Cimeira do Clima em ano de temperatura recorde


(Publicada ontem no Esquerda.net)

horserace201510

Inicia-se hoje em Paris a Cimeira do Clima coordenada pelas Nações Unidas. Espera-se que desta cimeira surjam medidas decisivas para combater o aquecimento global, particularmente para impedir que a temperatura média global se eleve a 2ºC acima da temperatura média do século XX. Acima destes 2ºC aumenta consideravelmente a probabilidade de impactos irreversíveis à escala local e global, bem como o rigor das medidas a implementar para travar as alterações climáticas e para mitigar os seus efeitos. Estas importantes conclusões decorrem dos relatórios elaborados pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, o último relatório é de 2014. Estes relatórios compilam as conclusões de milhares de trabalhos científicos (teóricos, experimentais, modelos de computação, observações por satélite, etc.) realizados por centros de investigação distribuídos por todo o planeta, publicados nas revistas científicas mais relevantes e revistos pelos melhores especialistas na matéria. Foi graças a este trabalho colossal que se concluiu com mais de 85% de confiança que o aquecimento global registado tem origem na atividade humana (produção de energia, indústria, agricultura, transportes, etc.).

 temprank2015

Curiosamente esta cimeira ocorre num ano especialmente quente, em que inúmeros recordes de temperatura estão a ser batidos com larga margem. Como se pode observar no gráfico da temperatura global de 2015 e dos seis anos mais quentes registados, 2015 poderá ser o ano mais quente de sempre com uma margem impressionante (dados do NOAA: National Oceanic and Atmospheric Administration). É importante sublinhar que os 15 anos mais quentes desde que são realizadas medidas globais, desde 1880, ocorreram nos últimos 20 anos. Mas o mais preocupante é o aumento destacado de temperatura relativo ao ano em curso. Os meses de fevereiro, março, maio, junho, agosto, setembro e outubro de 2015 foram os mais quentes registados quando comparados respetivamente com todos os meses de fevereiro, de março, de maio, de junho, de agosto, de setembro e de outubro medidos até hoje. Outubro de 2015 foi o mês que mais se afastou da temperatura média do respetivo mês (ver tabela, dados do NOAA).

A erosão costeira, a subida do nível do mar e acidificação da água do mar pelo dióxido de carbono atmosférico são questões da maior importância para o nosso país e para a sua extensa e vulnerável costa atlântica. Por isso nesta Cimeira do Clima, os nossos representantes não poderão adotar uma postura puramente diplomática perante interesses cínicos de multinacionais, egoísmos regionais e muito menos perante atitudes negacionistas (como deverá ser o caso do governo da Polónia). É nada mais nada menos que a nossa segurança e o nosso futuro como país que estará em jogo nesta cimeira.

Comments

  1. manuel says:

    e que tal verificar melhor os registos?

    Rede ultra precisa de estações confirma: clima esfriou

    https://fakeclimate.wordpress.com/2014/08/07/rede-ultra-precisa-de-estacoes-confirma-clima-esfriou/

  2. manuel says:

    “Foi graças a este trabalho colossal que se concluiu com mais de 85% de confiança que o aquecimento global registado tem origem na atividade humana (produção de energia, indústria, agricultura, transportes, etc.).”
    ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah…..

    “encontrar aqueles que sabem que o principal gás estufa é o vapor de água (leiam-se as nuvens que constituem 72% desses “demônios dos ares”). ”

    “…apontará como vilão máximo o CO2, que constitui apenas um ínfimo 0,0385% da atmosfera terrestre, e que na era dos dinossauros chegou a ser por volta de 0,2%, produzindo uma exuberante expansão da vegetação e da vida animal. ”

    “cientificamente o CO2 é essencial à vida no planeta.”
    “Sem CO2 morrem todos os seres vivos.”

    “Oceanos, solos, vegetação e vulcões injetam cerca de 200 bilhões de toneladas de carbono anualmente (GtC/a) na atmosfera, enquanto as emissões antrópicas são inferiores a 7 GtC/a. Este total representa cerca de 3% das emissões por fontes naturais, que apresentam uma incerteza de ± 20% (±40 GtC/a) – ou seja, a faixa de incertezas das fontes naturais, por si só, é uma ordem de grandeza superior às fontes antrópicas.”

    • Essa do CO2 é velha e já foi explicada vezes sem conta, mas pelos vistos continua a enganar alminhas. É só fazer as contas à concentração do dióxido de carbono na atmosfera e as contas batem certinho. Vou só dar duas pistas: qual seria a temperatura da Terra se não tivesse atmosfera? E qual seria a mesma temperatura se a atmosfera não tivesse CO2?
      Escreverei sobre o assunto com desenhos e tudo que é para ninguém se perder.

  3. manuel says:

    eu dou-lhe dados cientificos e voçê responde com suposições?!!!

    vou lhe dar duas pistas:
    sem atmosfera não existiria vida humana na terra!
    sem c02 na atmosfera muito menos.

    mostre provas de que o c02 emitido pela actividade humana é responsavel pela suposta subida da temperatura!

    • Rui Silva says:

      Caro Manuel,
      Pode esperar sentado, pois o Rui Curado Silva não vai mostrar provas. Ele dá “pistas”, que como se sabe é muito mais convincente.
      Eu até gostava de saber de onde vem os 85 % de probabilidade do “ultimo modelo” cientifico de previsão usado, estar correcto.
      E já agora qual a probabilidade do modelo que calcula a probabilidade do “último modelo” de previsão usado. Já sei temos que criar outro modelo…ad infinitum…

      cumps

      Rui Silva

  4. manuel says:

    já agora:

    Global warming debunked: NASA report verifies carbon dioxide actually cools atmosphere
    aqui:http://www.naturalnews.com/040448_solar_radiation_global_warming_debunked.html

    • joão lopes says:

      dioxido ou monoxido de carbono? …quem quer viver no smog de LA? os carros envenenam o ar de …São Paulo? pode-se apanhar cancro do pulmão,e não fumar? as sardinhas estão carregadas com metais pesados? e o culpado disto tudo é o meu…gato,pois claro…p.s-a relação entre venda de armas e assassinios em massa não existe,nos EUA,certo?

      • Rui Silva says:

        Em relação á relação armas/assassínios em massa é obvio que existe. Normalmente faltou uma arma na mão certa, para evitar a matança.

        cumps

        Rui SIlva

        • joão lopes says:

          olho por olho,dente por dente…os republicanos rezam.e é tudo.certo?(branco mata preto,preto mata branco,azuis matam os castanhos do isis e estes matam os azuis em Paris…por este andar qualquer dia não ha vivaalma neste planeta…ficam cá as armas,ferraris,piscinas ,vivendas,notas de 500 e …prontos,a modos que é assim)

          • Rui Silva says:

            Não João Lopes, não complique o que é fácil. Eu chamo-lhe apenas legitima defesa.
            Claro que , a malta das esquerdas está num patamar intelectual tão acima que acha que as vitimas deviam praticar a saudável modalidade do pacifismo ( são contra o olho por olho…). A malta das esquerdas está tão acima que não é compreendido pela rapaziada vulgar.

            cumps

            Rui Silva

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s