A actualização da foto (alternativa) de capa de Carlos Abreu Amorim


Um destes dias, um leitor alertou-me para uma actualização facebookiana peculiar. O deputado Carlos Abreu Amorim tinha uma nova foto de capa mas a dita não era propriamente nova. Ou tampouco uma foto. Era um print screen de uma peça da RTP sobre a emigração pós-troika, de Outubro de 2012, e o jovem na imagem, escolhido pelo social-democrata para forrar o topo do seu perfil no Facebook, tinha acabado de escrever uma carta ao então presidente Cavaco Silva. Uma carta onde afirmava sentir-se expulso do país. Um país governando por Pedro Passos Coelho, que Abreu Amorim apoiou incondicionalmente. 

O que é que acontece? Acontece que, quem ali chega, e se depara com o facto, ainda que desfasado do tempo, tenderá a achar que se trata de algo actual. E não é que não se trate, ou não continuasse a haver quem tenha que abandonar este país. Mas esta imagem tem precisamente quatro anos e meio. E, como seria de esperar, foi tratada como sendo actual, sem que Carlos Abreu Amorim fizesse caso disso. Segue-se o espancamento da Geringonça, culpada de um acontecimento de Outubro de 2012, altura em que não existia e nada fazia crer que fosse existir, mas a assembleia é (quase) unânime:

Comentador 1: Mas…isso não era “noutros” tempos??

Comentador 2: Olha!!!…Mas isto não era só no tempo do Passos???

Comentador 3: Foi Passos Coelho que os enviou! Ou não estivéssemos no “reinado” da geringonça, criadora de emprego e crescimento! (Nota: por acaso até foi)

Comentador 4 :Onde anda o bloco de esquerda e o partido comunista? Não pergunto pelo partido socialista porque já estou habituado à sua hipocrisia.

Comentador 5: A sério ? Emigraram ? 24 recém-licenciados ? Verdade ? Não ouvi nada na C S ! Coitadinhos, o vândalo do Costa não apoia os valorosos jovens cientistas enfermeiros e não lhes garante emprego no nosso SNS ? Não se faz ! Deviam ter logo mais 24 vagas abertas para os meninos entrarem ! Sr, Ministro da Saúde , demita-se já ! Sr. Costa, demita-se !
SORTUDOS, vão embora todos contentes e usufruam da experiência maravilhosa que vão ter … Aproveitem o que é bom !

Comentador 6: É diferente. Agora “vão lá para fora trabalhar” porque querem, não é por falta de oportunidades no nosso país. Ministro dixit!
Sem de rir!…

Mas a minha intervenção favorita é a partilha do ex-deputado do CDS, Michael Seufert:

Tempo Novo: agora partem com um sorriso. Obrigado RTP.

E obrigado nós, senhor ex-deputado, por nos presentar com este divertido momento. Não deu tanto estrilho como a posta original, mas deu direito a uns cento e tal “gostos” numa publicação que ilustra um dos maiores falhanços do anterior governo. Chega a ser comovente.

E assim se cria uma pequena (24 comentários, 77 gostos e 67 partilhas não são nada de especial para uma figura pública da envergadura de Carlos Abreu Amorim) rebelião, com base numa espécie de facto alternativo, em que recorrendo a um truque (pouco) subtil, se associa um evento que teve lugar há quatro anos e meio a um governo que nem um ano e meio em funções tem. Merecedor de um forte aplauso.

Comments

  1. para a direita portuguesa, essas mentiras e factos alternativos são legítimos. são o seu modo de estar e trabalhar.

  2. Rui Naldinho says:

    Carlos Abreu Amorim podia ao menos dar-se ao trabalho ter sido “original”; sei lá, gravar um vídeo com um/a jovem emigrante daqueles vem a Fátima em peregrinação, ver o Papa, ou que vem passar a Páscoa com a família.
    Mas como não quis perder muito tempo com a tarefa, fez “copy past” da primeira gravação que apanhou. Isto demonstra bem a qualidade do artista…
    Eu a isto chamo um “básico”!

    • José Peralta says:

      Rui Naldinho

      Em minha opinião, não foi uma questão de “a besta gorda” não querer “perder tempo” !

      O que ele quis, foi tentar desacreditar a geringonça, bolsando sobre ela o vómito asqueroso da sua pulhice !

      Teve acesso à reportagem da RTP de Outubro de 2012, separou um fotograma e, INTENCIONALMENTE, (porque não acredito que tal “cavalheiro” não o fizesse deliberadamente ), e pensando que não seria desmascarado com um distanciamento de quatro anos e meio, deve ter pensado : “Ora ! A esta distância, quem é que vai “descobrir” a minha canalhice !

