O Blogometro do ano de 2013


É possível visualizar as estatísticas do Blogometro em versão anual. Os blogues portugueses ordenados de acordo com o número de visitantes em 2013 estão aqui.

Claro que nos referimos apenas aos que quiseram comparar as suas audiências utilizando o Sitemeter, claro que o Sitemeter falhou várias vezes ao longo do ano, e mais a uns utilizadores que a outros, mas é o que se pode arranjar, utilizando o Sitemeter e o código aberto do Blogometro na sua versão actual. Eventualmente podem encontrar uma ou outra página comercial que não é um blogue na definição minimal que utilizamos (ter maioritariamente conteúdos próprios) mas a subjectividade é assim, e o filtro humano também.

Uma distribuição dos blogues por categorias daria outra visão. É complicado, nesta casa sabemos bem como essa é muito mais objectiva, ainda procuramos uma fórmula para dar esse salto sem sobressaltos e também sem muito trabalho.

Trabalho, o aumento da carga de trabalho que enfrentam os portugueses é por sua vez a explicação prática para este ano, definitivamente, não organizarmos um Concurso de Blogues do Ano 2013. Implicou durante dois anos um mês de Janeiro muito complicado a dois de nós que este ano preferem não correr o risco de muito simplesmente o encerrar a meio, como já esteve quase a acontecer.

Tal como o Blogometro poderá ser melhorado se houver contribuições exteriores ao Aventar, o concurso voltará mas em moldes que evitem essa ocupação desnecessária de tempo de quem faz isto graciosamente nas suas horas vagas, que cada vez mais são muito poucas. Aceitam-se voluntários, o Aventar enquanto colectividade gosta muito de assumir iniciativas, mas não faz questão em que elas se mantenham só suas. Muito pelo contrário.

Comments

  1. Parebéns pelo V/ trabalho nesta área!

  2. Muitos parabéns pela qualidade e diversidade dos conteúdos do Aventar. O concurso de blogs já se tinha transformado numa rotina da blogosfera. Talvez seja possível encontrar alguma parceria profissional…
    Um abraço.
    .

  3. Boa tarde, gostaria de saber como posso inscrever o meu blog para estas estatisticas.
    Obrigada

Trackbacks

  1. […] O Blogometro do ano de 2013 […]

  2. […] Este ano o Aventar não fez o concurso, porque não tiveram tempo para o realizar, como é explicado aqui. […]

  3. […] 2013, o Aventar não fez o concurso por votação, mas deixaram os números de visualizações dos blogs, de modo às pessoas compararem. E, apesar […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s