Isto é que vai uma cheia…

Eu ia para escrever aqui algumas considerações sobre as brutais cheias do Algarve e lembrar o que, nas últimas quatro décadas, foi estudado, dito e escrito sobre as barbaridades a que estava sujeito o pobre Algarve no seu processo de “desenvolvimento” urbanístico – confundido, geralmente, com desenvolvimento turístico – bem como a total ausência de estratégias de controlo e aproveitamento das linhas de água da região. Afinal, perante a grandeza das explicações do nosso novo ministro da administração interna, o Senhor Professor Calvão da Silva, calo-me e reduzo-me à minha humilde ignorância. É que sobre origens demoníacas dos fenómenos meteorológicos e da relação dos níveis de pluviosidade com os humores de Deus, nada sei. Mas, depois de ouvir as ministeriais explicações – de uma profundidade comparável às das águas que inundaram Albufeira – fiquei a saber que, com o novo governo, estamos nas mãos da divina providência. Porém eu, modestamente, que nessas transcendências não sou versado, limito-me a esperar que os augúrios que se adivinham venham a ser confirmados no dia 10. Depois disso, não posso garantir, como o santo governante, que Deus arranjará para os ex-ministros “um lugar adequado”. Mas alguém, seguramente, tratará disso, como é costume…

Comments

  1. ZE LOPES says:

    Ó José Gabriel! Ataca-se assim um homem que acaba de prestar um elevado serviço ao país, se não a toda a Humanidade, ao anunciar que existe um seguro contra riscos provocados por Satanás? Francamente!

  2. Ana A. says:

    Esta gente pensa que está a falar para o Portugal de 1917…e o povo são “pastorinhos”!

  3. Rui Moringa says:

    Valha-o Deus.
    Mas porque não huve ninguém que lhe dissesse para nãose meter nisso, de ser ministro?!
    Parece ser um professor competente e por que se meteu na política ministerial!?
    O poder é uma coisa f****a.

    • Helder P. says:

      Pelo discurso moralista, só se fosse professor de Teologia.
      Sermão de Pe.Calvão da Silva aos portugueses que vivem acima das suas possibilidades (mas abaixo da linha de água).
      Vi a “homilia” de Calvão da Silva e lembrei-me de como se fala que a Protecção Civil, o conceito de que o Estado tem o papel de proteger os cidadãos, começou com o Marquês de Pombal após o terramoto de 1755. Já na altura, os “Calvões da Silva”, proclamavam que se tratava de humores divinos e penitência pelos nossos pecados.
      Só mesmo em Portugal é que a direita em pleno ano da graça do Senhor de 2015, continua a ter tais múmias de pensamento obscurantista.
      Eu vejo políticos conservadores por essa Europa fora, mas não vejo muitos que ainda habitem no século XVIII. Mas também estamos a falar do país que teve no século XX uma ditadura cujo ideário era regredir à glória da Idade Média, vulgo, integralismo lusitano.

  4. Carvalho says:

    De onde saiu esta aberração ministerial?
    A que caixote do lixo da inteligência foi o PSD buscar esta coisa abjecta e repugnante? Se metesse a religiãozinha onde o Sol nunca se põe…

  5. Deixem lá o “homem”, ele é sacristão nas horas vagas… digo eu!
    É pena ser ministro tão pouco tempo. Teríamos material para o anedotário nacional durante muito tempo.
    Mas onde é que o laparoto vai desencantar estas abéculas ?

  6. Santiago says:

    O Cardeal Cerejeira está cada vez mais novo, só não sabia que já tinha chegado a ministro…

  7. Disse Constança Cunha e Sá :
    “Temos um ministro que tanto depressa nos aparece como pregador como agente de seguros. Só faltou falar na arca de Noé”.
    Vê-se que saiu do fundo do tacho do PSD. Aparece-nos um pregador no meio das cheias e angariador de seguros.”

    • joão lopes says:

      isso mesmo:é mesmo um pregador envangelico.tenham medo,muito medo…se não ainda acabam pendurados numa arvore,no Texas.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading