As Perguntas do Dia

Por que é que anda para aí um montão de gente preocupada com a dívida da Câmara de Gaia (que se analisada per capita anda pelo meio da tabela) e ninguém se lembra de que o défice, ainda monstruoso, da Câmara de Lisboa tem sido substancialmente reduzido à custa de todos nós, que comprámos por 100 milhões de euros os esgotos da capital, um negócio nauseabundo, que cheira tão mal como o da venda dos terrenos do aeroporto e a oferta dos terrenos da frente ribeirinha? […] Por que é que a Câmara de Lisboa, com mais de 12 mil funcionários, é o maior empregador do concelho e isso nunca vem à baila quando se acusam algumas autarquias do interior por serem as maiores empregadoras do seu município?

Jorge Fiel

Comments

  1. São jogadas e ou encapotamentos conforme os interesses .

  2. nuno says:

    porque certamente será uma dívida obscena seja em relação ao pib per capita do concelho ou ao pib per capita do país. não mais nem menos obscena que a dívida que existe no meu concelho governado por um independente apoiado pelo ps que passou pela jsd, que não se irá recandidatar neste concelho por ter atingido o limite de 3 mandatos seguidos nem a outro, pelo menos não antes das autárquicas de 2017.
    e pelo meio de uma campanha autárquica que interessa a dívida da capital aos que fazem campanha pelo candidato à câmara do porto vindo da câmara da margem sul do douro?
    “em lisboa aumentaram a dívida da câmara mais do que eu aumentei a de gaia!”
    “em lisboa têm o s.l.b. dos 6 milhões e no porto farei o s.p. e aleixo dos 7 milhões”
    “o norte para os do norte e fazemos fronteira na margem do douro”

  3. holoteta54 says:

    Porque é que Gaia pagou milhões num centro de estágios e alugou por tuta e mea ao fcp e continua a pagar a manutenção do mesmo ?Porque é que havia mais autoestradas no Porto e de borla do que em Lisboa?Porque é que há mais bairros sociais no Porto e Gaia que em Lisboa ?Porque é que o PIB em Lisboa é o maior do País e no Norte a exploração é maior, e existem mais Ferraris que em Lisboa ??

    • murphy says:

      Experimente, desse “PIB de Lisboa”, retirar a EDP, PT, Galp (quantos kwh de electricidade ou litros de cobustível se produzem em Lx?), e veja quanto lhe sobra de PIB… junte a banca e o sector financeiro, as multinacionais estrangeiras, que apenas aí instalam as suas sedes na capital, pela dimensão do Estado e estarem junto desse poder, e talvez esse “pib” não tem o significado que lhe atribui…

      Sobre auto-estradas, quando foi a última vez que andou de borla em autoestradas no Norte (2006, 07…)?! Sempre que vou a Lx (região + rica do País) interrogo-me porque estradas como o IC19 continuam sem portagem…

      Pense nisto: cada vez que no Norte se compra um Ferrari, o Estado arrecada IVA, IA e outros impostos. De cada vez que ministros, assembleia de republica, institutos e empresas públicas, fundações, observatorios, etc., adquirem viaturas (muitas delas acima de 50.000€) é com dinheiro dos contribuites de todo o País, com os nossos impostos… é apenas uma pequena diferença.

      Cumprimentos.

      • cocabichinhos says:

        ÓH man,…é que tu tás a ver mal o filme.É porque se paga mais impostos em Lisboa que o PIB é maior,tás a ver ?? é tipo….nortenho não paga e compra alfa e ferrari,sem espinhas.Ora vai lá ler um bocadinho,vai !!

        • murphy says:

          é isso, vou “ler um bocadinho” para aprender e, talvez um dia, alcançar um pouco da sua vasta sapiência!…

  4. alcoviteiro says:

    Porque é que Gaia pagou milhões num centro de estágios e alugou por tuta e mea ao fcp e continua a pagar a manutenção do mesmo ?Porque é que havia mais autoestradas no Porto e de borla do que em Lisboa?Porque é que há mais bairros sociais no Porto e Gaia que em Lisboa ?Porque é que o PIB em Lisboa é o maior do País e no Norte a exploração é maior, e existem mais Ferraris que em Lisboa ??Porque é que a utilização do meio de transporte individual (automóvel) passou, segundo no INE, em Lisboa de 20% para 39% e, no Porto, de 23% para 49%.Porque é que um clube de futebol do Porto ,sonegou 350 M€ ao País ,para construir o seu estádio.

