Vandana Shiva

Passou há pouco, na RTP2,  um maravilho documentário com um monólogo de Vandana Shiva. São pessoas assim que às vezes me levam a acreditar na humanidade.

Abordou
– a apropriação de sementes pelas grandes cooporações,
– a impossibilidade do modelo de crescimento ocidental,
– a necessidade de a humanidade se assumir como parte integrante do planeta.

Comments

  1. maria celeste ramos says:

    Então será documentário “repetido” já que eu vi esta senhora há uns anos
    Creio que é doutorada por Cambridge e já sabendo das sementes transgénicas, regressando ao seu país visitou muitos agricultores pobres mas que tinham a grande riqueza das suas plantas comestiveis e também medicinais, pelo que disse ser necessário conservar as sementes puras e guardá-las e dar o que pudessem a vizinhos para semear em cada ano para que não se extinguissem – mostrou planta a planta dizendo para que servia cada uma em termos medicinais – Também tenho e enviarei se encontar – um container de aço muito forte que foi enterrado no polo norte nas profundesas da IsLândia (??) para que não se perdessem essas sementes, que biólogos americamos colheram pelo mundo inteiro mas nem conseguiam encontar o “grão de bico” (que nós temos ou tínhamos”- vou ver se encontro o pps e se ancontar pois arquivo mal e enviarei pois que é fantástico

  2. maria celeste ramos says:

    ainda na continuidade de Vana Shiva – a multinacional Monsanto e Syngenta produzem “fertilizantes e pesticidas” infectadas com virus que matam tudo, até o solo e poluem os freáticos – piores do que a BP e Total – se é que é possível – é mesmo a “fome” programada – há documentários sobre o que digo – vi na SIC há alguns, poucos, anos – para além de farmacêsticas. como a MERK permitir o uso de embalagens iguais e designação MERK para vender medicamentos sem produto activo mas com “pó talco” (africanos até usam outras coisas) e quem os toma morre – claro que não invento – vi na SIC – não tenho esse tipo de imaginação – Está na RTP2 um programa a mostar (finalmente) parte da noss vegetação espontânea e para que servem (parece que aprenderam com Shiva) – aliás há uma NGO sementes livres – portuguesa – o CAMPO que a PAC destruiu no cavaquismo – daí a loucura da Horta urbana – vamos ver – não é só a “crise” que — há males que vêm por bem – olha-se mais a “terra” que os urbanos nem repeitam nem querem saber – só olham os “continentes e pão-de-açúcar” ??????????Pena

  3. maria celeste ramos says:

    Já não se contentam em envenenar os alimentos com pesticidas e transgenias e agora fazem-no às sementes – ver na NET a imagem da ARCA d sementes do mundo enterrada creio que debaixo da Islândia – é de aço claro e fez-se um t+onel vertical e no fundo dele um túnel horizontal onde se guardou a ARCA (de Noé)

  4. José Xavier says:

    Esta Senhora é a minha heroína. Assim que vi o documentário passado recentemente na RTP2 fui imediatamente à internet para saber mais sobre esta grande Senhora, onde encontrei imensos vídeos de palestras proferidas em várias universidades espalhadas pelo mundo, bem como de entrevistas nos mais conceituados programas de televisão. Só é pena que toda esta importante informação não esteja disponível em português. Para tal, bastaria que as suas entrevistas e palestras fossem traduzidas, passando assim a estar al alcance de cerca de mais 250 milhões de pessoas. Deixo aqui a sugestão.
    É chegado o momento de todos darmos as mãos na defesa de bioviversidade, contra as monoculturas e contra as empresas, como Monsanto, que nos estão a impingir alimentos genéticamente modificados, com riscos para a nossa saúde daí inerentes, sem que nas respetivas embalagens não haja qualquer informação nesse sentido.
    Temos o dever moral de ajudar esta grande Senhora na sua luta contra os poderosos corruptos que não olham a meios para conseguirem os seus objetivos.
    Bem haja Dra. Vandana Shiva.

    José Xavier

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.