Marcelo, Rangel e a selfie da filhadaputice

Aquilo que Marcelo Rebelo de Sousa fez a Rui Rio, ao receber Paulo Rangel em Belém, não na qualidade de eurodeputado, mas na de candidato a líder do seu partido, que vem a ser o mesmo do presidente, tem um nome. Chama-se filhadaputice.

A filhadaputice torna-se ainda mais filha da puta se considerarmos o momento que vivemos, com o chumbo do orçamento iminente, a possibilidade de dissolução da Assembleia da República e as internas do PSD no horizonte. Internas que Rangel está a tentar, a todo o custo, antecipar, correndo atrás de assinaturas para um conselho nacional extraordinário. Terá reunido com o presidente para coordenar o calendário da dissolução da AR? Não sabemos. Mas sabemos que já cheira a sangue e a poder, que Rio está na linha da frente para ser primeiro cordeiro a ser sacrificado e que o velho Marcelo, não o performer das selfies, está oficialmente de volta.

Repito o que já escrevi estes dias: Rangel está em melhor posição que Rio para derrotar Costa nas urnas. E em pior para formar governo, por ter queimado as pontes com o CH, cujos deputados poderão ser fundamentais para a aritmética à direita. Da minha perspectiva, que tenho como prioridade máxima a reposição do cordão sanitário com a extrema-direita do lado de fora, Rangel serve melhor os meus interesses do que Rio. Mas esta sequência de punhaladas nas costas de Rui Rio, à qual se junta agora Marcelo, é reveladora daquilo que poderá vir a seguir. Não surpreende. Rangel tem a escola dos grandes escritórios de advogados neste país. É um lobo com pele de cordeiro. Mal por mal, de Rio sabemos o que esperar.

Comments

  1. Carlos Almeida says:

    O filho do ministro só enganou os distraídos

  2. Rui Naldinho says:

    Marcelo está completamente desorientado. Nunca previu este desfecho. Já no caso de António Costa tenho dúvidas. Acho que previu e quis arriscar este cenário.
    A haver eleições, o mais provável é ficar mais ou menos tudo na mesma.
    Com que cara fica o Presidente num cenário desses, deixando o país na mesma?
    De certa forma perde influência, ainda que a sua autoridade institucional se mantenha. Contudo legítima uma nova legislatura de 4 anos, até 2026, altura em que sai. Não pode andar a usar a “bomba atómica” sempre que lhe der jeito.
    Mas admitamos que o PSD até ganha. Aí veremos se o Chega entra ou não nas contas. Para já não acredito minimamente que Rangel não aceite o apoio do Chega, caso a direita forme governo. Entrando veremos como vai funcionar essa coligação de interesses, não esquecer que o Chega será se assim for, a terceira força mais votada, depois de PSD e PS, com a provável extinção do CDS, que ficaria com dois deputados no máximo.
    Resta a hipótese de um governo de coligação PS PSD, estilo Alemanha. Só que isso será fatal para os socialistas, que tal como na Alemanha foram durante duas ou três legislaturas muletas da Senhora Merkell. E mesmo agora só ganharam porque ela deixou o lugar por manifesto cansaço.

  3. Tal & Qual says:

    Então, agora o paneleiro entra nas contas ?
    O outro é, bater com a mão no peito e facada nas costas…
    Tamos bem governados!
    Balha-me Nossa Senhora!

  4. Paulo Marques says:

    Acho que é mais uma vichyssoise.

  5. Filipe Bastos says:

    …tenho como prioridade máxima a reposição do cordão sanitário com a extrema-direita do lado de fora

    E a podridão do Centrão, a começar pela máfia PS que tomou conta do Estado? Que cordão a deixa de fora?

    E reformar esta partidocracia? E responsabilizar e punir esta canalha cronicamente impune? E participar nas decisões relevantes, em vez de tudo delegar neste putedo? Não é prioridade?

    É por essas prioridades pífias e cordões da treta, João, que o Chega cresce. E não há maior merda que o Chega, mas por ‘moderados’ como v. até acho bem que cresça. Merecem-no.

    Do outro lado, a direita diz exactamente o mesmo do BE e do PCP: o PS furou o cordão sanitário da ‘extrema-esquerda’. Para todos os moderados ficaram contentes, só resta mesmo… o Centrão. E assim vamos. Entre belas merdas moderadas.

  6. Alexandre Barreira says:

    ….como diria o outro…”iste tá mesme tude fedide”….!!!

  7. estevesayres says:

    Essa da “filhadaputice”, essa gostei…Marcelo esta no último mandato e foi lá colocado pelo Sr., Costa do PS.. Agora vai fazer de tudo para promover e até ser eleito o tal Rangel ( do grupo passista, carreirista e cavaquista)… Vai uma aposta?!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.