Realmente, não vos escapa uma!

Com que então os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP vão propor à Assembleia da República, para ser discutido hoje e votado amanhã, um Projecto de Resolução que visa, entre outros, “Reforçar que Portugal irá fortalecer o laço transatlântico na sua dimensão bilateral com os Estados Unidos da América, nomeadamente o acompanhamento da parceria transatlântica de comércio e investimento, em particular no que se refere à conclusão do TTIP, atualmente em negociação entre a União Europeia e os Estados Unidos da América, defendendo o interesse nacional e europeu”…

  • Então agora é que se lembraram disso, depois de nem terem tocado no assunto durante a campanha eleitoral? Ora confessem lá à vontade, porque já é óbvio: a ideia é exibir a diferença de posição do PS em relação à do PCP e BE, certo? Olha que bem apanhada!
  • E, por acaso, conhecem o texto que está a ser negociado, para poderem votar algum apoio? E, nesse caso, conhecem como?, se ele é secreto? Também já têm a inspiração divina do vosso lado???
  • E por acaso já vos passou pela cabeça informar os cidadãos sobre as consequências de um acordo destinado a pôr de pantanas direitos laborais e dos consumidores, normas de saúde pública, protecções ambientais, privacidade e liberdade na NET, agricultura, etc.?
  • E a perda de soberania (ISDS, cooperação regulatória, …) que ele acarreta, tanto faz, em nome do agrado das multis, certo? Caso consigamos vir a ter um governo de esquerda – e já sabemos que estão a tentar impedi-lo por todos os meios e feitios – que pretenda aprovar legislação passível de pôr em risco os lucros de empresas que tenham investido no nosso país, por exemplo um aumento do salário mínimo, vocês já nem têm que se esforçar para o impedir porque a indemnização que podemos ter que pagar já é argumento mais que suficiente, não é? Que prático!

Não há dúvida, vocês estão mesmo atentos e decididos a segurar firmemente as rédeas para colocar o país em mãos alheias!

Comments

  1. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”
    Rui Barbosa

  2. Edgar Carneiro says:

    TTIP, ISDS?!
    Será verdade que, como terá acontecido no Egipto, uma grande empresa americana, instalada em Portugal, poderá processar o governo por aumentar o salário mínimo, por exemplo?
    Como é secreto, que mais terá?

    • Ana Moreno says:

      Olá Edgar, pode encontrar imensa informação aprofundada e actualizada no link da Plataforma Não ao TTIP: https://www.nao-ao-ttip.pt/ ; claro que só sabemos aquilo que se consegue obter através de fugas de informação, pois o texto em si é secreto (embora andem a tentar deitar-nos areia nos olhos publicando textos que são APENAS a posição da UE, não as posições negociadas com os EUA).
      A Plataforma portuguesa está integrada na iniciativa europeia STOP TTIP, da qual fazem parte 500 organizações de todo o cariz, e que reuniu mais de 3 milhões de assinaturas em 24 países europeus (https://stop-ttip.org/pt/?noredirect=pt_PT). É essencial conhecer as implicações destes tratados que pretendem facilitar a vida às multinacionais à custa dos direitos dos cidadãos. O assunto tem pano para mangas, por isso só posso encorajá-lo para a leitura!

  3. Não cabe na cabeça de ninguém, sem estar doente, assinar um acordo sem o ler primeiro. Sem informar a população do que se trata. Sem estudar esse acordo e ver rasteiras. Sem perceber o que está escondido em letras pequeninas. Sem estudar o que pode ter leituras diferentes. Depois, quando há secretismo, tentativas de não mostrar o jogo na totalidade, a solução é rejeitar totalmente esse acordo.

  4. vão propor para quando? parece que li que essa resolução foi aprovada??? asism mesmo com essa redacção que indica….

    • Ana Moreno says:

      pois é, tanto quanto sei a resolução foi aprovada ontem, com votos a favor de PSD e CDS, contra do PAN, PEV, PCP e BE e abstenção do PS… e assim vamos cantando e rindo… 🙁

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading