Provas de aferição 2017

Alguns alunos do ensino básico fizeram hoje as provas de aferição que, em boa hora, o Ministério da Educação colocou no lugar dos exames salazarentos da 4ª classe.

Os alunos do 5º ano fizeram a prova de História e Geografia de Portugal (prova + critérios de correcção).

Os do 8º fizeram uma prova com matéria de Ciências Naturais e Físico-Química (prova + critérios de correcção).

Na próxima segunda-feira, dia 12, os mesmos alunos irão realizar a prova de matemática e ciências naturais (5ºano) e de português (8ºano).

O fim dos exames trouxe mais tranquilidade às escolas que assim deixaram de ser apenas um centro de treino para esses dias e as provas de aferição serão instrumentos interessantes para recolher informação sobre as aprendizagens dos alunos. Poderiam ser feitas por amostragem o que tornaria tudo mais simples e será muito importante que a máquina do Ministério deixe de colocar areias (pedregulhos) aos políticos. Uma parte importante dos problemas que estão a acontecer são de natureza técnica e passam, por exemplo, pela forma absurda como está a ser calendarizada a recolha de provas para classificação.

Comments

  1. JgMenos says:

      O código atribuído a cada resposta não corresponde a uma pontuação

    Que ternura!
    A explicação das regras da 1ª liga de futebol é só parta adultos.

  2. Os exames da 4 classe era bons ou maus do ponto de vista pedagogico. Serem do tempo de salazar não pode servir para os qualificar.
    É estúpido fazer essa adjetivação.

Trackbacks

  1. […] isso, ó João Paulo!, em boa hora? Não me […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading