Golias a sorrir


Dentro de momentos, cada um dos deputados que votar a favor do CETA (o Acordo de “livre comércio” da União Europeia com o Canadá) será responsável por tornar os portugueses reféns; cada um desses deputados irá martelar os pregos no caixão que leva a enterrar os direitos dos cidadãos e a soberania nacional.

Foi uma luta de David contra Golias, um Golias que tomou a forma de boicote de informação, de desinteresse, de subjugação nacional aos interesses das multinacionais e a pressões de Bruxelas.

Depois da votação do CETA na AR e da entrada provisória do acordo em vigor, amanhã mesmo, Golias sorrirá. Mas David não morreu ainda.

Comments

  1. Ana Moreno says:

    Já está, acabou de ser aprovado; um minuto de silêncio, por favor.
    https://www.facebook.com/events/134643207159200/

    • ….soube só agora ao fim do dia !! (os canais Tvs estiveram a dar futebóis e telenovelas !! )
      Raiva e revolta, sim, e gritar bem alto a nossa indignação a essa gente !
      ” Foi uma luta de David contra Golias, um Golias que tomou a forma de boicote de informação, de desinteresse, de subjugação nacional aos interesses das multinacionais e a pressões de Bruxelas.
      Depois da votação do CETA na AR e da entrada provisória do acordo em vigor, amanhã mesmo, Golias sorrirá. Mas David não morreu ainda. ”
      diz a Ana e mt bem,
      apetece-me enviar mais uma msg para esses (filhos ) de-puta-dos do PS apenas com estas palavras : SHAME ON YOU !!

      • …e ainda : já se esperava, o PS mais detestável no seu melhor, era bom que o BE e o PCP rugissem e questionassem seriamente o apoio que lhes estão a dar !!

  2. Graça Horta says:

    A luta continua!

  3. Ana A. says:

    Eu como sou “optimista” estou com esperança de que antes que os efeitos nocivos deste acordo se façam sentir, talvez o Trump e Kim Jon-un nos “libertem” e nos mandem de volta às origens!
    Desculpem a morbidez, mas é a minha forma de reagir à forma como somos tratados pelos insensatos e irresponsáveis que supostamente nos representam!

    • Ana Moreno says:

      Nesse mesmo sentido, nem sabe quantas vezes eu me congratulo por já ter a idade que tenho, Ana A.!

  4. Mário Reis says:

    Dos outros pouco há a dizer, mas do PS… é mais uma serviçal vergonha! Saberão o que aprovaram? Repete-se o episódio do AMI (Acordo Multilateral de Investimento) de final dos anos 80. Eduardo Prado Coelho, na altura, destoava neste assunto do PS de então e concluía: “aprovaram de olhos fechados, sem conhecerem o “acordo”, nem que consequências vai trazer.”

    Em abono da verdade, umas notas que vale a pena ler sobre mais uma “bandeirada” do especialista do engonhanço Rui Tavares.
    “Cumprindo uma promessa feita na segunda-feira, Rui Tavares aborda na sua crónica de hoje no «Público» a questão da discussão na AR do Tratado Comercial entre a UE e o Canadá, vulgarmente conhecido como CETA.
    Segundo Rui Tavares, «em Portugal, o debate parlamentar sobre o CETA foi adiado e depois antecipado, e acabou por realizar-se em apenas uma sessão, na segunda passada», considera que «perante um dos acordos comerciais mais importantes dos últimos anos, estamos limitados à rotina».E, de seguida, conclui que não teria de ser assim pois basta comparar «isto com o que se passou no ano passado no parlamento regional da Valónia, uma das regiões da Bélgica. (…) o acordo com o Canadá foi profundamente discutido pelo parlamento da Valónia durante vários dias. O governo belga foi forçado a procurar garantias e protecções de aplicação junto das instituições europeias e do Governo canadiano. E o Estado Belga acabou a apresentar um processo contra algumas disposições do CETA no Tribunal de Justiça da UE».
    Por fim, como cereja no bolo, Rui Tavares zurze no que chama « a falta de comparência da elite política portuguesa no debate sobre o CETA» e conclui que «quando os políticos levam a sério o seu dever, até um parlamento regional consegue fazer mais para regular a globalização do que a nossa orgulhosamente negligente Assembleia da República».
    Apesar da relativa aridez do assunto, há nas observações de Rui Tavares tantas omissões, confusões e inverdades que ale a pena esclarecer:
    O CETA foi discutido em plenário da AR não uma vez mas três: em 12 de Janeiro de 2017 e ainda em Março e Setembro deste mesmo ano.
    No processo de debate em duas comissões – a de Negócios Estrangeiros e de Assuntos Europeus – por iniciativa do PCP foram obtidos pareceres de múltiplas entidades relacionadas com a temática em causa.
    O PCP promoveu ainda em 31 de Março uma audição pública largamente participada e fez uma declaração política em plenário sobre o tema em 5 de Abril de 2017.
    Rui Tavares ignora olimpicamente dois factos essenciais e cruciais : o primeiro é que a AR não tem poderes para alterarum tratado internacional de carácter multilateral como o CETA; o segundo é que a abertura de qualquer espaço para forçar o Governo a negociar ou obter concessões da UE dependia necessariamente da sua não ratificação ou ameaça de não ratificação pela AR, hipótese que ficou logo arrumada em 12 de Janeiro com os votos do PS, PSD e CDS, com a oposição do PCP, do PEV, do BE e do PAN.
    Como o próprio Rui Tavares acaba por reconhecer o «êxito» da Valónia resume-se a ter levado o governo belga a apresentar uma queixa no Tribunal de Justiça, o que é manifestamente pouco tendo em conta que o CETA tem a particularidade de ser considerado um tratado «misto» em que 90% das suas disposições já entraram em vigor.
    A modos de conclusão, teria sido mais sério e mais justo que Rui Tavares, em vez de fustigar uma alegada «negligência» da AR, fustigasse sim a fidelidade do PS, do PSD e do CDS ao CETA tal como ele está.”

    https://otempodascerejas2.blogspot.pt/

  5. 99% não sabe a ponta dum corno! says:

    Se perguntarem qual a equipa do Jasus ou do Vitória que vai jogar com o “mija na escada” no próximo sábado, tá bem!
    Agora o CETA!

  6. ISTO PARECE UM PROGRAMA DO TRUMP, CONTRA O CETA que estava mais que aprovado, um pais não pode rasgar os seus contratos, ou acordos. se assim fosse estaríamos numa republica das bananas.

    • Ana Moreno says:

      A ignorância a falar. O CETA não estava, e ainda não está, aprovado. É questão de se informar, antes de mandar palpites para o ar, como o Trump.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s