No Norte também sabemos estourar dinheiro

Dizem-me que a transformação da linha Porto-Póvoa de Varzim de comboio para Metro foi o expediente que conseguiu que o projecto do Metro do Porto finalmente fosse concretizado.

Que se não fosse isso ainda continuaríamos a ouvir a velha desculpa que o Porto era uma cidade onde era impossível fazer túneis, mesmo esquecendo que há uns cem anos que já tínhamos por exemplo o túnel entre S. Bento e Campanhã.

A verdade é que depois desta transformação de comboio para metro, conseguimos a proeza de, 50 anos passados, o tempo que demora a fazer esse trajecto seja (mais segundo menos segundo) o mesmo.

Mas, como esta comparação vincava em demasia o ridículo que foi esta opção, a Metro do Porto decidiu comprar veículos mais rápidos que iriam (vão?) conseguir cortar uns dez minutos na viagem…

“Ontem, a inaugurar os novos veículos, Isaura e os cerca de duas dezenas de companheiros de viagem, quase todos “habituais”, esperavam chegar ao Porto 10 minutos mais cedo. Errado. Mais de 200 milhões de euros na reconversão da linha para o metro, mais composições urbanas e, agora, 115 milhões em veículos suburbanos “para quê” perguntam utentes.
“52 minutos para chegar à Trindade?”

Não, não é só o grande poder centralista de uma certa Lisboa que consegue esbanjar milhões sem resultados aparentes, nós aqui no Norte também nos vamos safando bem, obrigado.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Vítor, é um texto corajoso, fazem-se obras porque sim. Se tivermos TGV entre Lx e Porto vamos ganhar 10 minutos, tempo que se perde a procurar um táxi. É só um pretexto para dar à manivela das betoneiras. O comboio, que atravessa a ponte aqui sobre o Tejo, anda vazio, enquanto os automóveis estão uma hora para a atravessar…


  2. estranho pais este em que quem diz coisas obvias é apelidado de corajoso…

  3. antónio alves says:

    o caso da linha da póvoa, é verdade, foi o expediente infelizmente necessário para pôr o projecto a andar. mas é reversível: diminuam o nº exagerado de paragens e o problema resolve-se. mas estúpido é repetir o erro na trofa. este com a agravante da trofa, um concelho periférico e pequeno, já estar excelentemente servido pelo comboio.

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by bossito and Blogue Aventar, HAL_9000. HAL_9000 said: "No Norte também sabemos estourar dinheiro" http://tinyurl.com/yjj2sru , ainda o fiasco dos 115 milhões de euros no Mtr do Porto […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.