
PCP e Chega, a mesma luta – parte II

Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
Há umas semanas, algures entre o Teams e o Zoom, o cronista apresentou, entre outros artigos, os New Methods for Second-language (L2) Speech Research, do Flege — e achou curiosa a serendipidade do próximo parágrafo que lhe caiu ao colo, o dos new methods do nosso querido Krugman. A serendipidade. Nada encontrareis igual àquilo. Nada. Garanto. […]
Como escreve Natalie B. Compton, “um urso fez uma pausa para uma extensa sessão fotográfica“. Onde? Em Boulder, CO, nos Estados Unidos da América.
N.B.:
Debate político entre Aventadores. A Esquerda, a Direita, e não só.
A actualidade em análise com as opiniões dos participantes no Aventar sobre a actualidade.
Debate sobre política, sociedade, actualidade, entre outros.
As músicas escolhidas pelos participantes do Aventar com espaço para entrevistas e apresentação de novas bandas, tendências e sonoridades.
Aqui reinam as palavras. Em prosa ou poesia. A obra e os autores.
Amanhã, em Liège, no Reflektor, Thurston Moore Group (com Steve Shelley). Depois de amanhã, em Courtrai (Kortrijk, no original), Lee Ranaldo, com os fabulosos The Wild Classical Ensemble. Só nos falta a Kim Gordon.
Pais pedem aulas extra para compensar efeitos das greves de professores
o Novo Banco começou a dar lucro. 561 milhões em 2022. E tu, acreditas em bruxas?
Durão Barroso não é nem padre, nem conservador: é José, não é [xoˈse], pois não, não é. Irá casar-se (com alguém). Não irá casar ninguém.
no valor de 3 milhões de euros, entraram no país de forma ilegal? Então o Bolsonaro não era o campeão da honestidade?
fixou o preços dos bens essenciais, em 1980, para combater a inflação. O nosso Aníbal já era bolivariano ainda o Chávez era uma criança.
Enforcamento, ataque cardíaco e quedas de muitos andares ou lanços de escadas, eis como se “suicidam” os oligarcas na Rússia contemporânea. Em princípio foram gajos da CIA. No Kremlin são todos bons rapazes. Goodfellas.
Retirar “referências racistas” dos livros/filmes de 007? Qualquer dia, ”Twelve Years a Slave” ou “Django Unchained” serão cancelados.
Foi para isto que vim ao mundo? Estava tão bem a baloiçar num escroto qualquer, tão descansadinho.
E uma linguista chamada Emily M. Bender está preocupada com o que irá acontecer quando deixarmos de nos lembrar disto. Acrescente-se.
Foto: New York Magazine: https://nym.ag/3misKaW
Exactamente, cacofonia. Hoje, lembrei-me dos Cacophony, a banda do excelente Marty Friedman. Antes de ter ido para os Megadeth, com os quais voltou a tocar anteontem. Siga.
Oh! E não se atira ao Pepê? Porquê? Calimero, Calimero. Aquele abraço.
O que vale é que em Lisboa não falta onde alojar estudantes deslocados e a preços baratos.
Onde? No Diário da República e no Porto Canal. That is the question. Whether ‘tis nobler in the mind to suffer… OK.
Maria de Lurdes Rodrigues escreveu uma crónica intitulada “Defender a escola pública”. Em breve, uma raposa irá publicar um livro intitulado “Defender o galinheiro”
Lição n.º 1: Concentrar elementos do mesmo campo semântico. Exemplo: “Erguemos os alicerces necessários para podermos afirmar hoje, com confiança, que não começámos pelo telhado. A Habitação foi sempre uma prioridade para nós“.
“Lucros do banco Montepio quintuplicam para 33,8 ME em 2022” MAS “Montepio fechou 89 balcões e reduziu 527 trabalhadores de outubro de 2020 a dezembro de 2022”
Acrescente-se este artigo do Público à lista de leituras recomendadas.
há um contraste de vozeamento. Direis que *caceiteiro não existe. Existe, sim, garanto-vos. Esteve aqui. Hoje. No Aventar. E é palavra candidata a Palavra do Ano 2023. E só tenho direito a um terço do prémio.
Já cheira a desespero.
Este tipo de discurso do PCP é tão demagógico como alguns que a direita fez e faz. E não é necessário evocar o Chega.
