Ti Celito


[Mwangolé]

Causou estranheza ler por aí nas redes sociais que alguns portugueses ficaram tristes com os assobios que o Presidente de Portugal terá ouvido na tomada de posse de João Lourenço. Só quem não conhece Angola e o povo angolano pode pensar que aquilo foi vaia. Na verdade aqueles assobios demonstram entusiasmo no aplauso. O angolano gosta do Ti Celito e tem mostrado agrado nas redes sociais pela forma descontraída e simpática que o antigo professor da Universidade Agostinho Neto se relacionou com o povo angolano. Quem dera poder dizer o mesmo dos nossos governantes e generais, quantas vezes vimos mergulhando na Ilha ou passeando na marginal junto do povo os principais dirigentes de Angola?

Comments

  1. joão lopes says:

    esses tugas parvos que criticaram o Marcelo são afectos ao psd,e por motivos de politica interna(isto é,a geringonça) não gostam nada do Tio Celito.resultado:não ligue

    • Fernando Nunes says:

      Mas, alguém minimamente responsável leva a sério o comportamento do PR? Aquilo é espectáculo, só espectáculo e à borla. Claro que o povinho gosta…

  2. Rui Naldinho says:

    Todas as vaias, abraços, beijinhos, palmas e apupos em Angola, seja lá quem for a vedeta, política ou não, são encomendados pelo regime no Poder. A liberdade de manifestação e expressão parece não estar consagrada naquele país da mesma forma que por cá, apesar de alguns quererem fingir que sim.
    De facto, para mim e para a maioria dis portugueses, pouco interessa se Marcelo foi aplaudido, vaiado e apupado por amor e afecto ao Tuga, numa espécie de “macumba” à Angolana, ou se foi apupado, assobiado e vaiado por ódio ao Tuga, numa espécie de ritual de rejeição dos valores humanistas e da cultura portuguesa. Aquilo não é genuíno. É fabricado. Nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, isto já para não falar de Portugal, os afectos e as selfies de Marcelo com as pessoas, são coisas naturais. Gostemos delas ou não. Achemos aquilo uma pimbalhice ou não.
    Agora, sabemos que há uma casta lusa enfurecida com o facto de Marcelo, não fazer aquilo que lhes vai na alma, que é dar uma espécie de golpe de estado Constitucional, empurrando a Geringonça para uma crise e o país para eleições, sem uma razão aparente. Mesmo sabendo que perderiam de novo as eleições, e o PS teria uma forte probabilidade de as ganhar por uma boa margem. Mas essa é a parte que eles ansiosamente desesperam. Voltar a colocar o PS sozinho no Poder!
    Portanto, não me admira nada que os pasquins ao serviço do grande líder, Coelho, estejam à espera de uma contrariedade do Presidente para o amesquinhar.
    Já agora, Cavaco não desmaiou na Universidade de Verão do PSD?
    Era só uma dúvida!?

    • Fernando Ribeiro says:

      «Todas as vaias, abraços, beijinhos, palmas e apupos em Angola, seja lá quem for a vedeta, política ou não, são encomendados pelo regime no Poder.»

      A gente lê cada comentário! Então acha que o regime angolano iria encomendar beijinhos e palmas (não ouvi apupos nenhuns) ao presidente da antiga potência colonizadora, a mesma potência que mantém sob suspeita de corrupção o antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente e com a qual o dito regime ameaça cortar relações?! Nunca ouviu falar da espontaneidade do povo angolano? Apesar de toda a falta de liberdade de expressão que possa haver, Angola não é a Coreia do Norte.

      • Rui Naldinho says:

        Também estou de acordo consigo. Angola não é a Coreia do Norte. Pelo menos enquanto houver dinheiro para distribuir a uma minoria de fieis.
        Mas isso explica o quê? Que aquilo é uma democracia igual à nossa?
        Só se for no número de corruptos ligados ao Poder. Nessa matéria não podemos dar grandes liçoes. Quanto ao resto, Angola de Lourenço ou Dos Santos ainda é menos democracia do que a Venezuela.

  3. Mwangolé,
    Apreciei o texto, clarificador.
    Depois de uma notícia que relatava a vaia-assobios. Fui ver as imagens com som e percebi logo que não foi vaia.
    Há sempre um interesse escondido, atrás da porta, a distorcer o que está bem, o que é bom, a paz…
    O Presidente Marcelo é assim mesmo, ou seja, é formal-Presidente, mas é Homem com sensibilidade que não recalca por causa da função presidencial. Alguns, por cá, não gostam, mas a maioria louva.
    Antes de ser Presidente ele é Homem de uma Comunidade-Povo organizado num Estado que se chama Portugal.
    Como todos (talvez quase?) os portugueses gostamos dos angolanos e de Angola.
    Alguns desentendimentos surgem sempre fazem parte da vida. Agora isso, não ofusca o passado e presente dos Povos no sentido positivo.

  4. carlota says:

    Grande democracia! Celito não podia faltar.
    O jornalista angolano Pedro Teca denunciou ter sido detido pelas autoridades durante a cerimónia de investidura do novo Presidente de Angola, que decorreu hoje em Luanda, apesar de estar credenciado para cobrir o evento.
    Segundo o relato feito pelo próprio Pedro Teca, o jornalista, que se encontrava ao serviço do jornal angolano “Folha 8”, foi levado por elementos do protocolo da cerimónia quando se encontrava em serviço, no interior do recinto, no Memorial António Agostinho Neto, juntamente com outros profissionais da comunicação social.
    Pedro Teca, que há vários anos integra também o denominado grupo de jovens revolucionários angolanos (Revús), críticos do regime de José Eduardo dos Santos, afirma ter estado detido, às ordens da polícia, enquanto decorreu a cerimónia de investidura do novo Presidente, João Lourenço, num período de duas horas, tendo sido depois libertado.
    Não foram adiantados motivos para esta retenção, que foi igualmente confirmada pelo diretor do jornal “Folha 8”, William Tonet: “Crime: ser do F8, pensar livre e democraticamente.
    🙂
    Afinal é tudo igual
    http://24.sapo.pt/noticias/internacional/artigo/jornalista-denuncia-ter-sido-detido-durante-investidura-do-novo-pr-angolano_23013198.html

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s