Super Segunda Liga

A quatro jornadas do fim, na super segunda liga, ainda há cinco equipas na luta pela promoção. No fundo da tabela algo parecido se passa para evitar a despromoção. Trata-se de uma das ligas mais competitivas de que tenho memória, que merecia da parte dos media outra atenção. O título não deve escapar Estoril, o Vizela, pelo futebol que pratica e pela vantagem de três pontos face à concorrência, está bem lançado para ser David entre Golias no próximo ano, sendo que entre Académica, Feirense, Arouca e Chaves, uma destas equipas medirá forças com a equipa que da primeira liga fique no lugar do playoff.

A Briosa, por quem os meus sinos dobram, fez uma belíssima época. Sendo uma das poucas equipas que no futebol profissional resistiu ao vendaval das SAD e do futebol moderno, conseguiu, fruto da humildade do seu treinador, Rui Borges, e da vontade dos seus atletas, estar na luta até ao fim e quem sabe, improvavelmente, ser feliz. O Vizela, que tinha chegado esta época dos escalões não profissionais, além de apresentar o futebol mais vistoso, está prestes a conseguir uma façanha rara num futebol cada vez mais manietado pelo dinheiro e não pela arte do jogo.

Feirense, Chaves e Arouca, as três equipas que mais investiram para voltar à primeira liga, arriscam-se a morrer na praia, embora o Arouca, diferentemente de Feirense e Chaves, tem o mérito de ter vindo, tal como o Vizela, do escalão não profissional.

Em todo o caso, quem goste de futebol e tenha passado ao lado da época deste escalão, não deixe de ver o que falta até acabar o campeonato. Cada jogo das quatro finais serão um autêntico épico cinematográfico, com sangue, suor e muitas lágrimas, de alegria e de tristeza, que infelizmente não terão o merecido espetáculo nas bancadas.

Como em tantas áreas da nossa sociedade o futebol precisa, também ele, do seu 25 de Abril, mas a segunda liga é a que mais se aproxima do verão quente que nos anima a esperança revolucionária.

Comments

  1. Júlio Rolo Santos says:

    ACADÉMICA SEMPRE mas ainda não será desta que irá subir de divisão, a menos que se deixem de borgas que é o que lhes dá mais prazer.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.