Eu dou um exemplo. O exemplo da salário mínimo nacional que subindo levaria à falência de milhares de empresas. Aliás ainda não mudaram o discurso e ainda nestas últimas eleições assistimos a um valente exercício de hipocrisia por parte deles. Mas dou outro exemplo, porque está agora na berra. Durante anos os partidos da ex PàF argumentaram que os transportes públicos nas grandes metrópoles não podiam ser tendencialmente gratuitos, porque o resto do país também não usufruía deles, o que até é falso, e que esse custo seria suportado também por eles.
Um monumental embuste. Toda a gente sabe que quanto mais pobre é uma região, menos impostos paga. Recebe mais do que aquilo que contribui. Não têm culpa, claro. Gostariam que fosse diferente, com toda a certeza. Mas infelizmente é a realidade que vivemos.
São as regiões mais ricas as que contribuem para o grosso do PIB nacional. Daí ser demagógico esse argumento da borla metropolitana nos transportes públicos.
Mas podíamos também ir pela velha luta explicada pelos partidos da direita, entre o público e o privado. Pior demagogia não há. O privado tem uma função e o público outra. Um vive do lucro, muitas vezes até de forma desregulada. Outro corrige assimetrias locais, regionais e sociais.
Voltando à NATO. Podes não gostar, mas se a maioria aceita ou prefere lá estar, tens de aceitar. Eu não concordando com tudo o que fazem prefiro lá estar. O mais provável é Portugal estando fora da NATO, um dia destes acordar espanhol.
Por outro lado, se és membro da Aliança Atlântica e estás na sua estrutura militar, é o caso de Portugal, então só podes estar à altura dos acontecimentos, participando nas ações de defesa dos países integrantes. Isto não é de birras. Ou estás, ou não estás e sais fora.
O resto, como atrás referi nos exemplos citados, é pura demagogia. Esta vinda do PCP que vê a NATO como inimiga, só porque tem Norte Americanos.
Estamos em guerra e ninguém nos avisou? É essa a actualização da desculpa para perder salário?
Depois continuem a perguntar como pode ganhar a Marine.
Já andamos a perder salário desde 2010. Ou não é isso que dizem as estatísticas?
Na altura não havia a Guerra na Ucrânia.
Utilizar a Guerra da Ucrânia para fazer demagogia é o mesmo que utilizar a dicotomia público privado, ou litoral interior, para fazer demagogia, com salários, transportes ou rede viária.
Se isso não é uma verdade insofismável, então não sei o que vos diga.
Eu sou contra a Guerra e não alinho de forma acrítica no apoio à NATO. Pelo contrário. Agora também não alinho na hipocrisia do PCP. As motivações do PCP neste contexto bélico são apenas ideológicas.
Aquando da invasão da URSS à Hungria, Checoslováquia e até Afeganistão, o PCP apoiou-as.
Qual é a coerência?
Nenhuma.
Perdemos poder de compra à bem mais que isso, um bocadinho mais tarde aqui por causa do suborno de coesão.
Mas, pronto, vou concordar que fazer propaganda com 1.2m€ é demagogia, o problema é mesmo o resto. Mesmo que não precisemos de entrar em circos para ficarmos na NATO.
Claro, o problema é mesmo o resto. Os detalhes estão nos “restos”.
Num ano em que se prevê um crescimento da produtividade de 3.5% e um decréscimo dos salários reais de 0.8%, para onde vai o dinheiro?
Chega e PCP sempre governaram tão mal que pelo andamento ainda levam de novo e mais uma vez Portugal à bancarrota.
Dizer que o aumento do salário mínimo nacional levaria à falência de milhares de empresas é obscurantismo mercantilista, politico, económico e social . Assim falam os pobres de espírito em economia, sem contar com a direita reacionária que faz disso uma forma de pegar o António Costa pelos colarinhos e ele com medo de perder a maioria diz que não vai aumentar os salários só para combater a inflação quando o problema já vem de trás e assenta numa perspectiva de miséria nada condizente com os países desenvolvidos.
Deve haver cursos de aritmética em qualquer lugar…
Pois há!
Por isso, Vosselência ainda vai a tempo de tirar algum.
Deve dar jeito lá para a mercearia. Aumenta-se o arroz por causa da inflação e a culpa é da mulher da limpeza.
Essa parte é perfeitamente razoável, por acaso. Só que são empresas completamente inviáveis que só se podem manter vivas através do constante atraso da economia – o que pode ser aceitável durante curtos períodos, mas 20+ anos é um bocadinho demais. E criou muitos clones a apostar na continuação do disparate.