Ontem à noite na TVI24, Mário Soares

soares_tvi24_11dez12

Maria, tu que és uma mulher culta e sensível, que foste a grande actriz que não esqueceremos, que amas a poesia e as belas letras, que tens sido a grande mulher por detrás do maior homem de Estado depois do 25 de Abril (embora se tenha feito e crescido Maria – como pudeste permiti-lo mulher? – à sombra da bananeira armadilhada dos EUA e da UE), tu que apesar de tudo isso és essa grande senhora, faz-nos o favor de amarrar o teu homem ao cadeirão e não o deixes sair à noite para ir à televisão fazer figuras tristes, que envergonham todos os que o respeitaram – e ainda mais os que acreditaram e votaram nele, vendo na sua acção um socialismo justo e no seu carisma amável a marca do génio dos grandes líderes democráticos, malgrado os elitismos e demais burguesismos que nunca o largaram, e fizeram do PS um partido de subidores de vidas, inspirados pelos exemplos e visões de grandeza desse teu homem Maria. Figuras tristes que, como se não bastassem, ainda por cima prejudicam a luta dos muitos que (infinitamente mais esclarecidos do que ele por estes dias) mereciam, com benefício para a informação do povo que está a ser dizimado pelo Governo Passos/Troika, esse espaço de antena Maria.

Comments

  1. Ajom Moguro says:

    Privatize-se Soares. Quando é que um senhor jornalista confronta este traste com o que disse e fez no passado, tanto como opositor de luxo como de abastado governante, e ainda como reformado que nos custa os olhos da cara? O homenzinho é de um descaramento atroz ao tentar disfarçar as malfeitorias que nos impingiu e sacudir o pesado fardo que nos legou. Mostrem-lhe recortes de jornais e gravações para ver se refrescam a memória deste personagem sinistro para o fazer avermelhar de vergonha. Talvez se fique pelo rosa pálido desmaiado a atirar para o amarelo sumido.

    • João says:

      A este já nada o envergonha…Com certeza que não vai à TV de borla e assim aproveita para facturar mais uns “trocos”…Ainda bem que não foi à Televisão pública senão seriamos mais uma vez lesados.
      Apoio 100% a privatização desta personagem.

      • Maria João says:

        Grandes verdades saidas da boca de um homem de Estado! Se não respeitam as verdades que ele disse, respeitem pelo menos a idade de 88 anos e os saberes que ela acarreta. E quem fala dele, fala de Adriano Moreira e outros que tais. O rei vai nu, disse Mário Soares e as condessas, viscondes e quejandos indignam-se….

  2. Pedro Marques says:

    Este nunca foi Socialista, nem Democrata!

  3. omolavamaisbranco says:

    Triste Mt triste !

  4. Luis says:

    O MS disse alguma mentira nessa entrevista?
    É que eu não notei!

  5. xico says:

    Então é porque estava distraído: “E considera que os portugueses agora até sentem que foram «injustos com Sócrates”. Em que se baseia Soares para dizer uma barbaridade destas? E comparações com Salazer ofende a memória dos que viveram nesses tempos.

    • Raul Iturra says:

      Mário Soares, para mim, com Álvaro Cunhal, é o refundidor da República. Sofreram prisões, exílios dora do território nacional, mas não largaram nada. Álvaro Cunhal soube fugir, Mário Soares, era incapaz e sem a sua mulher Maria Barroso, não seria o homem que é. Que tenha 88 anos não é desculpa para falar mal o esquecer. Não vamos comparar o Presidente com Manuel de Oliveira, os objetivos que os mantêm vivos são diferentes. Sem ele não estaríamos na União Europeia, como também não estriamos em dívida. A seguir à Ramalho Eanes, foi o segundo a pedir dinheiro emprestado no FMI que nunca devolveu. A dívida se alastra desde esse 1982 e não foi cancelada por nenhum dos governos que o sucederam, PS ou PSD. É evidente que não foi Sócrates o mal governante que nos endividou. O que me parece correto é deixar em paz um herói da saída da ditadura. Álvaro Cunhal teve a sabedoria de se retirar atempadamente, mas a sua inatividade agravou a doença que já tinha e pelos seus 90 anos, nos abandonara. Mário Soares precisa de atividade, mas não de opinar o que começa a esquecer por causa da idade. Respeito-o, como a Álvaro Cunhal e assim comentava eu com Maria Barroso na minha casa após uma conferência proferida por mim nos Salesianos. Respeito para um nonagenário, é o mínimo que se pode solicitar, tal como respeitamos a Cunhal. São a história viva da nossa Nação. O que fale, deve ser ouvido com desconto e a sua mulher devia mante-lo mais calado, apenas a escrever. Não esqueçamos que quem nos governa tem 73 anos! A história tem o seu julgamento. Ainda temos idade para aguardar por ela!
      Raúl Iturra
      lautaro@netcabo.pt


