Quiosque Regional, #2, O Notícias da Trofa


quiosque-regional_002

O Notícias da Trofa
Há 13 anos a contar histórias

Apresentação

No dia 12 de dezembro de 2002 foi publicada a edição zero do jornal, um quinzenário fundado por duas jovens irmãs de 20 e 25 anos. Numa pequena redação e apenas com dois computadores, um fax, um telefone e um pequeno scanner, trabalhavam apenas as duas, com o sonho de transformar O Notícias da Trofa o principal veículo de transmissão de informação da Trofa e da região, dirigido especialmente aos trofenses, e sob o lema “informação clara, isenta e sem tabus”.

Os anos foram passando e o quinzenário passou da pequena redação para as suas novas instalações, a periodicidade passou a ser semanal, em 2007, e de apenas duas pessoas passou a contar na sua equipa com seis funcionários a tempo inteiro e dois colaboradores permanentes. Mas a equipa é ainda constituída por cronistas e por colaboradores ocasionais que ajudam a fazer crescer este periódico.

Com o passar do tempo, nas páginas do nosso jornal temos dado a conhecer as histórias de cada trofense, de cada instituição, do concelho e da nossa região e apesar dos constrangimentos económicos vamos continuar a trabalhar ininterruptamente.

Mais recentemente, demos a conhecer a história da Helena Areal, que deixou tudo para ir ajudar os refugiados em Idomeni (Grécia), assunto que, mais tarde, a Rádio Renascença pegou. A Helena integrou a rubrica que alimentamos periodicamente e que é designada “Trofenses Fantásticos”. Nesta rubrica já demos a conhecer, de entre outras, a história de Nuno Silva, engenheiro aeroespacial na Agência Espacial Europeia (ESA), que lidera a missão ExoMars que tem como grande objetivo colocar um robô no solo do Marte, a de Vera Pereira, contrabaixista trofense que, à época, era a única portuguesa na londrina Royal Ballet Sinfonia e a do treinador Miguel Cardoso, que trabalha na Academia e na Equipa B do FC SHAKHTAR Donetsk.
No Ano Europeu do Voluntariado (2011) e fomos à procura de trofenses que dão de si sem receber nada em troca, partilhando uma história todos os meses.

O mesmo aconteceu no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo (2012),  em que demos publicamos testemunhos de quem não vê na idade um entrave para uma vida profissional, social e cívica ativa.

Em 2008, da nossa ambição nasceu a TrofaTv, a primeira webtv no país que fez um debate em direto entre candidatos nas eleições autárquicas. Aconteceu em 2009. Desde aí, este projeto de vídeo on demand tem somado sucessos atrás de sucessos, sendo já uma referência fora do concelho. A sua equipa mereceu, inclusive, a confiança de Siza Vieira na elaboração dos conteúdos de uma aplicação para Ipad onde estão expostos 150 peças únicas e esquissos do arquitecto.

E como parar é morrer não temos parado, nem mesmo para descansar das pancadas que, de quando em vez, alguns nos têm dado e que outros têm tentado. Ainda não há muito tempo, fomos confrontados com um ato de censura, que mereceu a reprovação do Sindicato de Jornalistas, numa altura em que muito se fala de liberdade de imprensa.

O Notícias da Trofa tem uma edição online diariamente atualizada, com notícias que saem na edição papel e com informações de última hora.

Última edição

onoticiasdatrofa
O Notícias da Trofa,
edição de 8 de Abril de 2016

Mamedense com exposição de pintura
Alguma da história e do património da Trofa estão plasmados na exposição de pintura que o artista de S. Mamede do coronado, Fernando Duarte, vai inaugurar no dia 9 de abril, na Casa da Cultura.No dia a dia, Fernando Duarte reserva os pincéis para dar cor às imagens de arte sacra que são esculpidas por Boaventura Matos. Mas nos tempos livres, são as telas que testemunham a veia artística do pintor. E o resultado pode agora ser visto na Casa da Cultura da Trofa, com a exposição “Luz e Sombra”, que apesar de ser inaugurada a 9 de abril, já pode ser apreciada. [Continuar a ler…]

Recolha do lixo dificultada por estacionamentos abusivos
Não é a primeira vez que montes de lixo se “plantam” nalguns pontos da Trofa e por lá ficam algum tempo, afetando a imagem da cidade e espalhando mau cheiro nas redondezas. O cenário que se tem repetido na Rua D. Pedro V, junto ao Centro Comercial da Vinha, não deixa os transeuntes indiferentes, que testemunham que o estacionamento indevido de automóveis nos locais onde se encontram os contentores impede o acesso dos funcionários da empresa de recolha, que não conseguem abrir as estruturas para proceder ao despejo dos resíduos. [Continuar a ler…]

Cientistas descobrem bactéria resistente a antibióticos no Rio Ave
Quatro estirpes de bactérias foram isoladas na água do Rio Ave, todas ‘Escherichia coli’, com grande capacidade de resistência aos antibióticos, incluindo aqueles que se usam exclusivamente nos hospitais para tratamento de infeções graves (carbapenemos), avisou hoje um cientista.
Em declarações à Lusa, via telefónica, o cientista Paulo Martins Costa, um dos membros da investigação desenvolvida em parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade de Friburgo na Suíça, afirmou que os genes responsáveis pelas resistências das bactérias descobertas “são idênticos aos identificados em bactérias isoladas em hospitais, como, por exemplo, a ‘Klebsiella pneumoniae’, no Hospital de Gaia. [Continuar a ler…]

Edição online e restantes artigos: O Notícias da Trofa

Bilhete de Identidade

Diretor: Hermano Martins (T.E.774) | hermano@onoticiasdatrofa.pt
E-mail: jornal@onoticiasdatrofa.pt
Sede e Redação: Rua das Aldeias de Cima, 280 r/c - 4785 - 699 Trofa
Telf. e Fax: 252 414 714
Propriedade: O Notícias da Trofa - Publicações Periódicas, Lda. NIF.: 506 529 002
Nº Exemplares impressos semanalmente : 5000
Ficha técnica completa

Nota do Aventar

Esta é a segunda edição do Quiosque Regional, uma iniciativa do Aventar destinada a divulgar a imprensa regional, incluindo a presente na diáspora. Pode usar o nosso formulário de contacto para sugerir o seu jornal regional de eleição. Teremos todo o gosto em o considerar para futura publicação.

A cada quinta-feira, teremos um jornal regional em destaque, realçando:

  • Uma apresentação do jornal;
  • Uma selecção de artigos, que podem continuara ser lidos no próprio jornal;
  • Dados objectivos do jornal.

Leitura adicional:

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s