Juventude Popular: ignorância ou manipulação da opinião pública?


JP

A fotomontagem é da autoria da Juventude Popular e, a meu ver, tem apenas duas justificações possíveis: ou foi elaborada por gente mesmo muito ignorante que não conhece a história do seu país ou, mais grave ainda, foi elaborada com o propósito de enganar e manipular a opinião pública.

A manipulação dos factos que levaram as intervenções externas em 77 e 83 é um clássico da propaganda da direita nacional, que procura lavar as mãos das suas responsabilidades nos dois primeiros resgates. O resgate de 1983 tem a particularidade de acontecer poucas semanas após a tomada de posse de um governo composto por PS e PSD, precedido de três anos e meio de governos de direita que incluíam o PSD, o CDS-PP e o PPM. E ainda que o governo eleito a 9 de Junho de 1983 fosse integralmente PS, seria estúpido ser-lhe atribuída a responsabilidade de um resgate que começou a ser negociado um mês e nove dias depois. Nem Sócrates conseguia arruinar um país em tão pouco tempo. Infelizmente, há quem ainda se preste a este papel. Vale tudo para subir a escada do partido e ser jota tem destas coisas.

Fotomontagem@Facebook Juventude Popular

Comments

  1. anónimo says:

    Já tivemos um vice Primeiro Ministro que era jornalista, fabricante de factos políticos, canalha irrevogável, e agora fez-se construtor civil para continuar a esbulhar o estado.
    Temos um Presidente da Republica que passava férias com o gatuno Ricardo Salgado, era comentador da TV, e agora continua a fazer palhaçadas para a câmara.
    O 4º poder promove-se, está na moda, e vende-se à extrema direita.

    Agora, essa canalha faz eco e amplia as lamurias da minoria rançosa que votou contra o BREXIT, cala a satisfação da maioria que votou a favor, e prossegue a campanha do medo contra o BREXIT.
    É este o respeito pela vontade dos cidadãos.
    É esta a democracia dos media e da extrema direita.
    É esta a Europa em que nos meteram, de olhos fechados, sem direito à informação, ao debate, e à palavra.
    É esta a Europa do embuste e dos gatunos.
    Por isso o BREXIT venceu no Reino Unido.

  2. Era de facto mais realista afirmar que foi o regime como um todo que nos condenou a todos esses resgates, em conjunto.

    • Qual regime todo! Alguns milhares facilmente identificáveis.

    • adeus passos says:

      haja alguém que diz a verdade. mas o que vemos é a direita sacudir a água do capote – como se outro primeiro-ministro qualquer, após a crise de 2008, conseguisse evitar o resgate. bom, talvez sócrates o evitasse se passos coelho não rejeitasse o PEC4 defendido por… merkel, com o pretexto de que não era preciso cortar em mais nada nem pedir mais sacrifícios aos portugueses.

  3. José Peralta says:

    A fotomontagem foi elaborada por gente muito ignorante que não conhece a História do seu País ? Ou foi elaborada com o propósito de enganar e manipular a opinião pública ? Eu não tenho quaisquer dúvidas, João Mendes ! São os putos industriados pelos “homenzinhos” e as “mulherzinhas” lá do Largo do Caldas, e a mentirem e a manipularem como eles e elas…

    E que bons “professores” lá têm ! cristas, portas, magalhães…

    Resultado : – Um cheiro indisfarçável e nauseabundo a fraldas !

  4. Não vejo porque tem de ser uma das duas. É uma jotinha de direita e tal como os amiguinhos do recreio da JSD são, por defeito, ignorantes. De outra forma não estavam na jotinha como é óbvio. E como também são demasiado burros para construir argumentos bem fundamentados e lógicos, tal como os amiguinhos de brincadeira, limitam-se a estas acções de demagogia popular baratuchas e infantis. Quando a “gerigonça” tomou o poder, estes broncos e a JSD tiraram à sorte. Ou outros não conseguem passar das comparações aos regimes de extrema esquerda soviéticos dos anos 60. A estes calhou-lhes isto na rifa. Simples. O que é que esperavam de meninos que precisam de 12 matrículas na Lusófona para acabar uma cadeira de Inglês nível I?

