A ideologia do dinheiro


Quando chegava a casa do trabalho, ouvi Trump na rádio a dizer que se preparava para colocar um ponto final no acordo assinado entre Obama e Raúl Castro. Mais uma grande jogada do player do momento. Segundo Trump, não há acordos com países que não respeitam a democracia. Excepto se for com um país com muito dinheiro e petróleo. Nesses casos, esquece-se a democracia e não se fala mais nisso.

Por falar em Arábia Saudita, essa grande democracia que recentemente promoveu um embargo ao Qatar, em linha com aquilo que os EUA fizeram a Cuba, como andará a nova novela no Médio Oriente? Os sauditas, os vassalos dos sauditas, os amigos e os dependentes dos sauditas mantêm fechado o cerco ao emirado, poucos dias após uma multibilionária venda de armas ao regime do rei Salman por parte do regime norte-americano. Tal como Trump, sempre atento e incisivo, acusam o Qatar de financiar e promover o extremismo.

Tem sempre piada, ver Riade fazer acusações desta natureza, mesmo quando se referem a outros radicais, quando a Arábia Saudita é um dos maiores financiadores e promotores mundiais do extremismo. Do extremismo, da ignorância e da violência. Mais piada só mesmo Trump, que apoiou e não se ensaiou nada para colher os louros pela manobra, a vender 36 F-15 ao Qatar, poucos dias depois, pela módica quantia de 12 mil milhões de dólares. O extremismo é uma chatice mas a ideologia do dinheiro é sagrada e não há terrorismo que a abale.

Comments

  1. JgMenos says:

    O novo-riquismo, a doença infantil do capitalismo.

  2. A. Silva says:

    “não há acordos com países que não respeitam a democracia. Excepto se for com um país com muito dinheiro e petróleo.”,

    Não meu caro João Mendes, o que se trata é só mais um ataque da trumpa do império à liberdade e à verdadeira democracia que existe em Cuba.

    O resto é palha do mesmo discurso nauseabundo do capital.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s