Rumo a sul, nos poucos dias de férias que me restam e procuro locais singulares que nos últimos tempos têm vencido prémios de “o melhor do mundo“. A Praia da Dona Ana é a melhor do mundo, a da Marinha vence no continente Europeu e outras vão conquistando cliques na web opinativa.
E, lá fui eu de chinelo flip-flop, toalha ao ombro a caminho da Praia de Benagil. Quem me acompanha assegura a minha capacidade em fazer justiça ao nome do calçado escolhido porque o som produzido pelos meus pés o imita na perfeição – flip, flop, flip, flop…
O areal, pequeno, torna-se ainda menor quando queremos a segurança que nos afasta das arribas, mas o espaço é único. Quase perfeito. A água, molhada, na temperatura perfeita e a suavidade da areia no fundo do mar agrada a todos, até aos mais pequenos. Ou seja, o que a Natureza nos entregou em mãos está perfeito.
O problema coloca-se quando se percebe a forma descuidada como a Praia é tratada. O apoio de praia é feito por uma bar / esplanada com umas casas de banho pouco menos que péssimas. Mas, tudo isso seria pouco não fosse o facto da praia não ter Nadador Salvador. Não queria acreditar e fui investigar e, das duas uma, ou o rapaz (é quase sempre um rapaz) só trabalha de tarde e, além da tarefa vespertina, ainda leva o equipamento para casa, ou então…
Depois consigo ver uma bandeira que diz “Praia Dourada 2016“, mas nada de Bandeira Azul.
E se me permitem o recurso à ignorância que me acompanha com grande frequência diria que temos de pensar uma de duas possibilidades:
a) as arribas colocam em causa a segurança de todo o areal e nesse caso, a informação tem que ser clara e até tornar mais dificil o acesso à areia;
b) a praia está em “funcionamento pleno” e nesse caso não é aceitável que uma das mais famosas praias do Algarve não tenha Nadador Salvador.
Responda quem souber.
Sou nadador salvador com 16 anos de experiência aqui no Brasil e me disponho a trabalhar em Portugal. E esse lugar é lindo!