      A estupidez desta gajada crapulosa, abjecta, tem na Net, uma perigosa assassina !

  3. JgMenos says:

    Estão em falta os comentários que afirmem, com verdade, que que a situação é completamente diferente no paraíso geringonçoso.

    • joao lopes says:

      basta ler a matos ou o observador,é ai que esta o espetaculo da fé e da verdade absoluta,são os Donos da razão…que pena,nunca darem noticias verdadeiras sobre a aplicação do dinheiro da misericordia no capitalismo selvagem.

      • Ernesto says:

        Então caro João, não sabe que o observador diz sempre a verdade, como na biblia! Gostaria de partilhar o que descrevo como total desonestidade intelectual dessa gentalha, através deste artigo miserável do famoso pasquim:
        http://observador.pt/opiniao/mas-quem-haveria-de-pagar/
        É de bradar aos céus o que esta gente consegue dizer sem se rir!

        Saliento tb os comentários sobre o artigo em questão em especial um onde o “articulista” tem o desplante de dizer isto:

        “… primeiro não tenho uma coluna de opinião e imagino que a minha humilde contribuição não altera em nada a linha editorial do Observador que, penso eu, é tudo menos ideológica.”

    • Apesar de habitualmente discordar do que escreve, até lhe poderia consideração se lhe visse honestidade intelectual. Não é o caso, como se regista pelo tiro ao lado, sem uma palavra sobre o caso em apreço.

    • Há cada filho...da... says:

      vai à mérida…

    • José Peralta says:

      jgmenos

      Percebeste muito bem a autêntica vigarice intencional da besta gorda, carlos abreu amorim, ao publicar SÓ um fotograma de um vídeo da reportagem da RTP de Outubro de 2012, para que “parecesse” actual !

      Não se trata de a situação ser ou não “diferente” na actualidade ! O que se trata é da mentira de um canalha cobarde, pensando que a sua canalhice iria passar despercebida aos “crédulos” mentecaptos que o seguem no FB, e que a sua abjecção não era descoberta !

      E o que quiseste, com o teu comentário, foi justificar a “filhadaputice” mentirosa de um tipo completamente desprezível, que só mostra a indignidade de que é feita a tropa fandanga dos canídeos histéricos que, desesperados, ganem mentiras na A. R. !

      https://www.rtp.pt/noticias/pais/jovem-enfermeiro-emigra-e-dirige-carta-a-cavaco-silva-a-despedir-se-do-pais_v596299#

      E agora, vai ver ao FB do canalha, os mentecaptos que o seguem a babar-se com os comentários contra a geringoça :

      Aquela escória de atrasados mentais, é mesmo “à tua medida” …

  4. Pablo says:

    São uns escroques, filhos de goebels

  5. Carlos Abreu Amorim é um monte de trampa com uma gravata ao pescoço. Fede como uma fossa.

  6. Amilcar Dias says:

    Obviamente que a imagem é antiga.
    Os vossos merdia nunca morderiam a mao ao PS mesmo com a imigração a continuar, nunca se veria essa peça.
    Sois uns desonestos de merda

  7. Amilcar Dias says:

    Ja pararam para perguntar porque é que se emigração continua ele nao conseguiu arranjar um print de um canal de noticias mais recente?

    • Ernesto says:

      Já paraste para perguntar porque é que o observador não faz uma reportagem actual sobre o tema?Assim até ajudavam o badocha a ter um print recente!

      Já paraste para perguntar pq é que o badocha utilizou uma imagem do passado para fazer ver uma coisa do presente?

      • joão lopes says:

        olhe,o CMTV já falou sobre o despedimento colectivo no CM? Ou sobre a divida dos donos do dito? isto,já começa a parecer dois clubes chamados benfica/porto que tem uma enorme divida ao antigo BES e ninguem fala porquÊ?

    • Splash says:

      Pela mesma razão que não se consegue fotagrafar uma andorinha no inverno, simplesmente não existem no nosso país nessa época.

  8. Bela Bueri says:

    Que vergonha! Pura cobardia! !!!!Que triste gente existe no PSD! Aldrabões! !!!!

  9. Elvira Pereira says:

    Por estas e por outras me tornei cínica, ou seja, completamente cética. Carlos Abreu Amorim é deputado. Trump é Presidente. As pessoas votam em idiotas perigosos. A democracia começa e acaba no ato de votar. Todos sabem o que seguirá: incumprimento das promessas eleitorais, e ninguém “cobrará”.

Trackbacks

  1. […] esta história a propósito dos dois deputados, Carlos Abreu Amorim e Michael Seufert, que partilharam uma notícia de 2012 como se fosse de hoje. Uma manipulação que é uma facada na […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s