Vasco Graça Moura

vasco
Em Portugal, é habitual fazer homenagens aos mortos. A quem se tecem grandes elogios. Mesmo os seus adversários, nesse momento só têm palavras bonitas para deixar.
Não foi o caso de Vasco Graça Moura. Foi homenageado ainda em vida, com direito à presença de ex-presidentes da República e do presidente da Comissão Europeia. O tom foi o mesmo de sempre nestas circunstâncias e muitos falaram como se ele já tivesse morrido. Artur Santos Silva chegou mesmo a falar no passado.
Para ser sincero, devo dizer que não gosto de Vasco Graça Moura. Nunca gostei. Sobretudo naqueles anos áureos do cavaquismo, durante os quais era mais Papista do que o próprio Papa, prestou um mau serviço à democracia portuguesa. Quanto à obra literária, não a conheço o suficiente para poder pronunciar-me. Como ser humano, obviamente lamento muito.

Nota: Reconheço que este post, escrito nesta altura, não será muito simpático. Mas esperem só até ouvirem Mário Soares, daqui a uns tempos, a fazer o seu elogio.

Comments

  1. sinaizdefumo says:

    Enigmática, a frase “Como ser humano, obviamente lamento muito” quer dzer que lamenta o quê? Qu’ele tenha sido homenageado? Ou morreu e eu inda num sei…


  2. VGM escreveu o Poema-Testemunho em 2001 em guardanapos de papel a bordo do Alfa de regresso do Porto, e no qual mostra bem a sua linguagem escatológico usada contra os seus rivais:
    “… e aos inimigos (pura perda/ de tempo ouvi-los a rugir-me)/ a esses deito toda a merda/ com que quiseram atingir-me/ e ao deixa-la digo a rir-me/ comeia toda a cru/ que a digestão vos seja firme/ e ao fim lambei o próprio cu/…”(Que eu sempre fui bom cavaquista/ nem é preciso repeti-lo)” — gabava-se o tradutor de Dante.
    Ler mais aqui: http://enxofrado.blogs.sapo.pt/2023/02/


  3. O homenageado é um dos muitos que vivem à sombra do orçamento desde que o dos 9 cantos dos Lusíadas chegou ao poder.
    No panteão vão ter que construir anexos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.