Marques Mendes apanhado a pedir favores em escutas relacionadas com o caso Vistos Gold

MM

Não é que estejamos perante uma grande novidade, o Diário de Notícias até chegou a censurar uma notícia sua que envolvia o pequeno grande barão do PSD e as ligações ao caso dos Vistos Gold, mais que muitas, eram já do conhecimento público.

Mas as recentes revelações do jornal Público levam esta história para um novo patamar, ao citar escutas em que Marques Mendes é apanhado a pedir favores ao antigo presidente do IRN e actual arguido do caso dos Vistos Gold, António Figueiredo. Pedidos com respostas tão sugestivas como “Podemos eventualmente ir pela via da discricionariedade”.

Segundo o Público, os favores pedidos por Marques Mendes a António Figueiredo visaram essencialmente acelerar a atribuição de pedidos de nacionalidade portuguesa, possivelmente relacionados com os inúmeros casos a cargo do escritório de advogados ao qual está ligado, ou apenas para facilitar a vida à sua teia de contactos. Uma das conversas terá sido mais ou menos assim:

Marques Mendes: Vou então enviar-lhe um “emailzinho” para “conseguir ver como é que se podia resolver o problema” de um casal que conheci em Moçambique. Ele (Salimo Adbulo) é “um tipo de grande prestígio”, “talvez o maior empresário de Moçambique” e presidente da Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa, com uma “fortíssima ligação a Portugal”, onde tem “negócios, casa e conta bancária

António Figueiredo: “Podemos eventualmente ir pela via da discricionariedade.

Marques Mendes: “Claro! Se for preciso falo com o António Pires de Lima.”

As escutas revelam outros favores pedidos por Marques Mendes a António Figueiredo, entre eles o acelerar do processo de obtenção de dupla-nacionalidade da nora do fundador do grupo brasileiro Pão de Açúcar e a resolução de um problema relacionado com o cartão de cidadã da filha de Marques Mendes, saltando os normais passos burocráticos a que o cidadão comum está habitualmente sujeito. Resta saber se e quando será investigado por tráfico de influências.

Foto: Marcos Borga@Expresso

Comments

  1. tekapa23 says:

    discricionariedade ? O que é isto ? Falem como as pessoas, porra !


    • Ask Google!

      • tekapa23 says:

        LOL. Apenas estou contra o uso da palavra.

        2. Discricionariedade
        Significado de Discricionariedade Por Roger Luiz dos Santos Pontes (MG) em 09-05-2008

        É uma pequena liberdade concedida aos administradores públicos, para agirem de acordo com o que julgam conveniente e oportuno diante de determinada situação, não pautadas em diretrizes particulares, mas orientados para a satisfação dos direitos coletivos e respeito aos direitos individuais.

Trackbacks


  1. […] Marques Mendes apanhado a pedir favores em escutas relacionadas com o caso Vistos Gold […]


  2. […] Marques Mendes apanhado a pedir favores em escutas relacionadas com o caso Vistos Gold […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.