A este hipócrita que a culpa é do seu amigo Putin. Ou já se esqueceu de quem andou a financiar a extrema direita europeia?

Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
A este hipócrita que a culpa é do seu amigo Putin. Ou já se esqueceu de quem andou a financiar a extrema direita europeia?
A extrema-direita, querendo apresentar-se como antissistema, teima em ser o seu pior reflexo. Basta ver o caso de André Ventura, que passa a vida com o sistema na boca, mas também no bolso. Ou no bolso dele, do sistema. Do SL Benfica à CMTV, passando pela elite de milionários com quem se reúne e junto […]
Debate político entre Aventadores. A Esquerda, a Direita, e não só.
A actualidade em análise com as opiniões dos participantes no Aventar sobre a actualidade.
Debate sobre política, sociedade, actualidade, entre outros.
As músicas escolhidas pelos participantes do Aventar com espaço para entrevistas e apresentação de novas bandas, tendências e sonoridades.
Aqui reinam as palavras. Em prosa ou poesia. A obra e os autores.
Vai-se a ver o Rendeiro foi morto numa “operação militar”.
Morrer num 13 de Maio é prenúncio de santidade. O meu oligarca é melhor que o teu!
Se abortar e fumar são direitos equiparáveis, então vou já à estação de serviço comprar três volumes de aborto.
Sérgio Conceição não quer *distrações. Contra tudo e contra todos.
Premiar a música portuguesa no Dia da Língua Portuguesa é ‘Top’
Disse alguém nos Prémios da Música Portuguesa.
Mais um oligarca russo que morreu. Andrei Krukovsky, diretor-geral do resort de ski de Krasnaya Polyana gerido pela Gazprom, morreu aos 37 anos após cair de um penhasco em Sochi. Circunstâncias do acidente ainda não são conhecidas.
Quem foi o comandante que abandonou o barco do Governo no mar das autárquicas?
implica a ilegitimidade do projeto. O Acordo Ortográfico de 1990, efectivamente, não existe.
Pode assistir em directo aqui à intervenção do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky via ARTV, o canal do Parlamento.
O respeitinho é muito bonito.
Paulo Núncio acha que o novo imposto sobre empresas com lucros “aleatórios e inesperados” corresponderá ao primeiro grande erro da nova governação socialista. Arre, Núncio, já ouviste falar da função de distribuição?
São a favor do cheque-ensino, querem introduzir o cheque-saúde, mas dizem que são contra a ideia liberal que o PS teve: o cheque-combustível. “Muita burocracia”, dizem.
Na verdade, não são contra. A Iniciativa Liberal só ficou chateada porque o Partido Socialista teve uma ideia liberal muito mais rápido que eles. Mas há que ver pelo lado racional: antes de existir IL, já o PS se tinha rendido ao neo-liberalismo.
A crónica de Daniel Oliveira na TSF é um excelente exercício que merece ser lido ou ouvido. Não estamos imunes a igual desfecho.
“Vladimir Putin terá de ser julgado por crimes de guerra, é inequívoco. Mas se quisermos fazer uma análise independente, realmente independente, então teremos de dizer que também George W. Bush terá de ser julgado por crimes de guerra, Tony Blair, etc, por causa da guerra no Iraque… e até em Portugal haverá quem possa ser julgado, por colaboração com os EUA.”
Anabela Alves, especialista em Direito Internacional, foi a primeira advogada a participar em julgamentos de crime de guerra no TPI, em entrevista ao Jornal de Notícias.
Então o Ventura leva um puxão de orelhas na Assembleia da República, e Rui Rio não teve o cuidado de suavizar a coisa?!
Pois é!
Quem tem de acordar é ele!
Os comprimidos “LePenin” puseram-no em coma. Ele é que ainda não deu por isso.
Mas o Quarto Pastorinho vai ter boas notícias.
Acabo de ouvir Poiares Maduro revelar, na crónica que faz na TSF, que as transferências da UE para a Rússia aumentaram desde o início da guerra.
Devem estar a aproveitar os saldos do gás.
E como é que pagarão? Pois, em notas pelo correio. Quando a despesa é maior há colunas de mulas a partir da Bielorrússia. Ou aproveitam os camelos da “Nova Rota da Seda”.
Aquela coisa de deligar o SWIFT é mesmo uma bomba atómica! Oxalá é que o gás não se torne radioativo. Era chato!
A culpa de o preço do gasóleo aumentar não é de Putin. É dos mercados.
Ventura é um hipócrita, mas Rui Rio segue-lhe as pisadas.
Aliás já durante a pandemia me habituei a ver os dirigentes do PSD, nomeadamente o seu líder a ir a reboque dos acontecimentos.
Os impostos sobre os combustíveis estão altos, mas não é de agora. Sempre estiveram altos. Durante a campanha eleitoral ainda pensei que Rio falasse no tema, tentando demonstrar que o governo sempre abusou deste imposto, mas não, remeteu-se ao silêncio, preferindo o discurso dos impostos sobre as empresas e a privatização da TAP.
Em relação ao assunto da Ucrânia Rio navega em águas turvas. Na segunda é contra as sanções, na terça talvez, e na quarta, haja sanções em toda a linha.
Quanto ao diálogo com Putin, já deveria ter percebido que a existir esse diálogo era antes. Muito antes. Agora é tarde. Uma vez que o homem está completamente empenhado em deixar um rasto de destruição maciça sobre a Ucrânia, para que sirva de lição aos vizinhos. Ou não conhecêssemos nos os russos. Alguns não conhecem, não. Infelizmente.
A História da II Guerra Mundial foi sempre contada pelos ocidentais, daí nunca termos percebido a Rússia. Se tivessem ouvido e lido aquilo que os russos foram fazendo aos alemães na frente oriental, nos últimos meses que precederam o fim da guerra, ficariam mais esclarecidos sobre o “modus operandi”desta gente.
“Essa gente”, pá? Precisamos de espaço vital de segurança, ou assim? E que dizer de alemães e japoneses, então? E lavamos as mentes brilhantes do bombardeamento terrorista (nomenclatura deles)?
Não ponho as mãos no fogo que qualquer um a passar anos a levar com os nazis com vontade de extermínio não lhe apetecesse o mesmo, por muito horrível que seja. Por muito menos os nossos amigos tinham campos de internamento do bem.
Rui Naldinho
aquilo que os russos foram fazendo aos alemães na frente oriental, nos últimos meses que precederam o fim da guerra
Fizeram muito mal, é verdade. Mas é compreensível: os alemães no princípio da guerra tinham feito aos russos muitíssimo pior.
No princípio da guerra os alemães fizeram centenas de milhares de prisioneiros russos. Mataram à fome a imensa maior parte deles. Pelo contrário, a maior parte dos alemães feitos prisioneiros pela URSS acabou por regressar à Alemanha viva.
Tudo tretas para esquecer o óbvio:
A desbunda abrilesca que a UE vem disfarçando com dádivas de milhares de milhões, terá consequências assim haja uma crise europeia significativa.
Pois é!
Não iremos chegar ao fim do século sem que aconteça uma coisa dessas.
A reputação de Grande Astrólogo de Vosselência não está em causa. Esteja descansado.
Chama.se moeda única filho; as transferências não são opcionais Como, de resto, sabem, porque não pedem que parem quando é a Catalunha ou a Califórnia, ou quando o receptor é a Madeira.