A Parque Escolar EPE está pelos ajustes…

Mais uma empresa criada pelos socialistas agora para apresentar ràpidamente obra feita. Para isso vale tudo, especialmente os ajustes directos que vão directos aos mesmos de sempre! Não se sabe qual foi o critério, mas segundo o Presidente da empresa há poucos ateliers de arquitectura com dimensão para responder à encomenda.

Se for para responder à preocupante concentração em meia dúzia de ateliers ( os mesmos de sempre) é capaz de ser verdade, mas se for entregue um ou dois projectos a uma maioria de ateliers todos são capazes, e com uma grande vantagem. Aparecem ideias novas, soluções para o futuro. O atelier que recebe por ajuste directo uma série de projectos para escolas, conceptualmente não cria nada, copia uns dos outros, com alterações aqui e ali, mas no essencial, como é bom de perceber, até pela pressa que justifica estas adjudicações sem concurso, são todos iguais.

Diferentemente, seria, se dezenas de ateliers estivessem a trabalhar independentemente uns dos outros, teríamos concepções diferentes, escolhiam-se as melhores soluções ao nível das diversas especialidades ( arquitectura, engenharias…) neste projecto há uma boa solução, naquele há outra e a concepção iria evoluindo para uma escola exemplar. Assim, muda-se a cor e a largura das janelas, e força no azimute…

Eu estive envolvido na concepção/construção dos hospitais, eram sempre as mesmas empresas a concorrerem, quando uma ganhava repetia a solução “ad eternum”, pois além de ter nas mãos um projecto vencedor beneficiava das alterações para melhorar nas áreas mais fracas discutindo com os técnicos que iriam apreciar os projectos futuros, a seguir era só dar à manivela, até que aparecesse alguem com uma solução diferente e melhor.

Temos aí bons hospitais? Pois temos, mas quando os andavamos a construir ía lá fora ao estrangeiro ver hospitais e já naquela altura eram bem diferentes, mais amigáveis, mais ecológicos e ao nível tecnico muitas coisas novas que só agora cá chegaram.

A pressa, como é bom de ver, serve sempre a quem quer fugir à Lei, ao Estado de Direito, entrega-se aos amigos e já está!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.