Um novo Governo. Vamos lá dar os 100 dias da praxe

Foto: Nuno Fox/Lusa

Finalmente, vamos voltar a ter um novo governo. Um governo do PS com maioria absoluta e, por isso mesmo, sem absoluta desculpa para fazer o que deve ser feito: um Portugal melhor, com mais qualidade de vida, menos pobreza e preparado para o futuro. Será que vai ser assim? Não sei, não faço a mínima ideia.

O que sei é que, desta vez, António Costa não se pode desculpar com o Bloco ou o PCP. Nem com a Europa. E mesmo no caso da guerra na Ucrânia, a nossa situação não é mais grave que a dos outros. É, quando muito, igual. Ao centro esquerda em Portugal, representado pelo Partido Socialista, foram dadas pelos eleitores portugueses todas as condições necessárias para governar, para aplicar o seu programa. Todas. E, para ajudar, até a oposição está entre a que está fraquinha (PSD) e a moribunda (PCP). E o Presidente da República é Marcelo Rebelo de Sousa, que António Costa conhece muito bem e sabe que ele não quererá representar o papel de líder da oposição. Por feitio e por estratégia. Nem Cavaco Silva em 1997 teve um cenário tão positivo.

Existia uma velha tradição de dar os primeiros 100 dias a qualquer governo. Uma espécie de acalmia antes da tempestade. Nestes estranhos tempos em que vivemos, aqui está uma tradição que merece regressar. E quem sabe se Costa não nos surpreende. Eu não acredito no Pai Natal mas estou sempre pronto a mudar de ideias.

Comments

  1. Paulo Marques says:

    Nunca devia ter razão a queixar-se da Eurolândia; afinal, para tal não há alternativa, e há mais que espaço para “um Portugal melhor, com mais qualidade de vida, menos pobreza e preparado para o futuro” lá por meios que só os eurófilos percebem e têm fé.
    O meu prognóstico é que a ligeira adaptação à realidade da organização não é desta que vai permitir grande coisa.

  2. POIS! says:

    Pois mas…

    100 dias a contar de hoje ou de ontem???

    Por favor, seja mais preciso! Um gajo fica nervoso com tanta falta de rigor!

    Faltam 100 dias para a malta ficar cheia de nervos? Ou só 99?

    Dúvidas destas põem um gajo nervoso! Não se faz!

  3. estevesayres says:

    Como se o Costa desse alguma coisa a alguém! Aliás se fizermos um balanço, o que foram os governos do PS de Costa com apoio das suas muletas?! Criaram as condições para mais miséria e mais desemprego! Os ricos mais ricos, o capitalismo mais poderoso, e o imperialismo, esse nem se fala… tudo isto como apoio da chamada União Europeia…

  4. Júlio Santos says:

    O governo anterior (PS) teve o mérito de nos ter restituído o que o governo do PSD nos roubou. Lamentavelmente ainda há quem não lhe atribua o devido valor.

    • Paulo Marques says:

      Sendo que há muito mais para a carteira para além do PIB, ainda falta muito para lá chegar.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.