Boa música

O fadista Camané, na sua modéstia, típica dos portugueses, afirmou que ” è uma honra ser candidato [ao Óscar de Melhor Canção Original] ao lado de Lady Gaga e Elton John”.
Pois eu corrijo: devia ser, para os segundos, uma honra estarem ao lado de Camané. Em que é que a música de José Mário Branco e o poema de Manuela de Freitas (partindo das ideias de José Saramago sobre a vida e a morte) têm a menos que a música de Lady Gaga e Elton John? São, pelo contrário, muito superiores.
Espero que vença a profundidade, a contenção e a sensibilidade do nosso fado, eleito há pouco Património da Humanidade.
Espero que a Academia de Hollywood comece a ter bom gosto e a educar o grande público para apreciar a música de qualidade (e mais exigente) e, já agora, diferente!
Sei de um rio, por exemplo, a gente ouve e ouve e não cansa:

Comments

  1. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Ser cidadão de um país mais rico nuna significou em linha directa que seja o mais culto e /ou mais sensivel
    Portugal sempre teve a ver com música até “primordial” de que não vejo o termo mais correcto a usar quando a mulher canta sozinha não importa onde a música ligada ao campo e actividades d«sejam elas quais forem nem de longe é a que se pode “medir” nos famigerados Festivais da canção, em que nem foi a lingua que relegou a canção portuguesa para o último lugar, mas a incapacidade de perceber que portugal não tem “música portuguesa tipo” mas uma enorme variabilidade de musicar com ou sem palavras, além de vozes que não fazem tum tum tum e sabem cantar mesmo sem professores de canto porque é canto que vem da terra e da alma – porque há alma em portugal – que o diga Giacometti (??) e todos os que recolheram a música tradicional como também Lopes Graça e todos os outros que nem sei – em Portugal quem reza reza a cantar e além disse vamos lá perceber porque é que este PIG tem no mundo o 7º lugar dos paises do mundo que mais prémios internacionais das mais varidas circunstâncias têm embora eu nem perceba como é que há tantoprémio e premiado e se anda nesta roda viva de empobrecimento material – talvez seja até um país IMATERIAL

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.