A Regra do Jogo e a manipulação das visitas no Sitemeter

O meu querido Fernando Moreira de Sá publicou há dias, no Aventar, um «post» em que brincava com «A Regra do Jogo» e com os «links» em demasia que, na sua opinião, são feitos por aquele blogue.
Compreendo a sua posição e aceito-a. No entanto, conhecendo o Carlos Santos e sabendo que é uma excelente pessoa, não ficaria de bem comigo próprio se não escrevesse este «post». É verdade que o Carlos Santos faz muitos «links» e alguns deles, por vezes, de forma menos criteriosa. O resultado, talvez, do seu grande empenho no blogue que criou e da forma intensa como vive o fenómeno da blogosfera.
O Carlos Santos procura audiências? Acredito que sim. Mas e os outros, andam à procura de quê? Cada um utiliza as armas que tem à mão. Uns falam de futilidades, outros falam de coisas de mulheres em que não se percebe muito bem o que é ou não publicidade, outros põem mulheres nuas, outros especializam-se em downloads de tudo e mais alguma coisa, outros andam a substituir bandeiras de Portugal e por aí fora.
Não é o caso de A Regra do Jogo. É um blogue sério que fala de coisas sérias. E de uma coisa podemos ter a certeza: as suas visitas no Sitemeter correspondem exactamente ao número de pessoas que o visitam. «A Regra do Jogo» não manipula os dados do Sitemeter. Infelizmente, certos blogues que andam na parte superior da tabela, e que se especializaram em defender tudo o que o Governo diz e tudo o que o Governo faz, não podem dizer o mesmo.

Comments

  1. Fernando Moreira de Sá says:

    Não Ricardo, não concordo que se coloquem, por exemplo, palavras como FCP ou SLB e depois, quando se clica no link da respectiva palavra, esta nos remeta para notícias de economia e vice-versa. Ora, por muito que custe, isso não é sério e é, “blogosfericamente” falando, totalmente desonesto.

    Ora, é isso que o Carlos Santos (que nem conheço) e um outro no mesmo blog fazem.

    O 31 da Armada é um blog sério e inovador. Podemos não gostar do teor dos seus posts (por acaso até gosto) mas não se pode comparar com blogues que fazem truques nada sérios.

    Se outros blogs fazem batota com o site meter,não sei mas gostava de saber. Mas não ilibam o comportamento pouco ético do A Regra do Jogo – comportamento esse que vai dar para o torto pois já é comentado pelos sites atingidos e vai acabar por nos prejudicar a todos.

    Ando na blogosfera há muitos e muitos anos, sei que esse comportamento não é novo, já antes outros utilizaram truques, o problema é quando esses truques enganam os leitores. Manipular o contador é negativo? Certamente mas em nada “prejudica” o leitor mas diz bem da natureza de quem o faz. Já uma pessoa linkar numa notícia de economia e ir parar a uma notícia de futebol chama-se: FRAUDE.

    Por isso, não se compare o que não tem comparação. Nem se compare a Regra do Jogo com o 31 da Armada: seria comparar cagalhões de porco com marmelos.

    O que não é a mesma coisa…

  2. Luis Moreira says:

    Este das mulheres nuas eu não conhecia. Ai de quem linkar e me mandar para a condecoração do Santana…

  3. Fernando Moreira de Sá says:

    Ó Luís, só tu para me fazeres rir como um perdido. Em tua honra, vou passar a linkar o Gatas-qb em todos os meus posts. Nem que tenha de engolir as palavras sobre a batota feita pelo (sem)Regra do Jogo.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.