Aulas assistidas? Este ano, não!

Caríssimo Professor, se anda atrás do Excelente, sugiro que termine a leitura do post agora mesmo. Se é, como eu, dos que está farto destas amostras de avaliação que os Governos, uns atrás dos outros, teimam em tentar implementar então faça o favor de continuar.

E vamos começar pelo fim, só para facilitar a leitura.

O SPN e a FENPROF tinham já, nos respectivos sites, respondido às questões sobre avaliação. O MEC  decidiu copiar o modelo e divulgou há dias um conjunto de esclarecimentos onde podemos encontrar esta questão respondida de forma muito clara:

Questão 6. Quem deve apresentar requerimento com vista à observação de aulas no ano  letivo de 2012/2013?
Devem apresentar requerimento com vista à observação externa de aulas no corrente ano letivo:
i) Os docentes de carreira posicionados no 2.º e 4.º escalões que completem o  tempo de serviço de permanência no escalão entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de  agosto de 2015, desde que optem por realizar a observação externa de aulas no corrente ano lectivo e não pretendam recuperar a classificação da observação de aulas obtida em modelos de avaliação do desempenho anteriores;

Assim sendo, há duas coisas que são certas:

– os contratados não podem ter aulas assistidas;

– só os docentes dos 2º e 4º escalões estão obrigados a ter aulas assistidas.

Logo, a pergunta coloca-se apenas para quem está no 2º e no 4º – tenho que requerer aulas assistidas este ano lectivo? Sim e não. Explicando:

1 – Dois últimos anos:

 “A observação de aulas corresponde a um período de 180 minutos, distribuído por, no mínimo, dois momentos distintos, num dos dois últimos anos escolares anteriores ao fim de cada ciclo de avaliação do docente integrado na carreira.”

As aulas assistidas só podem existir num dos dois (de 4) últimos anos do escalão – com as carreiras congeladas, o melhor que nos pode acontecer é descongelar em Janeiro de 2014, o que sabemos, não irá acontecer.

De acordo com a Lei o processo deverá estar concluído no ano lectivo anterior ao da mudança de escalão – quem muda entre Janeiro e Agosto de 2014, em teoria, está agora no ano lectivo anterior. Esses colegas e apenas esses teriam que pedir aulas assistidas este ano. Mas será que acreditam mesmo que as progressões vão descongelar em Janeiro de 2014?

2- Usar as aulas do modelo anterior

Voltando ao ponto anterior podemos facilmente perceber que só um grupo muito concreto de docentes e acreditando no descongelamento da carreira, teria que pedir aulas assistidas este ano.

E escrevo teria porque há mais dois pontos a considerar:

– a legislação, artigo 30º (Normas finais e transitórias), ponto 2, refere:

“A classificação atribuída na observação de aulas de acordo com modelos de avaliação do desempenho docente anteriores à data de entrada em vigor do presente diploma pode ser recuperado pelo avaliado, para efeitos do disposto nas alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo 18.º, no primeiro ciclo de avaliação nos termos do regime estabelecido pelo presente diploma.”

Ou seja, quem já teve aulas assistidas nos últimos anos, está dispensado de o fazer agora, no decurso do 1º ciclo de avaliação – assim, a classificação que teve (1-10) nas suas aulas assistidas pode agora ser usado na dimensão Científica e Pedagógica.

– na nota informativa da DGAE, no seu último ponto podemos ler uma pérola e que é a demonstração clara de como se governa em Portugal:

“Reunidas legalmente as condições para a progressão na carreira, e uma vez completada a avaliação, esta reportar-se-á à data em que o docente reuniu o requisito de tempo de serviço para o efeito, com efeito retroativo a essa data se a tal houver lugar.”

Ainda há dúvidas?

Vamos manter a calma e deixar isso das aulas assistidas para um dia destes.

Comments

  1. maria celeste d'oliveira ramos says:

    O país entrou no caos e no controle de tudo e não controla nada – os ladrões e incapazes
    só sabe despedir FP e fazer CORTES – e trazer mais miséria e pessoas que têm dramas psíquicos
    isto não é um país onde se viva – mas muitos morrem sem se dar por isso e se enlouquece
    não é um país
    é uma cotada de imbecis que governamDES-goverrnam-IMBECIS e sem esperança senão a de se emigrar cada vez mais e como NUNCA e ficarão apenas os VELHOS
    RTP1-Perda de poder de compra mais alta da europa – poder de compra é agora 74% da média europeia- em 19% lugar estamos – mas cada português deita fora 98 kilos de comida por ano- DESPERDÍCIO é de 98 kilos/ano – embora seja 3 vezes menos que a média europeia – 1 milhão de tonaladas de comida que se perde – são parvalhões os que falam asssim pois que há coisas como fruta e vegetais que depois de 2 dias no frigorífico estão pôdres e azêdas e amarelas porque a agroquímica LIXOU os produtos frescos- falam nos erros do consumidpr mas não dos intermediários pois não há venda directa produtor-consumidos
    Acabei de comprfar uma caixinha de morangos (não é época de morangos que é só maio-junho – serão estrangeriros ou frigorificados e deitei fora 1/3 de cada um brancos, duris que nem um corno, sem perfume e sem sabor – eu sei o que são morangos – mas isto não são morangos – são lixo agroquímico e não há ASAE quando são necessárias nem Instituto de verificação de qualidade do que se importa – Dia 21 janeiro Barak Obama tomará posse do 2º mandato e haverá festa – mas há concertos de solidariedade – é do que se vive agora – até que haja da parte de alguns – para as pessoas vitimas do furacão Sandy

  2. Isabel Moura says:

    Então um professor contratado não pode ter “excelente”? Pois em oferta de escola, algumas escola colocaram como critério de selecção a avaliação, sendo atribuída mais ou menos pontuação aos colegas em função da nota obtida na avaliação. Então em que é ficamos? Sempre me estive a borrofar para a avaliação (como costumo dizer) é sempre o documento mais ordinário que me sai das mãos em cada ano lectivo. No entanto, tendo em conta o que constatei nestas ofertas de escola, este ano decidi solicitar aulas assistidas… e não posso?!

  3. Ana B. says:

    Digam todos NÃO às AULAS ASSISTIDAS.Afinal já todos, para chegarem onde chegaram fizeram todos percursos iguais/semelhantes. Quem é quem para AVALIAR???Oiço coisas q. são de GRITOS!! Imbecilidade.Uns é pk até lhes pagam ao km….

  4. Judite says:

    Na minha escola, estão a aconselhar que se peça agora as aulas assistidas, para o próximo ano letivo… Isto é mesmo uma palhaçada: se está tudo congelado, para quê perder tempo? Estou no 4º escalão e dizem-me que sou obrigada a avançar para as aulas assistidas, quer queira quer não…

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading