Rivalidades e hipocrisia


O Aventar não é terreno fértil para disputas futefoleiras, não porque elas não existam, mas porque, normalmente ficam para nós, na Bancada.

Mas, em função da agressividade latente nas redes sociais a propósito do desejo de um Diretor do SPORT LISBOA E BENFICA parece-me que vale a pena trazer a discussão para este estádio, quanto mais não seja para mandar umas bolas para o pinhal.

Vamos lá então à hipótese: é possível ser adepto de um GRANDE sem desejar que o outro perca?porto2

A resposta politicamente correcta será “lá fora, contra os estrangeiros” e tal… Mas, factos são factos – uma adepto do SPORT LISBOA E BENFICA quer que o Porto perca sempre e o inverso não deixa, nunca, de ser verdade. Poderia até apresentar um argumento básico – sem o dinheiro da champions, o Porto ficaria “mais fraco” o que deixaria em vantagem a concorrência, mas não creio que isto seja coisa para grandes racionalidades.

porto3

Confesso que os meus parcos conhecimentos de história não me permitem conhecer em detalhe a origem de tais posições, mas, para mim que vivo no “Porto”, esta verdade é tão certinha como o SPORT LISBOA E BENFICA ter conseguido entrar pela porta da frente da Champions – sim, foi campeão. Aliás, TRIcampeão.

Tenho, por isso alguma dificuldade em entender a hipocrisia azul perante as barbaridades do Dirigente do SPORT LISBOA E BENFICA. Para não ir mais longe, em Abril estive na Luz no empate com o Bayern. Dirão que um é Dirigente e outro não é. Esta afirmação sendo verdadeira, oculta uma realidade conhecida por todos – o poder não se mede pelo cargo que se tem.

Poderia e / ou deveria ser de outra maneira?

Entre o Real e o Barcelona é diferente?

O que terão festejado os adeptos da Lazio na 3ª feira?

E em Manchester, o que pensarão os azuis dos vermelhos e vice-versa?

Frequento o Estádio da Luz com assiduidade e vejo com agrado que coisas estúpidas como aquela de apagar a luz  e ligar a rega são parte do passado. Os símbolos presentes nas bancadas do estádio nos últimos anos são símbolos do BENFICA e não de uma qualquer associação de mal feitores e não consigo identificar qualquer cântico contra os adversários. Aliás, no Estádio da Luz, os adversários são tratados pelo nome. Parece-me que estas três realidade não acontecem em todo o lado e talvez fosse hora de cada um olhar para a sua parte e ser exigente em casa.

Sigam o King

Quanto ao fim-de-semana o que vos estimo é o que vos desejo, escrito de outro modo, parece-me que teria piada um tomba-gigantes à terceira jornada – é sempre bom quando os pequenos, ainda por cima a jogar em casa, ganham a um grande.

 

Comments

  1. Nightwish says:

    Ninguém respeita quem compra campeonatos. Entre o tri-colinho já revelado pelo Marco Ferreira e pelo Coroado, bem como pela promoção de árbitros distritais a internacionais por dois jogos na primeira-liga.
    Já o Sporting ficou-se pela contratação do filho do novo presidente da comissão de arbitragem. Há que começar cedo.
    Tou-me pouco cagando para o que político falhado disse, toda aquela direcção tem pouco na cabeça, tirando o líder, que muito ganhou com o SLB – e não foi no ordenado.

    • Nightwish says:

      E já agora, quando um grunho do tv oficial de subornos da primeira liga apelou à violência, também achou bem?

    • Meu caro, a dimensão democrática do SLB está colocada em causa pelas alterações nos estatutos levadas a cabo pelo actual Presidente. E, quanto aos negócios dele, há anos que no SLB todos o sabem. Ninguém o esconde e ninguém o esquece: http://eternobenfica.blogspot.pt/2010/08/o-lado-opaco.html

      • Nightwish says:

        Os negócios dos filhos e enteados dos membros da SAD portista também já todos conhecem… Tá tudo entregue aos bichos, a ver se sacam enquanto o negócio do futebol não estoura.

        • Estamos de acordo.

