Panama Papers: à terceira será de vez, Expresso?


Em menos de uma semana, os famosos papéis do Panamá regressaram ao Expresso. Estranhamente, ainda não foi desta que a igualmente famosa lista de jornalistas avençados pelo saco-azul do GES deu à costa. Ontem foi a vez de José Sócrates, o homem que está em todas, cujo nome, avança o Expresso, foi incluído no relatório da Comissão de Inquérito do Parlamento Europeu sobre os Panama Papers. De estranhar seria se não fosse, ou não tivessem sido eles, os papéis, o momento Eureka da Operação Marquês.

No relatório do PE, um novo dado emerge: “o Grupo Espírito Santo subornou o antigo primeiro-ministro segundo as acusações do Ministério Público português”. Não sei quanto ao caro leitor, mas eu fui apanhado de surpresa. É que não estava mesmo nada à espera. O que eu estava à espera, mas continuarei a esperar sentado, que outra alternativa não me resta, era de conhecer a tal lista que não encontra maneira de dar o ar da sua graça. A lista dos mais de 100 jornalistas, subornados para sabe-se lá o quê, com uma quantidade considerável, porém indeterminada, de milhares de euros.

Enquanto a lista não chega, que eu sou um moço optimista que acredita que lá chegará o dia, vamo-nos contentando com estas informações bombásticas, que nunca deixam pedra sobre pedra, tão bombásticas como o efeito que se sentirá no dia em que ficarmos a saber quem são os jornalistas que se deixam corromper a troco da produção de informação por conta e medida de banqueiros criminosos, que a justiça de mãos besuntadas vai deixando escapar. Até lá temos o Sócrates, a Madonna e o Hugo Soares para nos mantermos entretidos. Pode ser que à terceira seja de vez.

Comments

  1. jorge says:

    “há”?

  2. joão lopes says:

    os gajos estão com medo de falar do sergio monteiro?os vistos gold são outra chatice? então cá vai outra teoria conspirativa e especulativa tal como a direita troglodita nos tem ensinado:as matas não limpas pelo estado minimo do Passos,ou os eucaliptos da Cristas serviram para …uma moção de censura.então com é,direita troglodita?

  3. espera sentado

  4. Ana Moreno says:

    João, não me parece que essa lista venha a sair do Expresso: http://expresso.sapo.pt/opiniao/PedroSantosGuerreiro/2016-09-17-Entao-e-os-Panama-Papers-
    “E pelo ridículo de perguntar-se pelo segredo de uma base de dados que é pública”… Como vês isto?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s