Lula

Pouco percebo de política brasileira, pelo que me limito a citar duas evidências e a tirar uma ilação.

Parece que Lula foi condenado por corrupção devido a um apartamento no valor de cerca de 2.2 milhões de reais (531 mil euros). Por outro lado, Temer foi formalmente acusado pela Procuradoria-geral da República em Junho, tendo, no entanto, escapado ao julgamento devido à Câmara dos Deputados não o ter autorizado. Apesar das provas claras.

Dilma afirmou ontem que Lula estava a ser alvo de “perseguição política”. Penso que a declaração não é exacta. O ex-presidente do Brasil está a ser objecto de excepção política, num país onde a corrupção é lei. Concluo que a justiça é um instrumento político no Brasil, muito ao contrário do título sonante da Folha de S. Paulo, “Julgamento de Lula mostra que ninguém está acima da lei, diz jornal britânico“.

Comments

  1. Bento Caeiro says:

    A justiça, quer no Brasil, quer em Espanha, quer em Portugal, ainda em outro lado qualquer – como é fácil de observar – não se cansa de apregoar que todos são iguais perante a lei, contudo como a mesma, mais do que cega é cegueta, faz de conta que não se apercebe que uns são mais iguais do que outros. Assim sendo e procedendo, mais não faz que o jogo político, sendo mesmo instrumento de uns – os mais iguais – em detrimento de outros.

    • Manuel Lopes says:

      Faz o jogo político-financeiro, diria eu. O interesse económico dos poderosos, eventualmente mascarado de político. A política tem as costas muito largas, e uma carapaça extremamente opaca.

  2. Ainda devo perceber menos de política brasileira, mas fico fascinado por saber que os políticos lá, são como os jogadores da bola cá. Têm empresários e cláusulas de rescisão. Hoje podem estar a defender os colégios privados no CDS, amanhã podem estar a defender a escola pública gratuita e de qualidade no BE. É tudo uma questão de quem pagar mais.

    Sobre o caso Lula, rapidamente percebi o que se estava a passar quando visualizei este vídeo. Acho que explica tudo muito bem:

  3. JgMenos says:

    Quando o Temer sair do poder veremos como actua a justiça brasileira.

  4. Luís Neves says:

    Não parece que seja só isso. A defesa alega que ele foi condenado sem provas.

  5. esteves, ayres says:

    Tanta pressa para encarcerar Lula e destituir Dilma!!! E então não há pressa para encarcerar mais ninguém, incluindo o arquicorrupto Temer?!

    • Jovem Sexagenário says:

      Prender por corrupção alguém que tem cara e pinta de padrinho da máfia? como se diz em brasileiro, esse aí é quem manda.

    • j. manuel cordeiro says:

      Para o corrupto Temer não se ouvem agora as vozes dos justiceiros do impeachment de Dilma. Que conveniente.

  6. José Gabriel Oliveira. says:

    A justiça Brasileira como a de muitos países do mundo,é uma ofensa á verdadeira justiça, que dúvidas tenho que no mundo exista.Para fingir justiça e dar credibilidade aos países soberanos condenam-.se os mais fracos para se dar a imagem que há uma justiça, que não passa de uns serviços podres, corruptos e até criminosos.Porque justiça que não é justa é criminosa e devia ser julgada.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.