          • Nightwish says:

            Falando agora com calma…
            Depois de pelo menos duas décadas a sermos insultados, espezinhados, gozados quer pela estrutura oficial do benfica, como as não oficiais nos meios de comunicação – que raramente são isentos – , o circo do conselho de arbitragem, o ministério público e o pífio dourado, as agressões violentíssimas, etc, não esperem respeito tão cedo.
            Por isso, é-me indiferente o que diz o político falhado com IQ mínusculo, no meio de tantos insultos oficiais passa-me completamente ao lado.

  2. José Sampaio says:

    Tentativa esfarrapada de defender o indefensável!

    Só poderia vir de um indivíduo cego pelas recentes conquistas e de memória curta em relação ao passado recente!

    Eu diria mais! Cego e surdo para fazer afirmações como esta:
    “Os símbolos presentes nas bancadas do estádio nos últimos anos são símbolos do BENFICA e não de uma qualquer associação de mal feitores e não consigo identificar qualquer cântico contra os adversários. Aliás, no Estádio da Luz, os adversários são tratados pelo nome. Parece-me que estas três realidade não acontecem em todo o lado e talvez fosse hora de cada um olhar para a sua parte e ser exigente em casa”

    Pois, a cegueira e a surdez dá-lhe para “só parecer”…tem de as tratar!

    MALFEITORES!!!!!!!
    Qual é o único clube que não tem a claque legalizada?
    https://www.google.pt/search?q=porto+m%C3%B3naco+cartaz+na+luz&safe=active&espv=2&biw=1920&bih=955&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiIoKa8ndvOAhUHWxQKHdqXBs0Q_AUIBigB#safe=active&tbm=isch&q=claques+organizadas+em+portugal&imgrc=HEZOyFL2kHORCM%3A

    http://sol.sapo.pt/artigo/398584/claques-a-margem-da-lei

    Qual é o clube que tem ou teve um motorista do presidente preso por traficar droga? A célebre Porta 18, lembra-se???
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/jose-carrico/pj-apreende-cocaina-em-instalacoes-do-benfica

    Qual é o Clube que tem ou teve um presidente preso?
    http://www.jn.pt/seguranca/interior/vale-e-azevedo-condenado-a-10-anos-de-prisao-devido-a-negocios-do-benfica-3300029.html

    Qual e o clube que tem um presidente que foi acusado de roubo entre outras coisas?

    https://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/10/luis-filipe-vieira-julgado-e-condenado-por-roubo/

    http://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/20150829_1650_atual_diretor_da_btv_tornou_publico_o_roubo_de_vieira?

    MALFEITORES?????? Olhe o seu telhado!!!!
    Pretende dar lições a quem????
    http://xiclista.blogspot.pt/2008/04/fora-mnaco.html

    Trate dessa “doença” e não venha para aqui conspurcar este blogue.

    Comparar um líder duma claque com um dirigente desportivo, só mesmo por escassez de recursos, digamos assim, para ser elegante, na linguagem!

    Enfim, mais valia estar calado do que vir para aqui com essas parvoíces a tentar tapar o sol com uma peneira a que adicionou, como se tal não bastasse, essa menoridade mental (deve ser problema clubista) de considerar o Sporting um clube pequeno.

    Para mim, é repugnante ter que estar a debater com um infeliz portuense, porque escreve Porto entre aspas, a que se adicionarmos a sua clubite estapafúrdia, não abona nada em seu favor…
    Porque não muda de cidade?
    Porque não vai para junto dos “seus”?

    Claro que, como adepto/sócio portista, quero que qualquer um dos clubes da 2ª circular perca sempre, nem que seja o comboio ou a paciência!! E essa prerrogativa é-lhe extensiva, convenhamos.

    Mas isso são os adeptos anónimos como nós, sem acesso aos centralistas meios de comunicação social (passe o eufemismo) como o “atarracado artista” do seu clubezeco (que face à sua postura (dele) só pode ser um clubezeco de m****) que ainda por cima tem adeptos que pretendem, como o fez neste “escrito”, justificar uma alarvidade!

    Claro que não aprovo, NÃO SUBSCREVO, NEM DEFENDO, algumas das atitudes menos correctas de elementos do meu Clube e, por isso, nunca me verá defender esse tipo de cretinices. Porque são próprias de gente boçal e mentecapta, e que curiosamente você defende…..
    Os dirigentes, tal como os adeptos, podem desejar que o adversário perca, por isto ou aquilo, seja lá por que razão fôr! Não podem, NEM DEVEM manifestá-lo publicamente, por uma questão de bom senso e educação. É, tal como a mulher de César, não basta sê-lo…..
    Muito menos sendo figuras públicas que ainda por cima e desgraçadamente já fizeram parte dum governo deste país!

