Como chegamos à invasão da Ucrânia – opinião de John Mearsheimer

John Mearsheimer, reconhecido académico da Universidade de Chicago, é um dos principais representantes da “escola neorealista” em Relações Internacionais da actualidade, que se contrapõe à escola do “Liberalismo Internacional”, defensor da teoria “offensive realism” das grandes potências.
Apesar de eu ser de opinião de que o responsável pela invasão da Ucrânia é Putin, de achar que, de momento, o que mais me deve preocupar é o fim da guerra e a busca de um cessar-fogo imediato até que as negociações sejam concluídas, de modo a impedir um ainda maior massacre de civis, continuo a tentar ser livre para ler e ouvir opiniões fundamentadas, mesmo que possa estar em desacordo com elas, total ou parcialmente. É o caso deste vídeo, onde John Mearsheimer expõe as suas opiniões e respectivos fundamentos históricos e geo-políticos à luz da política das grandes potências.
O conhecimento não faz mal! O que faz mal é o uso que lhe podemos dar.

Comments

  1. antero seguro says:

    Excelente contributo para a compreensão deste grave problema com que nos constatamos. Sem falsas modéstia subscrevo esta preleção que vai de encontro à forma como sempre encarei este estulta guerra. Claro que perante as massas amorfas e destituídas de sentido critico (valha-os Deus) que criminosamente fazem coro com uma intervenção da NATO sem perceberem que duma forma insana estão a assinar a sua própria certidão de óbito, não passarei de mais um aliado de Putin.