  5. murphy says:

    O “Portugal que vive à mesa do Orçamento de Estado” – que continua a ter do seu lado a comunicação social e a “pseudo-elite bem pensante” da capital – é o maior responsável do abandono a que foi votado grande parte do território nacional. Este foi o preço que o País pagou em virtude da crescente centralização e reforço dos interesses de Lisboa.

    Portugal só poderá ser um local mais aprazível e oferecer melhores condições de vida aos portugueses, quando a célebre frase “Portugal é Lisboa e o resto é paisagem”, deixar de fazer sentido.
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/07/nascer-no-pais-da-equidade.html

    • Portugal só poderá ser um local aprazivel quando a Brigada das Colheres for desmantelada. Até lá o tacho publico vai ser rapado até a falencia.

  6. alcoviteiro says:

    Municípios mais endividados em 2009, em euros:
    1 Lisboa: 1.168.589.855
    2 Vila Nova de Gaia: 285.956.034
    3 Aveiro: 154.707.774
    4 Porto: 132.949.369
    AS “MENTIRINHAS” TEM PERNA CURTA

  7. cocabichinhos says:

    A PortoGaia, fundação criada em 1999 para construir e gerir o centro de estágios do Futebol Clube do Porto, é uma das fundações que o Governo quer extinguir. Teve uma das piores avaliações no censo efectuado pelo Governo. 84,4% das suas receitas provêm de dinheiros públicos. Edilidade refere que decisão cabe “aos órgãos competentes da autarquia e não ao Governo”.
    Notícias da época recordam que, só em terrenos, a Câmara de Gaia pagou 1,5 milhões de euros. A fundação PortoGaia foi constituída em Maio de 1999 e o centro de estágios inaugurado a 5 de Agosto de 2002, começando a ser utilizado pelos actuais campeões nacionais alguns dias depois, a 12 de Agosto.

    Em 2004, uma reportagem da revista “Visão” citava um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que, numa fiscalização à Câmara de Gaia, concluía que a autarquia pagou a totalidade dos custos do centro de treinos: 16 milhões de euros. O FC Porto teria assegurado o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e apenas paga uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio.
    ORA…..isto a dividir por tantos habitantes dá……uma ninharia.

  8. cocabichinhos says:

    O mais espantoso é que até à data parece que não aconteceu nada nem ninguém fala do assunto. E o inicialmente baptizado Centro de Estágios de Olival/Crestuma, propriedade da Câmara Municipal de Gaia, passou à má-fila para a posse do FC Porto, ao qual pertence hoje através de uma chamada Fundação Porto-Gaia, de que fazem parte a Câmara de Gaia e outros sócios, para disfarçar, mas é dominada (51%) pelo FC Porto, que nomeia o presidente (Pinto da Costa) e dois vogais, contra dois da Câmara. Não é por acaso, tal fundação ter a sede social, endereços postais e telefónicos no… Estádio do Dragão. E a propriedade foi-lhe dada através de uma habilidade legal, um direito de superfície por 50 anos outorgado pelo doutor Menezes em nome do município ao sr. Pinto da Costa, em nome do FC Porto. Entre vários atropelos cometidos com as obras do Centro, desapareceram uma via pública (a Travessa do Alto da Estrada, freguesia de Crestuma, que o dr. Menezes prometeu reconstruir alhures mas não cumpriu), uma fábrica de madeiras com 17 operários, cujos donos e trabalhadores andam pelos tribunais, por onde andam também donos de terrenos ilegalmente expropriados, etc. A questão da rua desaparecida sob as obras ainda há dias foi levantada na Câmara da Gaia, a da fábrica, os donos continuavam a rejeitar a ‘réplica’ que o doutor Menezes lhes oferecia noutro local, e os trabalhadores foram juntar-se a todos os sem-emprego que por aí andam. Enfim, um escândalo em qualquer parte, menos neste país de opereta…”

  9. antonio cristovao says:

    Já se sabe que a boa imprensa não é dada os bons mas sim aos “sortudos”. claro que quando estamos a falar de Gaia vem mais a proposito falar da má gestão do paranoico Menezes do que do simpatico mau gestor Costa. Quem se interessa pelo que conta pega nas tabelas e antes de votar olha para aquilo com olhos de ver e retira os filtros da fé (clubite)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.