Massacre explicado aos ingénuos.
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.

Entre os dois passados sábados, estive em Toronto. Efectivamente. No Verão do maldito ano de 2024, de férias no Canadá, também fora a Toronto, mas soubera-me a pouco. Muito pouco. Assim, aproveitei a presença no New Sounds, oh yeah, para me estrear na Queen Books da Queen e também na Type Books e na She […]

Por lá, pó branco, só se for gelo. Como sabemos, o combate à droga é a motivação destas movimentações. A libertação de Hernández foi uma armadilha extremamente inteligente para apanhar os barões da droga desprevenidos.
Oferecer um calendário ou uma agenda a Mourinho. O jogo é na terça…

« Mais vous avez tout à fait raison, monsieur le Premier ministre ! » (1988). Mas, prontos. Voilà. Efectivamente.
Existe uma semelhança entre as pianadas do Lennon no Something e do Tommy Lee no Home Sweet Home.
Moreira, mandatário de Mendes, admite que avanço de Cotrim o levou a não ser candidato a Belém. Júdice, mandatário de Cotrim, votará Seguro na segunda volta.
O “cartel da banca” termina com um perdão de 225 milhões de euros aos 11 bancos acusados de conluio pelo Tribunal da Concorrência. Nada temam!
Chega aproveitou ranking manipulável para prometer limpar ‘gueto de Lisboa’.
Pois. Mas ainda não fez mea culpa quanto ao “agora facto é igual a fato (de roupa)“.
O “eu não sou jurista” é sempre seguido de um “mas”.
o Polígrafo continua a achar que António Costa é presidente da Comissão Europeia.
A sério? As pessoas? Talvez. Políticos? Olhe que não.
deve entender-se do ponto de vista metafórico e não literal.
Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.
Isso está longe de explicar tudo. Também na Suíça há milhares de armas nas mãos dos cidadãos e não se passa nada disto. O problema é mais complexo e tem também a ver com a cultura de violência do próprio Estado Federal, que se arroga em ser o polícia do Mundo e entra na casa dos inimigos a disparar a torto e a direito, em vez de os trazer à Justiça, se fosse caso disso. Transmite aos cidadãos a confusão entre violência militarista e patriotismo e heroísmo, o que encoraja as fantasias sinistras de gente tresloucada.
Onde está “a cultura de” devia estar “o culto da”…
João Esteves,
Comparar a questão das armas na Suiça com os EUA é completamente descabido.
Aconselho-o a ler : http://en.wikipedia.org/wiki/Gun_politics_in_Switzerland
Nos EUA qualquer mamã pode ter uma automática à disposição dos filhos de 20 anos. Na Suiça só se for reservista do exército e mesmo assim não tem acesso a munições, excepto em locais para o uso exclusivo do treino de tiro.
Eu acho absolutamente espantoso que não se ligue a desregulamentação da venda, posse e uso de armas nos EUA ( só nos EUA isto acontece) com todos estes massacres ( que acontecem principalmente nos EUA).
Ha não, a culpa é dum passarinho … ou será do Sócrates lá do sítio ?
Já conhecia o essencial do que está escrito na referência que indica. Quanto às munições, tenho a certeza que quem as quiser mesmo arranjar, arranja-as. Até porque a Suíça tem das mais altas taxas de suicídios com armas de fogo do mundo:
http://www.swissinfo.ch/por/especiais/a_suica_dos_recordes/recordes_europeus/Um_triste_recorde:_suicidios_com_armas_de_fogo.html?cid=8256788
Meu caro Amadeu, sabe que se estima em mais de 1 milhão o nº de armas ilegais em Portugal, a juntar ao milhão e meio de armas legais? E saberá com certeza que há assassínios com armas de fogo no nosso país. E massacres destes, quantos há?
O facto de existir desregulação nos EUA é claro que não ajuda (nem eu disse o contrário, ao contrário do que o Amadeu insinua). O que digo é que isso não explica tudo, como tentei demonstrar. E tenho fortes suspeitas de que se os EUA enveredarem agora por uma política mais proibicionista, isso irá fazer aumentar o mercado negro e não porá fim a estes casos trágicos, que são recorrentes. Haverá alternativa? Penso que não, a maior regulamentação da posse e uso de armas de fogo será um 1º passo, mas o que é necessário mesmo é extirpar o culto da violência militarista que está enraizado em muitos norte-americanos, a começar pelas autoridades federais, do mesmo modo que foi possível extirpar o racismo dos anos 50.
Um ‘jogo de computador’ real?
Tem toda a razão João Esteves – todas as habitações estão preparadas nas caves especialmente construídas para guerra nuclear incluindo a porta de acesso à cave – e todos têm armamento para se defenderem e em bom estado de conservação e uso – em casa de amigo em Genêve só vi a cave tipo “bunker” mas não me lembro de ver armas
Mas claro não se andam a matar uns aos outros como só nos USA por mais criminosos do Brasil e Leste que tenham entrado pelo menos há 3 anos em Portugal (entram alguns e fogem para espanham matal e fogen) que também matam não apenas para roubar pessoas e ourivesarias e arte sacra mas para fazer mal sadicamente mesmo os velhos e pobres – o crime pelo crime – de onde serão estes criminosos que aqui se instalaram como nunca desde que Lula vistou Portugal já nem sei quando mas trouxe (??) brasileiros em excesso e tão mal vistos que muitos regressaram ao país deles – os de leste nunca aqui deram peoblema excepto os do país de Ciausescu – é um país de fronteiras desprotegidas e de falta segurança parte responsável deste governo que só faz desmoronar o que levou écadas a obter e sem ser demis mas o suficiente para ter sido país bem visto em todo o mundo e daí tanto turismo ou estrangeiros a quererem aqui viver – mas agora é insuportável – mesmo que ontem tenha visto um americano que fez de Portugal o país adoptivo e vive na Costa Vicentina e escreve soc«bre F. Pessoa tal que ganhou um prémio de 600 mil euros que disse chegar para viver e continuar a estudar os heterónimos e escrevê-los em inglês e tem tido muito sucesso e faz mais publicidade do país do que quem devia -. diz que gosta de estar pela ternura do povo que foi o que mais o atraíu – fala português impecavelmente
Não explica tudo… Mas é uma parte do cenário, e muito importante… Assim como isto… Onde claro, o ainda mais lucrativo Complexo Mafioso Médico-Farmacêutico, também apenas procura maximizar os LUCROS…