Sobre o Dia do Trabalhador


Tito Teixeira

Para quem despreza o Dia do Trabalhador/Dia do Trabalho e faz questão de trabalhar neste dia só para contrariar o seu significado, o meu mais sincero e honesto desprezo. São “cães que mordem em quem lhes dá comida”, pois beneficiam de um conjunto de direitos que muitos morreram para ter. Para quem despreza o Dia do Trabalhador/Dia do Trabalho e não trabalha, vivendo de rendas, juros ou lucros, eu compreendo que despreze este dia tal como eu desprezo quem ganha a vida em cima do trabalho dos outros.
Para quem é trabalhador e este dia não lhe diz nada, sugiro que vejam o motivo de ter sido instituído um dia para celebrar e agradecer quem trabalha todos os dias, quem vive do seu salário e não vive do salário dos outros não pago (ou seja, os que vivem de renda, lucro e juro).

Houve muita gente reprimida, presa e morta por se manifestarem pelo direito ao descanso. Algo tão simples como o descanso, folgas, 8h de trabalho… Direito a trabalhar para viver e não viver para trabalhar, incansavelmente para chegar depois todo roto aos 40 anos, com mazelas, esgotamentos e doenças, como acontecia no século XIX. E em Portugal, pelo século XX adentro. Se trabalhas sem direitos e/ou perto disso, que este dia te dê força e esperança para se lutar novamente pelo que se lutou há 100 anos.
Independentemente de quem trabalha ou não neste dia, importa é saber porque ele existe e que isso se reflete no resto do ano.

Mas para todos os que trabalham, e que contribuem (de várias formas) para o país, os meus Parabéns e obrigado. Só quem trabalha, e tem humanidade, sabe como custa e como sabe bem ter um dia para celebrar e agradecer um esforço que é diário!

Comments

  1. Nascimento says:

    Bela postada😊.Um dos dias mais lindos 😊….
    Para alguns deve ser azia.Não é “liberais/fachos”?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s