A hora do Sul

la_cassure

Um novo livro do politólogo e especialista em relações internacionais Bertrand Badie (n.1950) e do jornalista Dominique Vidal (n.1950) ajuda a pensar o nosso mundo em ruptura. La cassure (editora La découverte, colecção L’état du monde, dirigida pelos dois) defende a salvação daquilo a que chamam “o soldado político”. Quem é este novo recruta? Não é novo, mas tem andado a dormir na forma, enquanto o modelo norte-americano dava cabo do contrato social na Europa, elevando o marketing e as ciências da gestão (designações mentirosas para o que nunca passou de comércio) ao estatuto de religião monoteísta dos Estados.

Os autores advertem para a urgente necessidade de os cidadãos se religarem à política, transformando em participação a náusea que os tem levado, com os resultados que se conhecem, a abster-se, e enfrentando o domínio da economia que tem produzido a devastação. Não será tarde demais?, perguntava um jornalista? Não, afirmam Badie e Vidal: a esperança está hoje nas mãos dos países do Sul, cujos modelos de sociedade, embora profundamente abalados, ainda resistem, ao contrário dos países do Norte, de quem já pouco ou nada podemos esperar nessa matéria.

Comments

  1. luis says:

    300% de acordo. Unamo-nos.
    “Em cada esquina um amigo
    Em cada rosto igualdade”

  2. A merda do Palavroso censura os posts says:

    Fiquei com vontade de ler.

  3. Pisca says:

    Isso do “politologo” é o quê ? Um avençado comentador das tv’s ? Estou farto dessa bodega de palavra que dá para adornar qualquer fulano que sabe tudo sobre tudo

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading