Reorganização Curricular para Totós II

A 26 de março escrevi que o MEC tinha voltado ao ataque com uma proposta de organização curricular diferente das anteriores e que se tornou mediática pelo fim do par pedagógico na disciplina de EVT, que aliás, se divide em duas novas disciplinas.

Dois meses depois o mesmo ministério aparece com uma proposta diferente – tal como o Paulo, também penso que a proposta mais recente não é igual à de março.

Vejamos o caso do 2ºciclo. Nuno Crato vinha com a teoria da “aposta” na matemática e na língua portuguesa – “agora até têm mais tempo para trabalhar”, algo que continuava na proposta de março. E esta análise surge apenas como exemplar da diferença entre uma proposta e outra, porque a reflexão deverá ser mais abrangente e não tão focalizada.

Pois bem, na proposta de maio, para Língua Portuguesa, História e Inglês há menos  40 minutos do que em março, tal como na área das ciências e da matemática, onde a redução é de 45 minutos.

No entanto, a nova proposta do MEC tem uma variável que pode tornar este cenário menos dramático. Vejamos.

O MEC introduz um novo conceito – tempo máximo a cumprir ao mesmo tempo que define, em alguns casos, a carga mínima para matemática e língua portuguesa. Isto é, o MEC diz qual é o tempo máximo que um aluno pode estar na escola e define qual é o tempo mínimo às duas disciplinas.

O MEC diz que no mínimo uma turma deverá ter 1255 minutos, podendo ter no máximo 1350. Os 95 minutos de diferença podem ser usados pela escola “como bem entender”.

Se as disciplinas de matemática e de língua portuguesa forem buscar parte deste crédito de escola, então poderemos conseguir manter os tempos semanais de cada uma delas.

Caso contrário, teremos então que gritar mais forte que são necessários mais professores!

De uma maneira ou de outra, haverá ainda mais despedimentos porque a carga horária semanal dos alunos é reduzida. Sim. Isso. Os alunos vão passar menos tempo na escola e mais tempo fora dela…

Comments


  1. Ao menos Crato já não aparece tanto a mostar-se nos écrans – tem ar de desgraçadinho vendido

Trackbacks


  1. […] João Paulo Deixe um Comentário Brilhante! A sério. O Nuno Crato tem que ser um tipo esperto. Meia dúzia de páginas e pânico está instalado. Meio minuto para ti, cinco para mim que sou mais importante que […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.