juro, perda de poder de compra, perigo de incumprimento nos créditos bancários, tudo em ambiente de forte especulação e de bolha imobiliária. Onde é que eu já vi isto?!
diz Santana Lopes. Pois. Mas só uma pessoa escreveu «agora “facto” é igual a fato (de roupa)». Uma.
Vinícius Jr. “incluiu a Seleção Nacional no lote de favoritos à conquista do Mundial 2026“. Lembrete: ‘selecção’ ≠ ‘seleção’.
Efectivamente, no Expresso: “Enfermeiro nomeado para coordenador da Estrutura de Missão para as Energias Renováveis deixou o cargo quatro dias depois da nomeação ter sido publicada“.
É possível lermos, num artigo de Jorge Pinto, “um partido que defende a política assente na ciência e nos dados” e a indicação “O autor escreve segundo o acordo ortográfico de 1990“? É.
“uma constatação de factos“. Factos? Com /k/? Estranho. Então e o “agora facto é igual a fato (de roupa)“?
“o nosso sentimento e as nossas condolências para com as famílias daqueles que não evitaram a trágica consequência de perder a vida”. Sacanas das pessoas, culpadas de não terem evitado morrer.
Não é Trump always *chicken out (00:31). O verbo é to chicken out, conjugado na terceira pessoa do singular (presente do indicativo), logo, aquele s faz imensa falta. Oh yeah!
Por lá, pó branco, só se for gelo. Como sabemos, o combate à droga é a motivação destas movimentações. A libertação de Hernández foi uma armadilha extremamente inteligente para apanhar os barões da droga desprevenidos.
Oferecer um calendário ou uma agenda a Mourinho. O jogo é na terça…

« Mais vous avez tout à fait raison, monsieur le Premier ministre ! » (1988). Mas, prontos. Voilà. Efectivamente.
Existe uma semelhança entre as pianadas do Lennon no Something e do Tommy Lee no Home Sweet Home.
Moreira, mandatário de Mendes, admite que avanço de Cotrim o levou a não ser candidato a Belém. Júdice, mandatário de Cotrim, votará Seguro na segunda volta.
O “cartel da banca” termina com um perdão de 225 milhões de euros aos 11 bancos acusados de conluio pelo Tribunal da Concorrência. Nada temam!
Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.
BPI não se compromete a ir além de 4% de aumentos salariais, mesmo depois de anunciar um aumento de 19% nos seus lucros 🤬
Eis o capitalismo!
Conclusão: o pomo da discórdia é, basicamente, “a carreira”. Ou seja, a possibilidade de os professores (e, em geral, os trabalhadores) ganharem mais quando têm mais anos de serviço, mais ou menos independentemente da quantidade e qualidade do trabalho que diariamente desenvolvem.
Nem admira. Olhando para os números do ensino privado, o salário sobe de 1250 euros para 2000 euros após 25 anos, e para 3100 euros após 40 anos. Um professor aos 65 anos de idade ganha 150% mais que um professor aos 25 anos de idade.
É isto moral? Em minha opinião, não é. É isto premiar o mérito? Em minha opinião, não é.
Tem que se premiar o mérito, a qualidade dos professores (e dos restantes trabalhadores), e não a sua antiguidade na profissão.
Ser velho não deveria ser um posto.
E o Luís já descobriu o ovo de colombo que é a avaliação do mérito, ou fica-se também pela avaliação de quem melhor trabalha os indicadores e mais não faz?
Se não houver forma de avaliar o mérito, então o mais correto é pagar o mesmo a todos. Não é pôr os mais velhos a ganhar mais só porque são mais velhos.
Se não há forma de avaliar o mérito, então mais vale não haver “carreira” nenhuma, todos ganham o mesmo e ponto final. (Isso é que é igualdade, afinal!)
Na “carreira” dos professores universitários somente há três degraus, e a imensa maioria dos professores está no mais baixo deles, nunca sobe de degrau. Mesmo que tenham mais mérito, permanecem “professores auxiliares” a vida toda. Mas, mesmo que consigam subir de degrau, jamais chegam a ganhar 2,5 vezes aquilo que ganhavam ao princípio – como parece ser o caso dos professores liceais.
Pagamento igual por trabalho igual? Daqui a pouco está-me a dizer que deve ser pagamento igual por cada período de trabalho…
Há alguma capacidade de avaliar o mérito, até pelo esforço e assumir de responsabilidades, mas as métricas são sempre falíveis e a medição em si afecta a qualidade.
Não investiguei se é a base da ideia, mas se fosse eu, o prémio pela antiguidade dava-me o empurrãozinho a querer fazer mais com a experiência, e a assumir responsabilidades. Até porque, não havendo nem de perto nem de longe possibilidade do topo da carreira, a diferença líquida não é propriamente grande.
Ponto de discórdia ser a carreira, qual é que é a surpresa? Ou acha que os servem para definir planos curriculares?
E ler bem, até verá que se fala dos professores contratados, para os quais não há carreira. Todos os anos entram para o mesmo escalão. Se calhar passou-lhe despercebida essa parte!
Sobre progressão e número de anos há duas coisas a considerar. Primeiro, quantos é que atingem mesmo os escalões mais bem remunerados? Era bom que o governo fosse honesto e divulgasse os números, em vez tabelas que pouco têm de realidade mas parece que são bem pagos. Máfia no governo! Em segundo lugar, quem definiu as carreiras foram os governos, não foram os professores. Portanto, que cumpram o que regulamentam.
Ponto de discórdia ser a carreira, qual é que é a surpresa?
Geralmente nos conflitos laborais o ponto de discórdia são os salários propriamente ditos, não a possibilidade de os subir de forma automática através da idade.
verá que se fala dos professores contratados, para os quais não há carreira
Exatamente, e querem os sindicatos que haja. Ou seja, querem que todos subam automaticamente de salário com a idade.
quantos é que atingem mesmo os escalões mais bem remunerados
Poucos. É o mesmo que no ensino universitário, onde quase ninguém jamais atinge o posto de catedrático.
quem definiu as carreiras foram os governos, não foram os professores
Talvez. Mas quem está a lutar por manter e espalhar a mais gente este sistema, em minha opinião iníquo,porque altamente desigual, são os sindicatos.
Em minha opinião, os sindicatos deveriam lutar pela IGUALDADE, ou seja, “a trabalho igual salário igual”. Se todos os professores fazem o mesmo trabalho, então devem receber todos o mesmo!
façam como estão a fazer com os motoristas de pesados……………..importem professores do Brasil. Até nem se importam de trabalhar mais e ganhar menos. Querem, é vir pra Europa. E ainda podem, recorrer a um ou outro nepalês ou indiano, que arranhe mais o menos o português
Pensei que queria que o país fosse para quem lá nasça e trabalhe, mas até o trabalho se quer forçar a vir para cá…
A falar crio….do Brasil ?
Oi Oi .
“outro nepalês ou indiano, que arranhe mais o menos o português”
Ao fim de 3 anos estão a falar portugues., tal e qual como fazem os ucranianos que cá estão
Mas os do Oi Oi ???????….