Em muitas páginas de facebook e nalguns blogues ligados ao meu clube, o FC Porto, são muitos os que atacam o jornalista/paineleiro Rui Pedro Brás (ou será Braz?). Estão a ser injustos. Passo a explicar:
O Sr. Rui Pedro Brás (ou será Braz?) é um conhecido benfiquista. Daqueles ferrenhos como o nosso Nabais. Bem, o nosso Nabais não merece, antes pelo contrário, que o insulte com semelhante comparação. Desculpa.
Continuando, o paineleiro/jornalista em causa anda pela TVI a oferecer as suas doutas opiniões. A opinião de quem, em 2013, escreveu o seguinte comentário nas redes sociais: “Mas o que eu quero mesmo é que o Benfica ganhe! Sempre! Com ou sem Aimar!” – 16 janeiro de 2013. A opinião de quem foi secretário técnico do futsal do Benfica durante dois anos. Ou seja, o que o distingue, por exemplo, de um Pedro Guerra? Nada. Só se for o tamanho da cintura.
Ora, atacar a personagem é injusto. Todos sabem que é um benfiquista. Quem deve ser o alvo do ataque é a TVI. Sim, a TVI. Por o ter como paineleiro? Nem pensar. Por estar a vender gato por lebre. É a TVI que passa (ou deixa passar) a imagem que o senhor é um paineleiro/comentador independente. É a TVI que dá tempo de antena a um suposto especialista em futebol que ontem, em directo e a cores, explica que o braço de Danilo (jogador do FC Porto) coloca em jogo o Éder (jogador do Lokomotiv) e por isso o golo não deveria ter sido invalidado. Upss, a lei do fora de jogo, no seu artigo 11, explica que, “As mãos/braços de todos os jogadores não são considerados para a marcação de um fora de jogo”. Ou seja, a culpa não é do rapaz, é de quem o escolheu, de quem lhe dá tempo de antena e de quem o vende como “independente”…
Rui Pedro Brás é uma espécie de Maria leal do comentário futebolístico. A roçar o patético. Mas não é o único. Há mais pimbas da sua estirpe, neste mundo do “futebolês”.
Eu, que sou um Sportinguista desdentado, mas ainda assim Sportinguista, relembro apenas, Alves dos S(Cantos), Artur Agostinho, Ribeiro Cristóvão, Fernando Correia, Manuel Fernandes (jornalista no Porto), ou mesmo Victor Santos, todos eles simpatizantes do Sporting.
Lembro-me também do benfiquista Alfredo Farinha, entre muitos outros, gente de muita qualidade.
Mas pronto, isto sou eu a falar que sou analfabeto nestas matérias de futebol, muito Bimbo City, mas Lagarto Pistons, tal qual o Sérgio Godinho.
E aquela tristeza do Casillas ter defendido o penalty ? E ele que tanto divulgou que ele queria sair…
Meh, não faltam avençandos a fazer-se de independentes, mais um, menos um, quem nota?
A única coisa que interessa é se desculpam os crimes públicos denunciados ou patrocinados em mails reconhecidos como verdadeiros por quem de direito. Agora, luta clubística? Antes fosse só na bola e tava o mundo uma maravilha.
Ricardo, deixe lá. A rapaziada estava toda aziaga, porque pensavam que o FC Porto ia perder, e assim “justificava” a derrota do Benfica. Como não perdeu, e já leva 7 pontos, enquanto Benfica se fica pelos 3 (talvez chegue aos seis, se ganhar em cada ao AEK, porque me parece que o Ajax vem cá repetir a gracinha daqui a 15 dias e sentenciar logo o destino deles).
Por isso, quando começou a ver o FC Porto a ganhar, ele achou que devia dar uma de “patriota” e justificar o golo do Éder (que o malandro do árbitro, certamente comprado, invalidou).
Se fosse cá, tínhamos para dezenas de horas de comentários por parte dos paineleiros, e queixas do Benfica ao CD, CA, e outros Cs que por aí andem. Com foi na UEFA, tiveram de comer e calar.
Provavelmente daqui a 15 dias já só teremos uma equipa portuguesa a lutar pela Champions, enquanto o Benfica vai para uma competição mais ao seu nível – a Liga Europa.
Este não é o Ricardo. É Fernando. Mas também há o Carlos G. Osório e o João Mendes. Outros haverá que desconheço.
“Isto aqui parace o armazém da Bimbo”