Habitamos um planeta activo: sismos ocorrem todos os dias

Já aqui foi dito que pequenos sismos ocorrem todos os dias e que a probabilidade de tal acontecer aumenta na proporção inversa da magnitude do sismo – quanto menor for a magnitude considerada, maior será a probabilidade de ocorrência e vice-versa. Confirme isso mesmo no site do Instituto de Meteorologia, onde pode visualizar a actividade sísmica quer em Portugal, quer no mundo. Conheça ainda a rede sísmica nacional e veja os últimos comunicados emitidos pelo IM sobre ocorrências em território português.

Instituto de Metereologia

 

 Segundo defende a generalidade dos sismólogos, esta actividade sísmica é benéfica, na medida em que permite a libertação gradual de energia que, de outro modo, se libertaria de uma única vez provocando, então sim, sismos de magnitude superior. 

Comments


  1. Como é que se pode acreditar no gajo que fez o mapa, se ele ele nem sabe escrever meteorologia, e pespega lá metereologia: Até parece um locutor!

  2. Pedro says:

    Adão, observei o mapa mas não vislumbro a palavra “metereologia”. Assim como assim, a responsabilidade do mapa é do Instituto de Meteorologia.

  3. Frederico Mendes Paula says:
  4. Frederico Mendes Paula says:
  5. Pedro says:

    Muito bons estes links do Frederico M. Paula. Percorram os mapas com o rato, especialmente nos dois últimos links. O último, não tratando especialmente de sismos, dá uma ideia de uma certa “respiração” do planeta. Obrigado, Frederico.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.