Próximo inquilino do Eliseu?


emmanuel_macron
A prudência aconselha a não avançar com grandes previsões em matéria de eleições, ainda na ressaca os EUA , no entanto aproximam-se as presidenciais em França e alguns cenários interessantes se perspectivam no horizonte. Os socialistas com Hamon radicalizam à esquerda e têm poucas hipóteses de vencer. O escândalo que envolve o favorito Fillon deixa os conservadores à beira de um ataque de nervos e muito previsivelmente fora do Eliseu, talvez até mesmo fora das eleições, convém recordar que o próprio já anunciou que desistiria caso venha a ser acusado pela Justiça. Ainda mais à esquerda Mélenchon nem parece estar neste campeonato. Terá Marine Le Pen estendida à sua frente a passadeira vermelha?
Talvez não seja bem assim, porque existe Emmanuel Macron a baralhar as contas. Não se sujeitando às primárias da esquerda porque recusa assumir-se como socialista, embora se afirme de esquerda, o antigo ministro da economia de Hollande, que tem uma visão liberal da economia, que o levou a ser afastado por pressão dos sindicatos quando tentou modificar a Lei do Trabalho, pode bem ser o fiel da balança. Para isso terá de passar à segunda-volta, o que não sendo fácil, está longe de ser impossível, para já as sondagens colocam-no em 3º lugar à frente do candidato socialista, mas apenas a 1 ponto de Fillon, que é por motivos óbvios a grande incógnita. Marine Le Pen seguramente passará à 2ª volta. O que nos levanta uma questão, qual será o adversário com maior probabilidade de vitória face à líder da FN?
Se recuarmos a 2002, numa situação algo idêntica Chirac com o apoio de toda a esquerda, esmagou com 82% dos votos o pai Jean Marie Le Pen, após este ter surpreendentemente ficado à frente do candidato socialista Lionel Jospin, que era primeiro-ministro. Claro que os tempos são outros, Marine Le Pen suavizou o discurso da FN e afastou-se da herança paterna o que tem possibilitado algum crescimento, embora menos do que se possa pensar, apesar de liderar a corrida, não vai além dos 25% acreditando nas sondagens. Muito longe por isso do necessário para obter a eleição. Estou convencido que mesmo derrotada a esquerda não deixará de apoiar numa 2ª volta o candidato que a vier a disputar com Marine Le Pen, seja Macron ou Fillon. Por isso o conservador era apontado como favorito até há poucas semanas, mas o escândalo envolvendo a nomeação da sua mulher para um cargo pelo qual foi remunerada mas que ao que parece, não terá exercido, veio baralhar as contas. Isto foi uma prenda para Marine Le Pen, que pisca o olho a algum eleitorado conservador.
Macron avançando como independente vem baralhar as contas a Marine Le Pen, porque está fora dos partidos, o candidato socialista é outro, no mínimo poderá dividir com ela os votos conservadores e ainda fazer o pleno da esquerda numa 2ª volta, porque apesar de detestado entre Macron e Le Pen não estou a ver grande margem para hesitações nesse eleitorado…

imagem retirada da internet

Comments

  1. O que mais preocupa é a proliferação de Trump
    na Europa

  2. Paulo Marques says:

    Ou seja, o melhor seria a cópia a papel químico da eleição americana?

  3. Paulo Só says:

    Depois do Brexit, que ninguém quis ver quando era óbvio, e depois de uma estadia de algumas semanas na Europa, estou convencido que é uma questão de tempo. As soluções centristas parecem-me completamente esgotadas. Teremos um governo de extrema-direita na Europa em breve, talvez não na França, talvez na Alemanha, isso depende de detalhes eleitorais ou constitucionais. Mas a cama está feita. As elites europeias, uma vez mais, preferirão isso a perder os seus privilégios, e a malta do Uber e low-cost irá atrás, os bancos, os felizes possuidores de Mercedes, BMWs e casas secundárias. Mas desta vez fecharei na loja. A validade das ilusões varia na razão inversa da esperança de vida.

Trackbacks

  1. […] do PCP ou BE, ou não fosse a extrema-direita semelhante ao marxismo… Tenho para mim que, ou E. Macron atravessa sem escândalos este período e consegue o voto dos que acreditam na Liberdade e […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s