E Se Vier o Comboio?

tt_crato_comboio_linha_lesteEm Portugal é ilegal e inseguro a travessia de uma via férrea fora dos locais previstos para tal: as passagens de nível ou as passagens desniveladas. Mas isso não deixa de ser motivo para que audazes praticantes de todo-o-terreno motorizado se inibam e deixem de fazer figura-de-urso a atravessar a Linha do Leste, ali para os lados do Crato.
Resta saber qual seria o desfecho da audácia à aproximação de um comboio a 100 km/h, obviamente sem o tempo e o espaço necessário para se imobilizar antes de atingir tão estúpido obstáculo. [via maquinistas]

Comments

  1. j. manuel cordeiro says:

    Gente doida!

  2. Dr. Fonseca Galhão says:

    A linha do Crato / Vale do Peso está desactivada há que tempos (infelizmente).


    • A linha que passa no sopé da vila do Crato é a Linha de Leste (Entroncamento-Elvas); a linha que passa no Vale do Peso é o Ramal de Cáceres (Torre das Vargens-Marvão/Beirã).
      A do Leste só tem, agora, serviço de passageiros às sextas e domingos e serviço de mercadorias todos os dias. O ramal de Cáceres não tem serviço comercial, só circulações ocasionais de manutenção.
      A linha no vídeo, não me engane eu, é a Linha de Leste, onde circulam comboios de mercadorias a 100 km/h.

      Basta… ter sorte e lá vem um…

      • Dr. Fonseca Galhão says:

        Queria eu dizer que, a ser no Crato, das duas uma: ou ao pé da Estação do Crato (Linha de Leste), ou a caminho de Alpalhão (Estação de Vale do Peso, Ramal de Cáceres).

        Confirmando com os velhotes, regressou, sim, a circulação (muito, muito recente) à Linha do Leste, i.e. Abrantes – Portalegre mas apenas aos fins-de-semana.

        Contudo, peço-lhe que atente num pormenor. Está a ver a torre de água lá ao fundo, no video? Não se percebe muito bem (só pelo arranjo tipográfico), mas é a de Vale do Peso:

        http://www.panoramio.com/photo/39762150

        Isto é ali para os lados da Estação de Vale do Peso, ergo, Ramal de Cáceres, ergo linha desativada há uns anitos.

        Digo-lhe isto porque me parece uma prova organizada e porque estes tipos não costumam meter assim o pé da poça. Depois, claro, porque é sempre bom ver alguém com interesse por este cantinho de mundo. Também é da zona? 🙂


        • Sou de bem longe mas já me perdi nesse quadrante. À mesma, é proibido atravessar a linha fora dos locais de lei. É um abuso… com grande carga simbólica…

  3. luis barreiro says:

    Se não fosse estes automobilistas domingueiros, não passava 3 meses em casa com ordem do psicólogo.