Madeira, a ilha dos gerentes


lista-madeira

Ontem à noite, a ilha da Madeira teve honras especiais no programa Heute Show, um imperdível programa satírico de elevado nível, da ZDF, o segundo canal de televisão pública alemã.

A Madeira veio à baila a propósito da “lei da transparência”, aprovada esta semana no Bundestag e destinada a “pôr fim à evasão fiscal”. Os proprietários de “empresas caixa-de-correio” em paraísos fiscais ficam agora obrigados à declaração das mesmas para a criação de um registo electrónico central. Registo central que, em vez de ser público, será apenas acessível a autoridades fiscais, bancos, jornalistas especializados na matéria, em casos específicos a organizações não governamentais e quando existir “interesse fundamentado”.

Depois de denunciar Schäuble como um dos malfeitores que sabotou uma actuação eficaz contra os paraísos fiscais no clube dos ministros das finanças da UE, chegámos então à Madeira. E aí, segundo o humorista, encontramos não só uma ridícula taxa de imposto sobre lucros (IRC) de 5%, como ainda numerosas “empresas caixa-de-correio” com escassíssimo pessoal: há uma lista de onze pessoas em que cada uma delas está registada como gerente de mais de 100 empresas; o campeão é, ou foi, gerente de um total de 323 empresas. Não vou arriscar a escrever aqui o nome deste inconcebível workaholic, nem vou acrescentar a piada maliciosa do humorista.

Quanto aos 5%, é fácil verificar a veracidade da informação no site do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Quanto à lista, será também verídica pela qualidade do programa em causa, contudo não assumo responsabilidade. Mas seria recomendável verificar-se, ou não ?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s