Londres

camden-market
Tive a sorte de passar os últimos dias em Londres.
Não conhecia. É uma cidade interessante, enorme, monumental.
Confesso que excedeu as minhas expectativas. Em grande parte graças à Evensong na Catedral de Westminster – eu que não assistia a uma missa desde a primeira comunhão (a que fui obrigado, note-se!).
Apesar de tudo, não é uma cidade apaixonante. Não cativa. Não fascina.
Obviamente, nem todas as cidades podem ser Paris…

Comments


  1. Suponho que a Evensong faz parte da liturgia anglicana logo não pode ter sido na catedral de Westminster (católica) mas na abadia de Westminster (anglicana). A catedral anglicana de Londres é São Paulo.


    • Ponto de ordem à mesa: Webminster, não, Westminster. Saint Paul’s Cathedral é uma Igreja Católica (a terceira maior Igreja Católica, em tamanho e altura, a seguir à Catedral de S. Pedro, em Roma, e à Catedral de Sevilha, em Espanha.
      Westminster (“minster” quer dizer abadia) fica na confluência do Thames River com o seu já desaparecido afluente Tyburn, local onde Canuto, que governou no início do século XI, ergueu um Palácio, que era, então, uma ilha no ponto de encontro pantanoso dos dois rios, Palácio esse que ficava ao lado de uma Igreja, que Eduardo, o Confessor, aumentaria 50 anos depois, para a transformar na maior Abadia de Inglaterra (“Westminster Abbey”).
      Se teve a sorte de estar em Londres e continua a gostar (mais) de Paris, deve ser porque andou à procura de semelhanças entre duas capitais europeias belíssimas, cada qual com os seus encantos e que carecem de estudo e atenção redobrados.
      Eu gosto muitíssimo quer de Londres, quer de Paris, e jamais me deu para buscar comparações, que, de resto, não encontraria.


      • Saint Paul é a catedral anglicana, não católica. Pertence à Igreja de Inglaterra. Lá casou o príncipe herdeiro. Se fosse católica não o poderia fazer. Existem a Westminster Abbey (anglicana), no local que refere, e a Westminster Cathedral (católica) que foi construída no século XIX.
        Quanto à comparação tem toda a razão. São incomparáveis. Até porque têm histórias diferentes até nas questões urbanísticas. O que não invalida que se goste mais de um estilo de cidade do que de outro.


        • “Saint Paul é a catedral anglicana, não católica”, ok, estava enganado, fui verificar, é verdade: Saint Paul’s Cathedral é a catedral anglicana.


      • A basílica de São Pedro não é uma catedral. A sede do papado e catedral de Roma é São João de Latrão.

      • Afonso Valverde says:

        Gosto mais de Guimarães, Porto, Coimbra Lisboa…
        Paroleira

  2. Orlando Sousa says:

    Foste ao Cyberdog em Camden?

    • Ricardo Santos Pinto says:

      Passei à porta, mas não entrei, Orlando.
      Tens razão, Xico – Westminster Abbey.