    Claro que, se o autor deste infeliz texto, procurar na internet a “história”da tal asquerosa figura, poderá ficar surpreendido (já nem sei!!!) com quem anda a defender…..

    Ps.: se precisar de mais links, é só dizer, porque há-os aos milhares……

    • Bom, está visto que o post funcionou. Creio que não entendeu o que está escrito. Ninguém desculpou nada. Antes pelo contrário. Sim. Comparo defeitos. Quanto ao pequeno, sim, assumo. Foi intencional. Mas, em que é que a sua argumentação é diferente da minha? Usa um infeliz determinismo geográfico para decidir o que cada um é. Será que o Sport de Rio Tinto ou o Ramalde, se calhar o Boavista ou o Vilanovense? O Vitória de Campanhã? Ou será que também escolheu um grande e depois vai atrás do argumento geográfico? É que, como escrevi, isto não é um espaço de racionalidade. É de emoção. Depois, quanto aos links, veja os outros comentários para perceber como sabemos muito bem, há muito tempo, o que andam a fazer ao Benfica. Gostaria que, no vosso caso, também o mostrassem com a mesma clareza quando ganhavam… Essa é mais uma enorme diferença.

    • Piorquemao says:

      Caro Sampaio, viver na Sicília portuguesa não o incomoda,…??? Ok. Tudo dito.

  3. António Joaquim says:

    Falar de bom comportamento no futebol é um manual que nem o código mafioso consegue ombrear.

  4. Brilhante post, pois a memória é curta quando por exemplo o Benfica numa final da Champions perdeu com o Steaua e foi comemorada essa derrota na invicta com foguetes e outros acessorios. Fui dos que festejou a champions do porto em Viena, mas depois disso nunca mais e sim quero sempre que o FCP e o Sporting percam sempre lá fora e cá dentro. Não é isso bastante para insultar os adeversarios diretos do meu clube. Já o inverso não é verdade pois estejam onde estiverem lembram-se sempre do Glorioso, por isso mesmo pela sua gloria que lhes doi muito. Na Luz puxa-se pelo Benfica e só isso…Obrigado pelo desempoeirado post. Muito mas muito bom, o resto são soundbites para disfarçar os proprios insucessos – é não ligar… Abraço.

    • Nightwish says:

      “Na Luz puxa-se pelo Benfica e só isso…”

      Isso é uma mentira descarada, tanto na luz como na comunicação social.

      • Meu caro, o que lhe posso assegurar é que, nos jogos a que fui (e não foram assim tão poucos) em momento algum assisti a algum tipo de referência aos adversários, seja, nos jogos directos, seja noutros. Aliás, ao contrário do que acontecia em Vila do Conde no momento do golo do Rio Ave …

  5. Thief says:

    Se a maior parte dos fute-foleiros fossem tão exigentes com a educação e com o pais, como são com os clubes de futebol, julgo que viveríamos num país melhor.

  6. Afonso Valverde says:

    Fico admirado com tanta fleuma com o negócio.
    Companheiros da tribo Portugal, não se distraiam…

  7. Piorquemao says:

    Não pode haver respeito nem consideração por quem, disfarçado pelo fenómeno da bola, criou e alimentou durante mais de trinta anos a maior organização de carácter mafioso existente neste país desde o berço, vulgo, cancro do desporto nacional, ou futebol corrupto do porto. A mesma transbordou do simples fenómeno e foi “alargada” a vários sectores da sociedade circundante além Mondego, quer pela gula, quer pelo terror imposto, quer ainda pela força das circunstâncias. Não, não se pode sequer considerar a não ser em termos judiciais a existência de um feudo mafioso e de um dirigente que a única que verdadeiramente deixará à dita agremiação é o estigma da máfia desportiva, da mentira no desporto, que se prolongará muito mais que qualquer feito, ainda que honesto, entretanto conseguido.
    azuléquenunca.com

  8. anti-lampeão says:

    Porque será que o benzika compra os jogadores a custo zero, depois vende por milhões ,e é o clube que mais divida tem tanto ao fisco ,segurança social , bancos ( BPN;BES;BANIF:) onde pára o dinheiro ?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s