    • anónimo says:

      Essa canalha amarela, ignorante, e desonesta, nada vê para além do catecismo que o Paulo Portas lhes escreveu.
      É esse o manual de procedimento da organização criminosa em que militam.
      O seu objectivo de vida é, aldrabar, tomar o poder pela mentira e pelo embuste, para impunemente roubar o estado e os portugueses.
      Com a bênção da santa madre igreja.

  5. Ana A. says:

    Dizia o sábio Camilo Lourenço que: “a economia não precisa de professores de história e que há desemprego porque os jovens têm um canudo que não serve para nada”.
    Vai daí, os jotinhas desunharam-se a estudar economia e são barras em folhas de excel…se atropelam a história não é culpa deles, pois, como foi dito acima pelo José Peralta – “São os putos industriados pelos “homenzinhos” e as “mulherzinhas” lá do Largo do Caldas, e a mentirem e a manipularem como eles e elas…

  6. Silva says:
    • Rui Silva says:

      Optimo link, caro Silva. Para quem quiser ter o trabalho de der pode ver que este post , sim, está a tentar manipular a opinião pública.
      Este site , que não conhecia, faz realmente um bom serviço público de informação. Deviam haver mais destes.

      Rui Silva

      • Silva says:

        Ainda bem que gostou. Estou farto de tentativas de reescrever a história é análises enviesadas. O livro de Rui Mateus, alguns blogs onde se escreve de forma responsável e isenta e o resultado das políticas dos governos, fizeram com que olhasse a política e os políticos com outros olhos.

        • Rui Silva says:

          Sim, esse livro que menciona de Rui Mateus, que mão amiga , há algum tempo me fez chegar ao meu e-mail ( toda a edição segundo dizem, foi comprada pelos socialistas, e novas edições estão proibidas) , é bastante elucidativo como a “defesa dos pobrezinhos ” é usada para fins muito pouco solidários, como sempre aliás podemos penso eu , acrescentar.

          cps

          Rui SIlva

  7. Rui Silva says:

    Sim, os jovens deviam ser informados que a intervenção de 1977 foi o epilogo das nacionalizações e da reforma agrária que colocou a economia ao “serviço do povo”.
    Politica de direita claro está …
    Este post é hilariante…, viva o revisionismo.

    Rui SIlva

  8. Vamos esperar para ver o que vai acontecer nos próximos tempos !!!

  9. Silva says:

    Sem ser de esquerda ou direita sou prático e a verdade é que o 3-0 em bancarrotas (e mesmo que fosse 2-1) a favor da esquerda faz com que vote no mal menor, a direita. O ps que afaste os corruptos e voltará a entrar nas minhas opções de voto. Até lá…

    • adeus passos says:

      hilariante. afaste os corruptos? quem?

      paulo portas, miguel relvas, macedo, passos coelho, maria luís, dias loureiro, duarte lima, oliveira e costa, arlindo, marco antónio costa… são do PS?

  10. Alexandre Carvalho da Silveira says:

    Explique lá qual foi a responsabilidade da direita no resgate de 1977?
    O resgate de 1983 foi inevitável em grande parte pela intervenção do Conselho da Revolução. Portugal durante sete anos foi pastoreado por um grupo de militares revolucionários que ninguém elegeu, que não deixaram desenvolver a economia, porque a Constituição dizia que os meios de produção “eram do povo”. A economia estava praticamente toda nacionalizada, quer dizer, falida. Além disso houve a segunda crise do petróleo no principio dos anos 80 para ajudar à festa.
    Sá Carneiro em 1980 aprovou a lei da delimitação dos sectores publico e privado que os lateiros do CR chumbaram, porque eram os guardiões da Constituição. Ainda hoje estamos a pagar os desmandos do PREC.

  11. “nem socrates conseguia arruinar o país em tão pouco tempo” foi a escita a traduzir o pensamento, ou um cumprimento aos dotes dele a arruinar países ?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s