Habitamos um planeta activo: sismos ocorrem todos os dias

Já aqui foi dito que pequenos sismos ocorrem todos os dias e que a probabilidade de tal acontecer aumenta na proporção inversa da magnitude do sismo – quanto menor for a magnitude considerada, maior será a probabilidade de ocorrência e vice-versa. Confirme isso mesmo no site do Instituto de Meteorologia, onde pode visualizar a actividade sísmica quer em Portugal, quer no mundo. Conheça ainda a rede sísmica nacional e veja os últimos comunicados emitidos pelo IM sobre ocorrências em território português.

Instituto de Metereologia

 

 Segundo defende a generalidade dos sismólogos, esta actividade sísmica é benéfica, na medida em que permite a libertação gradual de energia que, de outro modo, se libertaria de uma única vez provocando, então sim, sismos de magnitude superior. 

Comments


  1. Como é que se pode acreditar no gajo que fez o mapa, se ele ele nem sabe escrever meteorologia, e pespega lá metereologia: Até parece um locutor!

  2. Pedro says:

    Adão, observei o mapa mas não vislumbro a palavra “metereologia”. Assim como assim, a responsabilidade do mapa é do Instituto de Meteorologia.

  3. Frederico Mendes Paula says:
  4. Frederico Mendes Paula says:
  5. Pedro says:

    Muito bons estes links do Frederico M. Paula. Percorram os mapas com o rato, especialmente nos dois últimos links. O último, não tratando especialmente de sismos, dá uma ideia de uma certa “respiração” do planeta. Obrigado, Frederico.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.