Ortografia dentro das expectativas


expepectativHá tempos, descobri a mesma palavra escrita de duas maneiras diferentes no mesmo texto, cumprindo as instruções do AO90 e à vontade do freguês. Hoje, ao ler uma entrevista nessa instituição que é A Bola, acontece o mesmo à mesma palavra, com a vantagem de acontecer em poucas linhas. Acresce o facto de que essa mesma palavra, à luz do critério que norteia o AO90 e desnorteia a ortografia, deveria ter uma única grafia, como já tive oportunidade de notar.

A Bola é lida por milhares de leitores e, por ter adoptado o AO90, contribui para esta indefinição ortográfica, porque a aprendizagem da escrita é, também feita através de mecanismos quase inconscientes, passe o paradoxo.

Os erros de concepção do AO90, os disparates que decorrem da sua aplicação e os outros erros provocados pelas várias inseguranças criadas pelos dois primeiros factores destruíram o próprio conceito de ortografia, reduzido apenas a grafia, num caminho de retrocesso em direcção a textos (orto)graficamente caóticos.

Finalizemos, começando por um truísmo: há assuntos muito mais importantes do que a ortografia. Dito isto, a ortografia é uma coisa muito séria, com implicações na compreensão e na expressão de cidadãos que vivem numa sociedade em que a escrita é um instrumento fundamental. Quem defende o AO90 está, portanto, a brincar com a ortografia.

Comments

  1. Manuel Silva says:

    Caro António Fernando Nabais:
    Leu este texto de há dias no Público?
    Do Nuno Pacheco: uma maravilha.
    Leia que vale a pena (e os restantes visitantes e comentadores também).
    Aqui: https://www.dropbox.com/s/g9czfeqf27ofqne/Pir%C3%A2mides%2C%20futeb%C3%B3is%20e%20ortografia.docx?dl=0

  2. Na defesa das duplas grafias, Carlos Reis chegou a afirmar que ninguém iria escrever a mesma palavra de duas formas diferentes num mesmo texto, pois seria absurdo. O absurdo, afinal, confirma-se, era fatal como o destino.

  3. Paulo Marques says:

    Fora o facto da palavra estar mal escrita de qualquer maneira, faz sentido que possa ter duas grafias, o entrevistador pode pronunciar de uma maneira e o entrevistado doutra. Uma verdadeira inovação só possível com o AO90!!!!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s