Como cai um governo?

Sam Chinkes, solista de trombone tocandoPodia fazer um exercício simples, de google na mão, inventariar quem andou  a pedir a demissão do anterior governo, inclusive na rua,  e agora proclama que os mandatos se levam até ao fim. Pode ficar para outro dia, temos tempo.

Fiquemos pela forma. Proclamam que o governo não pode cair porque os governos constitucionalmente não podem cair na rua (esta recorda-me sempre o Marcello Caetano a pedir o Spínola para se render), o presidente que não se atreva e a maioria parlamentar é estável.

Anticonstitucionalissimamente  (ena, consegui usar esta palavra mítica) ou não, pergunto que faz um primeiro-ministro, que fazem os deputados e que faz um presidente da República quando episódios do caso Tecnoforma vão brotando, qual romance de uma vida, prometendo um final nada feliz.

A PGR não investiga, não há crime, por enquanto. Acreditar que será sempre assim quando as personagens principais do enredo se chamam Passos Coelho e Miguel Relvas parece-me muito ingénuo. E se alguém dá com a boca no trombone?  Muito mais fácil de acontecer no PSD que no PS, que a omertà não é para todos.

Desenho: Sam Chinkes

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.