Passos Coelho apanhado no caso Vistos Gold*

Este texto – e em particular o seu título – foi inspirado numa peça da CMTV, na qual o órgão de comunicação social mais desonesto e ridículo do panorama jornalístico nacional afirma que “Costa promove jantar no Panteão”. Uma primeira leitura poderá induzir o leitor no erro de achar, dada a utilização do presente do verbo “promover”, que o primeiro-ministro se encontra actualmente em diligências para a organização de um evento no Panteão Nacional, apesar da polémica gerada pelo jantar de encerramento da Web Summit, que as suas declarações vieram incendiar ainda mais.

Contudo, uma leitura mais atenta permitir-nos-á perceber que, afinal, tal jantar aconteceu em 2013, quando Costa era ainda presidente da CM de Lisboa. Eis a contradição de Costa, exposta em todo o seu esplendor, revelando a desonestidade do agora primeiro-ministro. Eis o absoluto desplante, de um tipo que classificou o jantar da Web Summit como “indigno”, mas que afinal cometeu a indignidade, ele próprio, por sua iniciativa, de organizar um jantar no mesmo Panteão. Demissão, já!

Para a coisa ficar ainda mais credível, um conjunto de profissionais do spin, próximos da Caranguejola, entre os quais destaco o chefe da guarda pretoriana virtual do Passismo, Paulo Gorjão, e uma senhora que gosta de Estados magros, mas que volta e meia me leva uns trocos em impostos para fazer umas cenas de qualidade de duvidosa na TV pública, Helena Matos, fizeram uso da manchete da CMTV para dar largas à sua indignação. O que eles não explicaram, certamente por esquecimento, foi que o jantar foi na verdade promovido pela Associação de Turismo de Lisboa, à qual Costa presidia por inerência, é certo, apesar de não ter tido qualquer interferência na decisão, por motivos óbvios demais para perder tempo a explica-los.

Por esta ordem de ideias, se Costa é responsável pela decisão de um organismo sob tutela de um tipo que, por sua vez, reportava ao então autarca, poder-se-á afirmar, com a mesma substância com que se afirma que António Costa promoveu um jantar no Panteão, que Pedro Passos Coelho promoveu trafulhices no IRN e no caso Vistos Gold, um caso que, apesar de envolver gente muito influente e poderosa, teima em não conseguir uma cobertura mediática digna das personalidades envolvidas. Pelo contrário. Nem uma fugazita de informação ou uma violação do segredo de justiça para inglês ver!

Sim, eu sei que o argumento é estúpido, que não tem pés nem cabeça. Mas foi mais ou menos isto que a CMTV afirmou, secundada por este coro de distintos mestres do spin. E a parte mais estúpida de tudo isto é que, sempre que Costa mete as mãos pelos pés em grande, como foi o caso Panteão Nacional/Web Summit, lá aparece um passista indignado a fazer estas figuras, para garantir que não nos esquecemos que a alternativa que nos resta é levar com esta malta outra vez.

* Trata-se de um fake título, em homenagem à peça da CMTV

Comments

  1. José Feliciano Cunha de Sotto Mayor says:

    paulo gorjão. ficámos a conhecer melhor a peça. ele que fale do caso tecnoforma e da dualidade de critérios da procuradora.

    um nojo, esta gente.

  2. A preocupação do Costa não é com o uso do Panteão, a preocupação do Costa é com os indignados do Facebook, indignados que dificilmente sabem o nome de alguma personalidade que lá esteja sepultada, tirando a Amália e o Eusébio. O Panteão é usado para estes eventos desde 2002, muito antes da regulamentação do Passos, recentemente foi usado pela NAV (empresa pública), esses eventos não foram indignos e ofensivos? O jantar promovido ou organizado pela ATL, teve a presença do Costa, ou não? Não foi indigno e ofensivo?

  3. JgMenos says:

    Toda a palhaçada de quem não tem altura para sair do patamar do diz que diz.
    Quando um chefe de governo tem um pé na chinela e outro no partido, só pode dar merda.

    • E por isso que o teu dono já não é chefe de governo. Deu merda!

    • José Peralta says:

      Ah ! “menos” ! Apanhei-te !

      Agora percebo porque o teu idolatrado aldrabão-mór coelho, e a sua quadrilha, só espalharam MERDA durante quatro anos e meio !

      Mas em vez de ter “um pé na chinela e o outro no partido ” (o partido todo em cacos, como muito bem sabes…) o canalha…sentou o cú numa ventoinha…

      Obrigadinho pelo teu “esclarecimento” !

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading