2001 Odisseia no Espaço


Em 1968 Stanley Kubrick realizou um imaginário futuro, o de 2001, e filmou a primeira síntese dos primórdios da humanidade em 7 minutos num realismo quase perfeito.

Fica nesta série Filmes completos para o 7.º ano de História como registo da primeira arma que me foi dado utilizar (pós invenção do VCR) contra a História ensinada na micro-galáxia de Gutenberg, na altura deixando os meus alunos aos pulos para perceberem como aquilo que parece um macaco pode ser um primo, saltando o entendimento de que a ferramenta se fez com o homem e o fez também. E eram bichos socialmente interactivos, passe o pleonasmo.

Ainda insisti este ano lectivo, tantos anos sem lidar com o 7º ano depois,  e percebi definitivamente como em 3 lustros tudo se transforma, muito melhor se cria, e tudo se ganha. Talvez hoje apenas um documento da pedagogia possível em tempos idos, mas sempre a combater o pergaminho, pois pois.

Ficha IMDB
Tema 1 do Programa: Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações
Unidade 1.1. – As sociedades recolectoras

Comments

  1. maria celeste ramos says:

    “Na altura era ficção” – mas deixou de ser ?? !! ,mas tenho pena de terem destruído o belo edifício onde foi estreado – o monumental que viou mamarracho sem graça nem sensido nem interêsse – lá foi abaixo mais um pedaço de património e história e saber – pena tanta ignorância nacional

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.