  6. Ainda bem que há um Presidente da República que se ergue, com a natural dificuldade dos seus 88 anos , para nos defender das barbaridades que vêm sendo perpetradas pelo bando de salteadores de beira de estrada que se alçou a governo de Portugal. Sim, porque o cara de pau que vive actualmente em Belém, só se digna dirigir aos portugueses para lhes lembrar que não devem esperar nada do P.R. a não ser recados no facebook. O que é triste é que tenha de ser um idoso com os pés para o túmulo a fazer aquilo que os novos não têm sabedoria nem coragem para fazer. Oposição a este governo e a esta europa. Em vez de criticar ainda deviam agradecer!

  7. Miguel says:

    Como é que se pode comprar Sócrates ou qq político que teve em governo a Salazar? Como se pode comparar qualquer um poder formar um partido e ter opiniões com qualquer um que o tente ou pense ser preso e torturado?

    Parece-me fala agora anda a falar mt, talvez pelas suas fundações terem sido tocadas.

    Com a reforma dele……


  8. ” As fundações”?! O homem tem uma data delas não é? Semeou-as numa terra, ao lado das batatas e regou-as com o MILHÕES do GOBERNO não foi? E agora elas, as fundações, nascem no quintal do Soares aos MILHÕES não é?! E ele anda GORDO e RICO com as FUNDAÇÕES e os MILHÕESzzzzzz?! Não é?! Pfffffff…. Com este nível de qualidade argumentativa está explicado como é que o Relvas chegou a ministro.

    • Miguel says:

      Sabe o que é o que seu herói disse quando teve pagar a multa por andar em excesso de velocidade?

      “O estado é que paga.”

      Talvez aplique o mesmo raciocínio a outras coisas….

  9. maria celeste d'oliveira ramos says:

    O poeta é um fingidor —

  10. fernando says:

    não nutro grande simpatia por M. Soares, mas quer se goste ou não do senhor, a sua voz contestatária não é de todo desprovida de razão.

    com a idade que tem, está mais lúcido e com mais visão do que muitos mais novos.

    é urgente os países do sul unirem-se e pressionarem os países do norte da europa a mudarem a curto prazo de estratégia política, para um futuro europeu, com crescimento e não com austeridade, que nos vai levar ao abismo e a uma futura guerra.

    eu gostava que os senhores da troika, os três reis magos gaspar, passos e portas, explicassem o que querem para o país. pelos vistos é só diminuir o défice e depois logo se vê.

    entretanto, como ficamos? destruídos completamente. o ano de 2013, com o orçamento de estado aprovado, vai iniciar-se massivamente a destruição, porque até agora, apesar de haver já muitas dificuldades reais, fome, falências em catadupa e consequentes despedimentos, isso vai-se multiplicar xis vezes.

    pergunto eu, as pessoas vão viver do quê, com subsidios a terminarem, desempregadas e com as familias para alimentarem?

    que país é este, que Portugal é o nosso?

    é um país de corruptos, que passam impunes devido às palas dos portugueses (onde eu me incluo).

  11. Nascimento says:

    Fernando, tem toda a razão no seu comentário.Certeiro.

  12. luis says:

    “Como é que gente tão socialista
    Desiste de fazer o socialismo
    É querer fazer arroz de cabidela
    Sem frango, nem arroz nem a panela” (ficaram só os tachos)

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.