Há freguesias e freguesias

Desta vez o Aventar vai mesmo fazer serviço público!

freguesias

Freguesias como Bendada ou Gême têm um nome bem interessante, mas há outras localidades com nomes bem originais como Lisboa, Paranhos, Maia ou até mesmo Vila do Conde. Nomes estranhos, pois claro.

Pelo que se pode ir vendo há nomes muito mais comuns como Coito da Enchacana, Paneleiro de Baixo ou Picha.

Confesso que comecei o post pensando que poderia provocar um sorriso num ou noutro leitor do Aventar – via mail, uma mensagem chegava dando nota do crime que seria a morte destas freguesias às mãos de um qualquer burocrata.

Acontece que me dei ao trabalho de verificar quantos destes nomes eram de facto referências a freguesias e a surpresa não foi assim tão grande – a esmagadora maioria dos nomes que fazem parte da lista não são nomes de freguesias.

Fico mais sossegado em saber que o Vale da Rata se vai manter.

Comments

  1. B.P. says:

    Eis um tema sempre original (de cada vez que uma pessoa em crise de… assunto se lembra de o abordar).
    Pode ser nomes, de terras, de pessoas, do diabo a sete.
    Rende sempre.
    Essa é que é essa…

  2. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Quando estava no GAS gabinete da área de Sines – 12 anos – fiz a carta toponímica de 80 mil ha – tive que estaudar sobretudo o que havia na CML e lá fiz aproveitando é claro todos os topónimos que já havia e acrescentei os que achei que vinham a propósito em função do peojecto e da população existente

    bricar com topónimos e +essoas e formas de viver e história e tradição ligada aos lugares não dá para bricar mesmo que tenha encontrado nome muito “malcriados” mas tinham uma semente e assim os conservei – quam faz os lugares é quem lá vive e não lisboa ou o terreiro do passo ou os urbanos – é a terra e os que lá nasceram e viveram e vivificaram

  3. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Os urbanos são cada vez mais ignorantes e arrogantes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.